fbpx Skip to content

7 benefícios da meditação para a sua saúde física e mental

benefícios da meditação para a sua saúde física e mental

Ao se sentir sobrecarregado pela ansiedade ou pelo estresse, pode ser difícil se concentrar em uma tarefa. Embora o estresse e a ansiedade sejam respostas normais – e biologicamente necessárias em certas situações – experimentá-los regularmente pode representar um risco para sua saúde. A meditação, porém, pode ajudar. Continue lendo esse post para saber mais sobre o que é meditação e quais benefícios para a saúde física e mental a prática regular pode proporcionar.

 

O que é meditação e atenção plena?

A meditação tem uma história que remonta a milhares de anos, e muitas técnicas meditativas começaram nas tradições orientais.

O termo “meditação” refere-se a uma variedade de práticas que se concentram na integração da mente e do corpo e são usadas para acalmar a mente e melhorar o bem-estar geral. Alguns tipos de meditação envolvem a manutenção do foco mental em uma sensação específica, como a respiração, um som, uma imagem visual ou um mantra, que é uma palavra ou frase repetida.

Outras formas de meditação incluem a prática da atenção plena, que envolve manter a atenção ou a consciência no momento presente sem fazer julgamentos.

A meditação pode trazer muitos benefícios para a saúde, do físico ao mental e emocional. Se você deseja melhorar seu foco, reduzir o estresse e ansiedade, ou melhorar a qualidade do seu sono, experimente incorporar a prática regular em sua rotina.

 

7 benefícios da meditação para a saúde física e mental

 

  1. Redução do estresse

Talvez a razão mais comum pela qual as pessoas praticam meditação seja diminuir o nível de estresse. Existem amplos estudos mostrando que a prática regular de meditação pode aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida. O estresse, seja causado por razões físicas ou mentais, se não for gerenciado, pode ser fisicamente prejudicial, pois está associado à liberação de muitas substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Estes podem levar a pressão alta, ansiedade, insônia, depressão, perda de concentração e fadiga. No entanto, pesquisas mostram que alguns dos benefícios da meditação incluem alívio do estresse e melhora dos sintomas de outros distúrbios relacionados ao estresse.

 

  1. Controle de ansiedade

Como sabemos, ansiedade e estresse não são a mesma coisa. A meditação permite lidar e reagir positivamente à ansiedade, seja ela provocada ou não por estressores específicos. Mas para experimentar os benefícios do alívio da ansiedade, é preciso praticar meditação regularmente.

A prática regular da meditação pode ajudar a combater os efeitos da ansiedade diminuindo a velocidade dos pensamentos e regulando a respiração, o que acalma o sistema nervoso.

Se você precisa de mais dicas sobre o assunto, confira nesse post do nosso blog 12 maneiras simples de aliviar o estresse e a ansiedade.

 

  1. Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício da meditação para a saúde é que ela foi considerada um tratamento comportamental eficaz para várias condições associadas a um sistema imunológico enfraquecido. Foi demonstrado que a meditação consistente reduz a resposta do corpo ao estresse, resultando em menos inflamação e diminuição do risco de condições como dor crônica, fadiga e doenças cardíacas.

 

  1. Melhora o foco e a concentração

A meditação mindfulness ajuda você a se concentrar no presente, o que pode melhorar sua concentração em outras tarefas da vida diária.

Um estudo de 2011 da Harvard Medical School examinou os efeitos da meditação da atenção plena no cérebro e encontrou uma conexão entre a atenção plena e o processamento de novas informações.

Os pesquisadores examinaram o cérebro de 17 pessoas antes e depois de participarem de um programa de meditação de oito semanas. As varreduras cerebrais mostraram um aumento na massa cinzenta nas partes do cérebro responsáveis ​​pelo aprendizado, memória e regulação emocional.

Quer aprender a praticar mindfulness? Confira o nosso post ‘’O que é mindfulness e como praticar’’ e veja algumas dicas simples de exercícios para praticar em casa.

 

  1. Aumenta a autoconsciência

A meditação é uma das melhores maneiras de melhorar a autoconsciência, já que ela nos ajuda a desenvolver uma melhor compreensão de nós mesmo.

A prática da meditação aumenta a autoconsciência criando o hábito de focar no presente, permitindo que você perceba seus pensamentos à medida que eles surgem. Além de ajudar a desenvolver a autoconsciência, ela também melhora o controle dos impulsos e o relacionamento de uma pessoa não só consigo mesma, mas também com os outros, aumentando a capacidade de examinar os próprios pensamentos e sentimentos sem julgamento, o que acaba melhorando também a autoestima.

 

  1. Regula o humor

Quando praticada ao longo do tempo, outro benefícios que a meditação traz para a saúde mental é a capacidade de mudar a forma como você reage emocionalmente às situações. Elementos de meditação, que geralmente incluem atenção plena e respiração controlada, podem levar a reações menos impulsivas. Isso significa que, em vez de reagir a partir de um estado emocional elevado, como raiva ou pânico, as pessoas que praticam meditação regular podem desenvolver a capacidade de regular seu humor com mais sucesso.

 

  1. Melhora a higiene do sono

Outro benefício para a saúde da meditação regular é que ela melhora a higiene do sono. Se você luta com o sono, a meditação pode te ajudar a atingir um sono profundo mais rapidamente e a permanecer dormindo por mais tempo. Além disso, o sono é tranquilo e sem pensamentos fugitivos.

A meditação é conhecida por relaxar o corpo, aliviar a tensão nos músculos e induzir um estado de paz, fatores necessários para um sono de boa qualidade.

 

Conclusão

Embora não haja dúvida de que você sentirá os benefícios da meditação após apenas uma sessão, para experimentar uma integração dos benefícios na vida diária, a prática regular é necessária.

E se você quer usufruir de tantos benefícios, mas não sabe como praticar, você pode conferir o nosso texto com 13 dicas para iniciantes para começar a meditar.

Quanto mais ocupados ficamos, mais importante se torna a meditação. Tente fazer uma meditação matinal antes que o caos do dia comece. Leva apenas alguns minutinhos e, uma vez que você a torne parte integrante da sua rotina diária, a meditação se tornará a melhor parte do seu dia!

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho