Raiz crocante e picante, a melhor forma de consumir rabanete geralmente é crua, em diversas receitas. Mas além de ser um ingrediente versátil na cozinha, são vários os benefícios do rabanete para a saúde.
Com alto teor de nutrientes e compostos antioxidantes, o consumo regular de rabanete pode trazer diversos benefícios para o organismo, desde a melhoria da digestão até a prevenção de doenças crônicas.
Valor nutricional e benefícios do rabanete para a saúde
100g de rabanete cru, o equivalente a 5 colheres de sopa cheias, fornecem:
- 14 calorias
- 1,2g de carboidratos
- 1,13g de proteína
- 0,08g de gorduras
- 1,81g de fibras (6% da Ingestão Diária Recomendada – IDR)
- 326mg de potássio (11% da IDR)
- 0,06mg de vitamina B1 (5% da IDR)
- 9,59mg de vitamina C (15% da IDR)
Além disso, o rabanete é rico em compostos bioativos com função antioxidante, como flavonoides, antocianinas e glicosinolatos.
Assim, os benefícios do rabanete para a saúde incluem:
- Garante a integridade do sistema imune
Alguns dos compostos bioativos presentes no rabanete, como a vitamina C, as antocianinas, os flavonoides e os glicosinolatos tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam a proteger o organismo contra o estresse oxidativo e o dano celular.
A vitamina C, em particular, é um nutriente importante para o sistema imunológico, pois ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos, células que ajudam a combater infecções e doenças.
Já os glicosinolatos ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer. Além disso, as fibras solúveis presentes no rabanete são importantes para a saúde da microbiota intestinal, o que está diretamente relacionado à saúde do sistema imunológico.
- Regula a microbiota intestinal
O rabanete é um vegetal fonte de fibras solúveis prebióticas, que são tipos de fibras não digeríveis que passam pelo sistema digestivo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, promovendo o seu crescimento e multiplicação.
- Combate a constipação intestinal
As fibras solúveis presentes no rabanete formam uma espécie de gel, aumentando o volume do bolo alimentar, o que, aliado ao consumo adequado de água (0,035 a 0,050L por quilo de peso corporal), ajuda a combater a constipação intestinal.
- Controla o colesterol
As fibras solúveis presentes no rabanete formam um gel viscoso no trato gastrointestinal, que ajuda a reduzir a absorção de colesterol pelo organismo. O rabanete também contém uma série de nutrientes e compostos benéficos para a saúde, como vitaminas do complexo B e C, e antioxidantes, que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL (conhecido como “mau” colesterol), reduzindo assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, o rabanete pode ser considerado um dos melhores alimentos para o controle do colesterol.
- Controla a glicemia
O rabanete é fonte de fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção de açúcares no sangue, o que pode ajudar a evitar picos de glicemia após as refeições.
- Regula a pressão arterial
O rabanete é rico em potássio, mineral que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, além de contrabalançar os efeitos negativos do sódio na pressão arterial, ajudando a manter o equilíbrio eletrolítico no corpo.
- Fornece energia e disposição
O rabanete contém carboidratos de boa qualidade e vitaminas do complexo B e C que atuam na respiração celular, ou seja, no metabolismo de carboidratos, fornecendo mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.
- Controla o apetite
Mais um dos benefícios do rabanete para a saúde, é o controle do apetite, devido à sua alta quantidade de fibras, responsáveis por garantir saciedade por um longo período.
Qual a melhor forma de comer rabanete?
As raízes dessa hortaliça podem ser consumidas de muitas maneiras, no entanto, pela sua textura crocante, a melhor forma de comer rabanete é crua e cortada em rodelas, criando diversos tipos de saladas refrescantes, como você pode ver neste post com 6 dicas para montar saladas completas e deliciosas.
No entanto, outras receitas com rabanete igualmente deliciosas, incluem:
- Rabanete assado com molho de mostarda
- Rabanete assado ao mel e molho shoyu
- Chips de rabanete
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.