fbpx Skip to content

Os benefícios do Tofu, como consumir e como ele é feito

benefícios do tofu

Se você não consome lácteos ou produtos de origem animal, ou simplesmente quer variar a alimentação, veja nesse post os principais benefícios do Tofu, como consumir e como ele é feito. 

 

O tofu nada mais é que o leite de soja coagulado, semelhante ao processo que origina os queijos tradicionais.

Versátil e nutritivo, a cada dia ganha mais espaço na culinária brasileira, podendo ser consumido no café da manhã, almoço, jantar ou lanches.

 

Origem do Tofu

Existem diversas teorias para a origem do tofu, mas sabe-se que surgiu na China, há cerca de 2.000 anos.

Uma lenda chinesa sugere que o tofu foi uma invenção do Príncipe Liu An, por volta de 179 a 122 a.C.

A evidência mais antiga, no entanto, data de 25 a 220 d.C.: a imagem de uma cozinha, em um mural chinês, que mostra a produção de um alimento como o tofu. Já uma referência escrita, apareceu também na China por volta de 1500 d.C., em um poema de Su Ping chamado “Ode ao Tofu”.

Outra teoria sugere que foi descoberto acidentalmente, quando uma mistura de grãos de soja fervidos foi combinada com um sal marinho contendo sais de cálcio e magnésio, fazendo com que essa mistura coagulasse e formasse uma espécie de “gel” semelhante ao tofu.

Na China, é muito consumido em um prato picante chamado Mabo Tofu (ou Mapo Tofu), em que se pode adicionar carne de porco ou carne bovina, cogumelo shitake, dentre outros ingredientes.

No Oriente, o tofu é parte de diversas receitas culinárias do Japão, Indonésia, Coreia, Vietnã, Singapura, Tailância e Filipinas. Já na culinária ocidental, é consumido geralmente como um substituto do queijo.

 

Como é feito

O processo de fabricação do tofu é bem simples, similar ao queijo tradicional e pode até ser feito em casa.

A formação do coágulo que dá origem ao tofu ocorre através da adição de qualquer agente coagulante no leite de soja – sulfato de cálcio, cloreto de magnésio (nigari), vinagre, limão. Mas dentre eles, o mais interessante é o sulfato de cálcio, por aumentar o teor de cálcio da preparação.

Através da adição do coagulante ao leite de soja aquecido, as proteínas da soja que têm afinidade pela água (hidrofílicas) são separadas das proteínas que não têm afinidade pela água (hidrofóbicas).

Assim, essas partes hidrofóbicas formarão micelas, que são a estrutura do coágulo. Uma vez pressionadas, as micelas se unem e formam um bloco macio como um queijo fresco, dando origem ao tofu.

 

Benefícios do Tofu e valor nutricional em 100g (~2 fatias):

  • Proteína – 7g: embora a proteína de soja esteja mais concentrada nos seus grãos, e não no leite da soja, o tofu ainda possui uma boa quantidade deste nutriente. E a soja é o único vegetal considerado uma fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, fornece praticamente todos os aminoácidos essenciais.

 

  • Gorduras – 4g: o tofu possui gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, benéficas ao controle do colesterol e à saúde cardiovascular.

 

  • Carboidratos – 2g: o tofu, além de possuir uma quantidade baixa de carboidratos, estes são de médio índice glicêmico, uma boa escolha para quem possui resistência à insulina ou diabetes. Além disso, ao contrário dos queijos, não contém lactose e por isso é uma ótima opção para pessoas intolerantes à lactose.

 

  • Cálcio – 80mg: o tofu feito com uma mistura de cloreto de magnésio (nigari) e sulfato de cálcio possui uma boa quantidade de cálcio. E mais ainda quando feito somente com sulfato de cálcio, podendo se aproximar da mesma quantidade presente no leite de vaca (123mg/100g) e, portanto, é uma opção perfeita para ajudar a atingir as necessidades deste mineral em pessoas que não consomem produtos lácteos.

 

  • Ferro – 1,43mg: o tofu possui praticamente a mesma quantidade de ferro que as carnes (~2g/100g). Mas quando se trata do ferro vegetal, deve estar combinado à ingestão de vitamina C para que seja melhor absorvido, e um suco de limão, por exemplo, ou uma fruta, pode ser perfeito para acompanhar uma refeição feita com tofu. O ferro possui como principal função prevenir a anemia.

 

  • Magnésio – 38,2mg: o tofu, principalmente quando feito com o cloreto de magnésio (nigari) possui uma boa quantidade deste mineral, que possui funções na contração muscular, ritmo cardíaco e impulsos nervosos, prevenindo a doença cardíaca isquêmica, pressão alta, diabetes, entre outras.

 

  • Fósforo – 129mg: o tofu possui uma boa quantidade se aproxima bastante da quantidade de fósforo dos alimentos de origem animal (~200mg/100g) e possui função no metabolismo dos nutrientes.

 

Como consumir Tofu

O tofu pode ser consumido cru, cozido, grelhado, defumado, refogado com temperos, em patês e em pastas. E de tão versátil, fica perfeito até em receitas doces, podendo compor qualquer refeição do dia.

E agora que você já sabe quais são os benefícios do tofu, veja algumas sugestões de receitas:

Receita de ricota vegana de tofu e Receita de tofu refogado com cúrcuma: para acompanhar um pãozinho no café da manhã.

Receita de feijoada de cogumelos e tofu: fica incrível com arroz, farofa e couve refogada para o almoço.

Receita de omelete de tofu com cogumelos e espinafre: para um jantar leve, acompanhe com uma salada crua.

Receita de espetinhos de tofu e legumes: para um churrasco vegano/vegetariano.

Receita de mousse de chocolate com tofu: quem disse que tofu não vai bem na sobremesa?

Receita de pudim de banana e tofu: para um lanche da tarde saudável e delicioso.

 

Conclusão

Gostou de saber quais são os benefícios do tofu? Aqui na Boomi você o encontra em vários sabores, inclusive em patê. Veja nossas opções:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho