fbpx Skip to content

8 dicas para alcançar o amor próprio

dicas para alcançar o amor próprio

Confira nesse post, 8 dicas para alcançar o amor-próprio.

Amor próprio significa sentimento de dignidade, estima e respeito que cada um tem por si mesmo. Mas pratica-lo pode ser um desafio para muitos de nós.

Seja para aproveitar plenamente bons momentos ou para vivenciar mais positivamente as decepções, dores, adversidades e incertezas da vida, precisamos estar minimamente de bem com nós mesmos.

Porque se existe algo que deve ser valorizado e sempre estar em nossa lista de prioridades, é o amor-próprio. Está pronto para ser o amor da sua vida?

 

Dicas para alcançar o amor próprio

Diferentemente do que muitos pensam, praticar o amor próprio não se trata de ser egocêntrico ou narcisista, mas de entrar em contato com nós mesmos, nosso bem-estar e nossa felicidade.

Nós praticamos o amor próprio para que possamos superar nossas crenças limitantes e viver uma vida que realmente resplandeça.

Portanto, faça um favor a si mesmo, respire fundo, dê-se um pequeno abraço e comece a praticar esses dicas para alcançar o amor-próprio:

 

  1. Pare de se comparar com os outros

Somos socializados para sermos competitivos, então nos comparar com os outros é natural, mas também pode ser perigoso. Não há por que se comparar a qualquer outra pessoa no planeta, porque há apenas 1 de você. Nós somos únicos.

Em vez disso, concentre-se em você mesmo e em sua jornada. Não há ninguém neste planeta como você, então você não pode se comparar de forma justa com outra pessoa. A única pessoa com quem você deve se comparar é consigo mesmo.

 

  1. Não se preocupe com a opinião alheia

Não se preocupe com o que a sociedade pensa ou espera de você. Você não pode fazer todos felizes, então isso é uma perda de tempo que só vai atrasar a sua jornada.

Você não precisa justificar os motivos pelos quais terminou seu relacionamento, ou por que mudou de profissão. Sem mais racionalização para coisas que não precisam.

As outras pessoas não precisam aprovar seus motivos para que sua decisão seja válida.

Lembre-se: quando se trata da nossa própria vida, a única regra que vale é aquela que criamos.

 

  1. Permita-se cometer erros

Ouvimos desde sempre a frase “ninguém é perfeito, todo mundo comete erros”. Mas parece que quanto mais velho a gente fica, mais pressão a gente sente para nunca falhar. Por isso, dê uma folga! Cometa erros para aprender e crescer com eles.

Você está constantemente mudando e crescendo de quem você era para quem você é hoje e quem você será um dia.

Esqueça aquela voz interior que diz que você precisa ser perfeito. Cometa erros, muitos deles! As lições que você vai ganhar não têm preço.

 

  1. Não tenha medo de se livrar de pessoas tóxicas

Não é rude ou errado afastar-se de situações ou da companhia de pessoas que estão te esgotando. Você sabe quem elas são – aquelas que drenam você fisicamente, emocionalmente ou mentalmente, que se aproveitam de você ou causam qualquer forma de estagnação.

Não priorize pessoas que te tratam como apenas mais uma opção. Não desperdice seu tempo com aqueles que querem tirar o seu brilho.

Quando você reconhece o valor que tem, não aceita nada menos do que aquilo que merece. Você já descobriu o seu valor?

 

  1. Diga “não” quando a resposta for “não”

Chega de tentar se moldar apenas para agradar as pessoas que não respeitam a sua opinião ou o que você quer.

Você se amará mais quando definir limites ou dizer não às atividades que te esgotam ou fazem dano, emocional e espiritualmente, ou que expressem mal quem você é.

Saber dizer não, não faz de você uma pessoa ruim, mas sim uma pessoa inteligente.

 

  1. Confie em si mesmo para tomar decisões

Muitas vezes duvidamos de nós mesmos e de nossa capacidade de fazer o que é certo, quando na maioria das vezes sabemos em nossos corações o que é melhor.

Lembre-se de que seus sentimentos são válidos. Você não está perdendo o contato com a realidade. Você se conhece melhor do que ninguém, então seja seu melhor defensor. Confie em si mesmo!

 

  1. Seja gentil

O mundo está cheio de palavras duras e críticas, não adicione as suas à mistura. Fale gentilmente consigo mesmo (e com os outros) e não se chame de coisas más.

Comemore suas vitórias, não importa quão grandes ou pequenas elas sejam.

Você chegou tão longe e cresceu muito! Dê tapinhas nas suas costas e tenha orgulho do que você conquistou.

 

  1. Pratique a gratidão todos os dias

Encontre algo pelo qual ser grato todos os dias. É inevitável que você tenha dias ruins, todos nós temos. Mas é especialmente importante nestes dias encontrar pelo menos uma coisa pela qual ser grato. Isso ajuda a mudar sua mente e energia em torno do que está acontecendo.

A gratidão é poderosa e transformadora.

 

Conclusão

Seja paciente, mas persistente. O amor próprio está sempre evoluindo. É algo que precisa ser praticado diariamente, mas pode levar uma vida inteira para dominar. Portanto, seja gentil e apoie-se nos momentos difíceis.

E se você chegou até o final desse texto, eu tenho um recado pra te dar:

Você é muito especial! Não há outra pessoa neste mundo como você! Você merece ser amado não apenas por aqueles ao seu redor, mas pela pessoa mais importante da sua vida – VOCÊ ❤

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho