fbpx Skip to content

8 maneiras de ser mais sustentável no trabalho

maneiras de ser mais sustentável no trabalho

A sustentabilidade ambiental vem ganhando cada vez mais força ao longo dos anos, e hoje em dia, todo mundo está falando sobre como proteger o meio ambiente. Muitas vezes, é fácil fazer escolhas ecologicamente corretas dentro de casa, inclusive já escrevemos um texto com dicas para ter uma casa mais sustentável, mas e o local de trabalho? Pensando nisso, no texto de hoje eu vou te apresentar 8 maneiras simples de ser mais sustentável no trabalho, seja você empregado ou empregador.

A sustentabilidade faz sentido para os negócios. Criar uma cultura de sustentabilidade dá aos funcionários um motivo para se sentirem bem com seu trabalho e “se gabar” para amigos e familiares sobre as coisas boas que a empresa está fazendo. Isso, por sua vez, apoia os esforços de recrutamento – as pessoas querem trabalhar para uma empresa ambientalmente responsável.

Além disso, a sustentabilidade também anda de mãos dadas com a redução de custos. Ser mais eficiente, usar menos e reduzir o desperdício desnecessário pode ajudar a empresa a obter economias de custo significativas.

E, finalmente, ela também é boa para o desenvolvimento e retenção de negócios, especialmente porque mais empresas exigem comprovação de sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos.

 

8 maneiras de ser mais sustentável no trabalho

À medida que o mundo finalmente começa a entender, um número crescente de empresas está tomando medidas inspiradoras para eliminar sua pegada ambiental e se transformar em negócios ecologicamente conscientes.

Existem muitas maneiras ecológicas que você também pode introduzir em seu local de trabalho e transformá-lo em um ambiente mais sustentável. De espaços com plantas a compostagem e eliminação de papel, esta lista de dicas lhe dará algumas ideias sobre como tornar seu escritório mais sustentável.

 

  1. Diminua o uso de descartáveis

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo com 11,3 milhões de toneladas de plástico por ano.

Ao remover produtos descartáveis ​​do local de trabalho e incentivar a equipe a investir em alternativas reutilizáveis, isso irá reduzir não apenas o número de resíduos plásticos descartados no meio ambiente, mas também irá gerar economia de dinheiro no orçamento.

 

  1. Crie um programa de reciclagem

Eliminar o lixo do escritório é bastante desafiador – e é por isso que também é necessário ter um esquema de reciclagem eficaz. Comece avaliando o que geralmente é jogado fora e o que pode ser reciclado e aloque diferentes lixeiras para diferentes materiais. Você pode começar com papel, plástico e metal antes de passar para outras coisas, como cartuchos de tinta e eletrônicos.

O problema da reciclagem é que é crucial que você descarte apenas aquilo que é reciclável. Portanto, entre em contato com o serviço de reciclagem do seu bairro ou cidade para descobrir o que eles podem ou não reciclar. Rotular claramente cada lixeira e o conteúdo que pode ser colocado nela também tornará seu programa de reciclagem de escritório mais eficaz.

 

  1. Torne-se digital

Uma das maiores vantagens de viver em um mundo digital é que podemos desviar uma grande quantidade de papel, mantendo documentos e produtos digitalizados.

Ao optar por manter documentos como resumos, atas de reuniões e relatórios digitalizados, você pode reduzir significativamente o uso de papel. Essa mudança não apenas irá reduzir os custos operacionais, mas também tornará as informações mais acessíveis para a equipe, ao mesmo tempo em que mantém dados importantes seguros em seu servidor, em vez de em um arquivo.

Enquanto isso, o papel usado no escritório pode ser facilmente reciclado. Além disso, optar pela impressão frente e verso reduzirá o uso de papel pela metade.

 

  1. Incentive o deslocamento ecológico

Olhando para além dos engarrafamentos, da raiva nas estradas e do estresse que a condução para o trabalho pode causar, também contribui significativamente para as emissões de carbono na atmosfera.

Caminhar e ir de bicicleta para o trabalho, por outro lado, são opções muito mais saudáveis ​​em todos os aspectos. Pegar carona com os colegas de trabalho também pode ser uma opção viável e pode reduzir pela metade a pegada de carbono. Além disso, é uma forma de tornar a viagem diária de ida e volta para o trabalho um pouco menos monótona.

 

  1. Invista em plantas

Ter plantas no escritório traz inúmeros benefícios. Além de embelezar o lugar, elas aumentam o bem-estar e a produtividade dos funcionários e melhoram a qualidade e a temperatura do ar. Essa é outra maneira simples de deixar o local de trabalho mais sustentável.

Consideradas umidificadores naturais, as plantas são capazes de absorver a água do solo e devolvê-la ao ambiente pela transpiração das folhas. Este processo natural favorece o conforto térmico, afinal, aumenta a umidade do ar.

Todas as plantas são capazes de melhorar a umidade do ar, em maior ou menor grau. O destaque fica para aquelas com muitas folhas ou folhagens maiores, como as espécies:

  • Lírio-da-paz
  • Clorofito
  • Jiboia
  • Dinheiro-em-penca
  • Abacaxi-roxo
  • Areca-bambu
  • Zamioculca
  • Filodendros

 

  1. Faça segundas-feiras sem carne

Pesquisas mostram que manter a carne fora do cardápio apenas uma vez por semana pode ajudar bastante quando se trata do meio ambiente. Na verdade, uma família de quatro pessoas sem comer carne uma vez por semana tem o mesmo impacto ambiental que remover 16 milhões de carros das ruas.

Se o seu escritório tiver um refeitório ou oferecer refeições servidas, você pode se juntar ao movimento das segundas-feiras sem carne e oferecer opções à base de plantas para os funcionários.

Incentivar a equipe a participar de segundas-feiras sem carne (ou qualquer outro dia da semana) pode criar um esforço de equipe para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

  1. Reduza o desperdício de alimentos

Estima-se que quase um terço dos alimentos do mundo seja desperdiçado todos os anos.

No escritório, você pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos reaproveitando as sobras que podem ir para a compostagem ou até ser utilizada para ração animal.

Em primeiro lugar, você precisa configurar um sistema de descarte adequado que separe o desperdício de alimentos do lixo geral. Você pode optar por enviar resíduos para compostagem comercial ou tentar a compostagem no local. Isso exigirá um pouco mais de comprometimento de sua parte, mas pode ser uma ótima iniciativa para o seu local de trabalho!

 

  1. Seja energeticamente eficiente

Usar alternativas energeticamente eficientes é uma ótima maneira de ser mais sustentável no local de trabalho.

Começando com as lâmpadas LED, você escolheria uma opção muito mais durável, ecologicamente correta e econômica para o escritório. Na verdade, os LEDs podem durar até 25 vezes mais, usando apenas uma fração da energia que as lâmpadas incandescentes convencionais fazem.

Ter temporizadores de luz instalados no escritório também pode ajudar a economizar energia, especialmente em áreas comuns, como salas de descanso e banheiros.

 

Conclusão

Embora a implementação de iniciativas sustentáveis ​​no trabalho seja crucial, envolver a equipe com esses objetivos pode ser uma história totalmente diferente. Sem a devida conscientização e engajamento positivo, é muito provável que seus objetivos fracassem.

É por isso que receber treinamento adequado sobre sustentabilidade e iniciativas ambientais é igualmente importante. Incentivar o desenvolvimento profissional e a educação da equipe sobre essas questões não apenas ajudará você a tornar a sustentabilidade no trabalho um sucesso, mas também poderá dar a todos uma ideia de como eles podem integrar essas práticas em suas vidas diárias.

Todos podem causar um impacto positivo com suas ações e, quando uma empresa busca ativamente maneiras práticas para ser mais sustentável, isso pode transformar o local de trabalho para melhor. O caminho pode ser desafiador no início, mas suas iniciativas ecológicas podem deixar a equipe ainda mais inspirada e engajada, se não também um pouco mais consciente de seu impacto ambiental.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho