Conhecida por ser uma fruta prática, nutritiva e versátil, a tangerina (Citrus reticulata) é uma fruta cítrica da família Rutacea, a qual também pertencem o limão, a laranja e a toranja. É excelente fonte de vitamina C, onde um dos benefícios da tangerina para a saúde mais conhecidos é seu papel no fortalecimento do sistema imunológico.
É cultivada há milênios no sudeste asiático, mais especificamente no sul da China. Chegou na Europa em meados de 1805 e alguns anos mais tarde trazida para o Brasil pelos europeus, onde se tornou um dos maiores produtores da fruta do mundo.
Variedades da tangerina
A colheita é feita no inverno, no geral entre os meses de abril e setembro. Existe uma grande diversidade de tangerinas, entre elas:
- Ponkan: é o tipo de tangerina mais comum no Brasil. Se destaca por ser grande, pesada, ter a casca mais grossa, cor laranja-amarelada, fácil de descascar e com polpa suculenta e bem doce, sendo ótima para ser consumida in natura ou em suco.
- Montenegrina (mimosa): com cor alaranjada bem forte e tamanho menor, possui sabor mais acentuado, sendo ideal para o preparo de geleias, doces e compotas.
- Mexerica (bergamota): se diferencia pelo seu tamanho menor, casca fina e sabor mais ácido. Possui aroma forte devido ao óleo essencial presente em sua casca. É muito utilizada para produzir cosméticos.
- Murcote (morgote): um híbrido da tangerina e da laranja, é nutritiva, suculenta e saborosa. Possui mais sementes e sabor bem doce, sendo indicada para fazer sucos, porém costuma ser a mais difícil de descascar.
8 benefícios da tangerina para a saúde
Uma das principais características da tangerina é ser rica em ácido ascórbico, responsável pela absorção de ferro e ação antioxidante, que trazem diversos benefícios para a saúde.
- Estimula o funcionamento do intestino: frutas cítricas, como a tangerina, possuem grandes quantidades de fibras, que desempenham papel essencial para o bom funcionamento do intestino, já que contribuem para a formação do bolo fecal, estimulando a movimentação intestinal e a eliminação das fezes.
- Previne o envelhecimento precoce da pele: a ação antioxidante da vitamina C ajuda na proteção das células da pele contra os danos. A vitamina também aumenta a produção de colágeno, proteína que promove firmeza e elasticidade, deixando a pele com aparência mais suave e previne o aparecimento de rugas.
- Ajudam a eliminar toxinas: assim como a maioria das frutas cítricas, a tangerina é rica em antioxidantes e substâncias que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo e, consequentemente, no combate a retenção de líquidos.
- Aumenta a saciedade: o consumo de alimentos ricos em fibras atrasa o esvaziamento gástrico e promove a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, ao mastigar por mais tempo a fruta, ocorre o aumento da salivação, que também ajuda na diminuição da vontade de comer.
- Melhora a absorção de outros nutrientes: a vitamina C também é responsável por otimizar a absorção do ferro. Desta maneira, é interessante consumir folhas de cor verde escura, que são ricas em ferro, com a fruta in natura ou como suco na mesma refeição.
- Ajuda a diminuir a incidência de doenças graves: os antioxidantes presentes na tangerina possuem capacidade de agir com os radicais livres que desencadeiam enfermidades como câncer, doenças cardiovasculares, inflamações e disfunções cerebrais, restringindo os efeitos maléficos ao organismo.
- Melhora o desempenho da atividade física: rica em água e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, a fruta auxilia na reposição de líquidos e eletrólitos perdidos durante a transpiração após a prática de atividades físicas.
- Ajuda na prevenção da diabetes: uma pesquisa realizada pela Western University (Universidade do Oeste de Ontário) comprovou que a fruta contribui para prevenir diabetes graças à presença de flavonoides.
Precauções
Gostou de conhecer os principais benefícios da tangerina para a saúde?
Ela é uma fruta pouco calórica, rica em água, fibras, minerais, vitamina C e super prática, sendo uma boa opção de lanche saudável, porém como qualquer alimento, não podemos exagerar.
A fruta possui açúcar natural, a frutose, que consumida em quantidades adequadas, não causam problemas à saúde, porém nos grupos de em que há a necessidade do controle da glicemia, como pessoas com diabetes e diabetes gestacional, o consumo em excesso pode causar certos problemas à saúde.
Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.