Rica em água, fibras, flavonoides, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, ferro e zinco, os benefícios da alcachofra para a saúde são vários: alivia a má digestão, protege o fígado, previne anemias, controla o colesterol, a glicemia, a pressão arterial e o apetite.
Comumente consumida como alimento, as folhas, o caule e a raiz da alcachofra (Cynara cardunculus) também podem ser aproveitados na produção de chás e extratos com propriedades terapêuticas.
Valor nutricional e benefícios da alcachofra para a saúde
Apenas 100g de alcachofra, o equivalente a 1 unidade, cozida, contém:
- 51 calorias
- 6,23g de carboidratos
- 2,88g de proteína
- 0,34g de gorduras
- 5,68g de fibras (20% da ingestão diária recomendada – IDR)
- 0,61g de ferro (4% da IDR)
- 72,8mg de fósforo (10% da IDR)
- 285mg de potássio (10% da IDR)
- 0,60mg de zinco (5% da IDR)
- 0,05mg de vitamina B1 (4% da IDR)
- 0,09mg de vitamina B2 (7% da IDR)
- 1,11mg de vitamina B3 (8% da IDR)
- 7,38mg de vitamina C (10% da IDR)
- 88,7mcg folato ou vitamina B9 (22% da IDR)
Fonte de flavonoides antioxidantes e enzimas proteolíticas, os benefícios da alcachofra para a saúde, incluem:
- Alívio a má digestão
A alcachofra contém cinarase, uma enzima proteolítica que auxilia na quebra de proteínas, que auxilia a digestão. Geralmente consumida na forma de chá para este fim, ao consumi-lo, é possível notar uma diminuição nas contrações da musculatura do intestino, aliviando as cólicas e a má digestão.
- Controla o colesterol
As fibras têm inúmeros papéis no organismo, dentre eles, o controle do colesterol. Ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, essas bactérias liberam ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) envolvidos no metabolismo do colesterol, controlando os seus níveis no sangue.
- Auxilia o sistema imune
A alcachofra é rica em flavonoides, zinco, vitamina C e fibras, um combo para auxiliar a imunidade, por atuarem protegendo as células de todos os tecidos, com atividade antiinflamatória e anticarcinogênica.
- Controla a glicemia
Fonte de fibras solúveis que retardam a absorção dos carboidratos, e com carboidratos de baixo índice glicêmico, mais um dos benefícios da alcachofra para a saúde é o controle da glicemia.
- Controla o apetite
Mais um dos benefícios da alcachofra para a saúde atribuído às fibras é o controle do apetite. As fibras retardam o esvaziamento gástrico, saciando por um longo período.
- Boa opção de vegetal para gestantes e lactantes
A alcachofra contém grandes quantidades de folato (vitamina B9), essencial para formação do sistema nervoso do bebê, que auxilia no fechamento do tubo neural, uma estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.
- Previne anemias
Rico em folato e em ferro, o consumo de alcachofra previne dois tipos de anemias causadas pelas deficiências destes nutrientes, a anemia perniciosa e a anemia ferropriva.
- Regula a pressão arterial
A alcachofra é um alimento fonte de potássio e baixo em sódio, e contribuir com nutrientes e flavonoides que auxiliam a baixar a pressão arterial, sendo uma ótima opção de alimento para hipertensos.
Como consumir alcachofra
A alcachofra (Cynara cardunculus subsp. Scolymus), é uma planta da família Asteraceae, conhecida por conter uma enorme variedade de compostos com alto potencial bioativo, sendo consideradas as principais fontes de substâncias antioxidantes com propriedades terapêuticas.
Com até um metro de altura, a alcachofra é originária da região sul do mar Mediterrâneo, mais provavelmente do Magrebe, na África.
O nome “alcachofra” provém do árabe al-kharshûf (que significa “planta espinhuda”).
No Brasil, mais de 90% do cultivo de alcachofra é produzido nos municípios paulistas de Piedade e São Roque, cuja sazonalidade é nos meses de setembro e outubro.
Agora que você já sabe os benefícios da alcachofra para a saúde e um pouco sobre a origem da planta, deve estar se perguntando: como consumir alcachofra?
A alcachofra pode ser consumida de diversas formas: cozida, assada, em sucos, chás, em calda, mas a forma mais comumente consumida é cozida, servida com azeite e sal.
Outra forma diferente de como consumir alcachofra que você encontra aqui no banco de receitas da Boomi é a receita de alcachofra recheada com queijo e brócolis, que fica incrível.
A base dos botões é conhecida como “coração”, geralmente encontrada em conserva, podendo compor diferentes pratos.
Aqui na Boomi você também encontra:
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.