Deu vontade de comer um docinho? Siga essas dicas para conseguir controlar a vontade de comer doces.
9 dicas para controlar a vontade de comer doces
- SE DISTRAIA: Muitas vezes essa vontade pode ser emocional ou momentânea, e com você se ocupando e pensando em outras coisas, faz com que você esqueça (quem sabe) de comer o doce.
- SE HIDRATE: Quando estamos tomando água além de ficarmos com a “boca ocupada”, fazemos com que nosso corpo se mantenha hidratado e sem a necessidade de comer um doce. Ou até mesmo para não confundir a fome com a sede.
- COMA ALIMENTOS COM TRIPTOFANO: O triptofano é uma substância que age na produção de serotonina (hormônio que é ativado também depois de comer um doce). Isso faz com que ajude a diminuir o estresse e a ansiedade, sem falar que controla a vontade do açúcar.
Quais alimentos possuem triptofano? Aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanhas. - ESCOVE OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES: Simplesmente depois de escovar os dentes, muitos não sentem à vontade de comer nada por ficarem com aquele gosto de pasta de dente na boca.
- EXERCITE-SE: A prática de exercícios estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina, que causa o mesmo efeito dos doces.
- NÃO O TENHA PERTO DE VOCÊ: Quanto menos doce você tiver em casa, menos a chance de você ir comer, certo? Então se você não sair para comprar, não vai ter em casa quando a vontade bater.
- NÃO FIQUE MUITAS HORAS SEM COMER: A fome muitas vezes pode nos levar a ter vontade de comer carboidratos e açúcar. Tente se alimentar de 3 em 3 horas, mas não necessariamente. Não coma sem fome, isso também é algo que nosso corpo pode estranhar.
- MODERE NOS CARBOIDRATOS: Eles fazem com que o corpo libere insulina no sangue, o que ativa a região do cérebro responsável pelo apetite. Aposte em carboidratos complexos (integrais, batata doce, oleaginosas…) Eles fazem com que sua saciedade seja maior e evitam que você sinta fome tão rápido.
- ESPERE PARA VER SE A VONTADE PASSA: Você sabia que nosso cérebro demora 18 minutos para saber que estamos satisfeitos? Pois é, às vezes podemos comer rápido (praticamente devorar a comida) e achar que ainda estamos com fome (ou que precisamos de um doce) quando a informação do alimento nem sequer foi processada.
———————————————————————–
Texto escrito por: Thaís Valenzuela – CRN 41606
Formada em Estética e Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Dermaticista pelo instituto Ibeco e em Nutrição Esportiva Funcional. Atua com tratamentos estéticos há 5 anos, que visam a redução de gordura localizada associada a alimentação e exercícios. Segue se especializando em cursos como jejum intermitente, emagrecimento, manutenção do peso e dietas low carb. Atualmente trabalha também com gestão em saúde empresarial, de modo a melhorar a alimentação e a saúde dos colaboradores através de ações nutricionais, palestras e atendimentos.
São Paulo – SP
Tel: 3045-4124