O brasileiro parece não ter um bom relacionamento cultivado com o hábito de dormir. Constantemente vemos a divulgação de pesquisas constatando a sua má qualidade do sono. Por isso, separamos para você 7 dicas sobre como dormir mais rápido que podem te ajudar a acabar com as reviradas na cama.
A importância do sono
O sono tem funções vitais dentro do nosso organismo: síntese de proteínas, hormônios, tecidos, conexões neurais e muitas outras. Inclusive, você sabia que a saúde do nosso sono reflete e desempenha um papel fundamental dentro dos nossos processos de emagrecimento?
Quando você dorme pouco, por exemplo, há uma diminuição da percepção de saciedade e uma má regulação dos hormônios responsáveis pela regulação do seu metabolismo. Consequentemente, de forma bem provável, poderá haver um aumento de peso.
Nesse sentido, é por isso que quando não dormimos bem ou não estamos com o nosso sono em dia, não trabalhamos, estudamos ou prestamos atenção tão bem, pois não demos o tempo necessário para que o nosso corpo pudesse fazer os reparos necessários. Nesse sentido, é muito importante ter um arcabouço de dicas sobre como melhorar a qualidade do sono e também sobre como dormir mais rápido.
Apesar dos dados pouco animadores existentes sobre um hábito tão importante como o sono, a questão da higiene do sono tem estado em alta no mundo da saúde e bem-estar. A higiene do sono é conceituada por uma mudança de hábitos não saudáveis que nos impedem de ter uma noite de sono tranquila e reparadora. Mas afinal, feito o rastreamento de dicas sobre como dormir melhor — como também conseguimos aplicar outras técnicas sobre como dormir mais rápido?
7 dicas sobre como dormir mais rápido
1. Não beba álcool antes de dormir: Apesar de muitas pesquisas apontarem que beber uma taça de vinho, ou um pequeno copo de cerveja ou uísque podem ajudar a ter um sono mais sedativo, conforme esse álcool é metabolizado, o sono pode acabar se tornando mais superficial e fazer com que a pessoa desperte com maior facilidade.
2. Exercite-se, mas com um espaço de pelo menos quatro horas antes de dormir: Já sabemos que fazer exercícios dispensa comentários a respeito de seus benefícios para a saúde como um todo — inclusive para o sono. Com isso, é muito importante que façamos adaptações no horário dessa prática, para que não exista um súbito aumento da adrenalina e agitação nos horários que antecedem o sono.
3. Acorde todos os dias no mesmo horário: O nosso cérebro é excelente em fazer o processamento e análise de hábitos. Quanto mais criamos padrões que ajudem ele a tomar decisões, menos energia gastamos durante a tomada de decisões. O mesmo vale para o sono — quando alteramos estes padrões, o nosso ciclo circadiano acaba ficando confuso e por consequência, não rendemos tanto.
4. Diminua as luzes antes de dormir: Os estímulos visuais que processamos antes de dormir têm um impacto direto na qualidade do nosso sono. Por isso, é muito importante sinalizar ao cérebro, através da diminuição das luzes, que o tempo de dormir está chegando — o que contribui para um aumento na produção de melatonina.
5. Faça algo agradável e prazeroso antes de dormir: Os momentos que antecedem o sono são sagrados. Por isso, devemos dar preferência para consumir conteúdos mais leves e que também não requeiram tantos esforços intelectuais, por exemplo. A leitura de um livro não técnico ou conversar com as pessoas que moram com você sobre como foi o dia delas são práticas mais do que bem-vindas.
6. Invista em colchões e travesseiros confortáveis: Assim como gostamos de investir em nossas ferramentas de trabalho comprando equipamentos modernos, atualizados e com novas especificações, devemos ter o mesmo cuidado de atualização com os nossos instrumentos de reparo para esse trabalho. Por isso, invista em itens que garantam uma noite de sono confortável e um sono reparador. É um investimento que trará retornos rápidos e garantidos.
7. Faça o uso de óleos essenciais: você sabia que a aromaterapia tem diversos benefícios e também flexibilidades no seu uso? Os óleos de lavanda e também bergamota figuram nas principais posições de uso e também benefícios para uma melhor qualidade de sono.
Dicas para dormir são apenas complementos de bons hábitos
Não se esqueça que todas essas dicas sobre como dormir mais rápido são complementares a outros hábitos saudáveis que já devem ser praticados no dia a dia — como uma alimentação saudável, exercícios físicos e nenhum tipo de trabalho exaustivo anterior ao sono.
Também é muito importante que a aplicação desses hábitos seja algo dentro do seu próprio cotidiano, pois é muito comum quando ficamos empolgados com o assunto, seguirmos à risca todas as etapas e não fazer um mapeamento dessa continuidade. Portanto, faça implementações graduais e que com certeza terão utilidade por um longo período. Não se esqueça que somente através do sono é por onde conseguimos verdadeiramente nos recuperar — fisicamente e mentalmente.
Não se esqueça também de procurar um profissional da saúde médica especialista no sono, caso note eventuais sintomas relacionados à insônia ou diferentes distúrbios do sono.
Espero que essas dicas sobre como dormir mais rápido te ajudem a ter melhores noites de sono.
Pedro Fonseca – Comunicação da Boomi.