fbpx Skip to content

7 benefícios das ameixas para a saúde

benefícios das ameixas para a saúde

Quem não conhece um dos mais famosos benefícios das ameixas para a saúde?

As ameixas são famosas por aliviar a constipação intestinal, em especial, a ameixa seca ou o seu suco.

De fato, é o que mostra a ciência: as ameixas são uma excelente fonte de compostos bioativos estimuladores da motilidade intestinal, e fibras que melhoram o trânsito intestinal.

Mas as ameixas contêm também potássio, vitaminas A, C, E e do complexo B, que oferecem vários outros benefícios das ameixas para a saúde, como a redução do risco de câncer colorretal e de hemorroidas, de osteoporose, controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, do apetite, e muito mais.

 

7 benefícios das ameixas para a saúde

Existem várias espécies de ameixas, sendo as mais comuns, a ameixa europeia (Prunus domestica) e a ameixa japonesa (Prunus salicina). Ambas espécies são da família das Rosaceas, a mesma de outras frutas como pêssego, pêra, maçã, nêspera e cereja.

As ameixas secas são feitas da espécie Prunus domestica, pois têm características ideais para o processo de secagem. Por essa razão, encontrá-las na sua forma in natura é algo bem raro, ao menos no Brasil. In natura, essa espécie de ameixa tem formato oval e coloração roxa bem escura.

Já as ameixas japonesas são as mais encontradas na versão in natura, como as que você pode encontrar aqui na Boomi, por exemplo. São redondas, a casca tem coloração vermelha, e a polpa pode ser vermelha ou amarela.

As propriedades laxativas das ameixas se devem ao fato de serem frutas ricas em fibras solúveis e insolúveis, em sorbitol (um tipo de açúcar parcialmente digerível) e ácidos clorogênicos que estimulam a motilidade intestinal.

A ameixa seca tem um único diferencial: além de todos esses compostos, contém grande quantidade de ácido di-hidroxifinil isatina, um potente estimulador da motilidade intestinal.

Por isso, a ameixa seca é um dos alimentos mais recomendados para combater a constipação intestinal, como você pode ver no post “14 alimentos que ajudam na constipação intestinal”.

Em relação aos nutrientes, são comuns à todas as espécies de ameixas: vitaminas A, C, E e do complexo B, o potássio, flavonoides e carotenoides, são os nutrientes e compostos bioativos de destaque.

Por isso, muito além do combate à prisão de ventre, são vários os benefícios das ameixas para a saúde:

 

  1. Alívio da prisão de ventre e saúde intestinal

Um dos benefícios das ameixas para a saúde mais conhecidos, pode ser explicado por diversos motivos:

  • As fibras solúveis e insolúveis auxiliam na formação do bolo fecal e no trânsito intestinal, respectivamente, atuando em conjunto.
  • O sorbitol é um tipo de açúcar parcialmente digerível, por isso parte da molécula chega até o intestino grosso, de onde é capaz de puxar água das paredes intestinais por osmose, provocando o efeito laxativo.
  • Os ácidos clorogênicos e di-hidroxifinil isatina atuam estimulando a motilidade da musculatura intestinal, sendo o segundo, mais potente.

 

A ameixa seca pode ser a mais recomendada nos casos de constipação intestinal, tanto por ser rica em ácido di-hidroxifinil isatina, quanto por estar na forma seca, concentrando mais esses compostos. Uma porção média de ameixas secas (30g, o equivalente a 2 unidades) é o suficiente para aliviar a constipação, associada a uma dieta equilibrada.

Mas se você prefere ameixa fresca, também é válido utilizá-la. A porção é a mesma: 2 unidades.

Para além do alívio da constipação intestinal, as fibras e os compostos bioativos presentes nas ameixas têm papel positivo para regular a microbiota intestinal, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias desejáveis no intestino (sobre isso, não deixe de ver o post “O que é a microbiota intestinal? Veja a importância e como cuidar”.

 

  1. Combate a osteoporose e osteopenia

Vários estudos demonstraram que consumir uma média de cinco ameixas secas (~50g) diariamente pode estimular células que atuam na manutenção da massa óssea aumentando a sua densidade, combatendo, assim, a osteopenia e a osteoporose. Importante ressaltar que as ameixas atuam apenas como coadjuvante. É preciso que a ingestão de cálcio esteja adequada, através do consumo de lácteos ou de cálcio de origem vegetal, aliado à prática regular de exercícios físicos.

 

  1. Regula a pressão arterial

As ameixas, como todas as frutas, são fontes de potássio, mineral importante no controle da pressão arterial.

 

  1. Controla a glicemia

As ameixas são fonte de fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção dos carboidratos, tornando-os menos biodisponíveis e, assim, controlando a glicemia. As ameixas também são fonte de antioxidantes que atuam aumentando a sensibilidade à insulina, essencial para manter a glicemia controlada.

 

  1. Controla o colesterol

As fibras têm inúmeros papéis no organismo, dentre eles, o controle do colesterol. Ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, essas bactérias liberam ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs) envolvidos no metabolismo do colesterol, controlando os seus níveis no sangue.

 

  1. Previne o envelhecimento precoce e doenças crônicas

As ameixas têm alta capacidade antioxidante, pois são fonte de flavonoides e carotenoides, compostos que protegem as células dos danos causados por radicais livres.

Pesquisas sugerem que o excesso de radicais livres pode contribuir para o envelhecimento precoce, maior risco de doenças cardiovasculares e desenvolvimento de certos tipos de câncer.

 

  1. Fortalece a imunidade

Os antioxidantes e as fibras presentes em grande quantidade nas ameixas, atuam tanto na microbiota intestinal (componente importante do sistema imune), quanto nas células de defesa. Dessa forma, a imunidade tende a ser mais resistente para combater infecções e o aparecimento de doenças crônicas.

 

Como consumir

Ameixas japonesas geralmente são consumidas in natura. São muito saborosas, tem casca lisa e sabor doce. Mas também podem ser consumidas no suco, na salada de frutas, em compotas e geleias.

As ameixas secas podem ser consumidas pura, no suco, no iogurte com cereais, no preparo de geleias e caldas, além de ser um ótimo adoçante natural para bolos, por exemplo.

Não deixe de conferir o nosso Caderno de Receitas onde você encontra as receitas:

  • Purêzinho de ameixa
  • Bolo de banana com ameixa
  • Manjar de coco com calda de ameixa
  • E muito mais!

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho