fbpx Skip to content

Benefícios do abacaxi para a saúde

benefícios do abacaxi

Os benefícios do abacaxi para a saúde são muitos, afinal, é uma fruta rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, dentre eles, a bromelina, responsável pelas suas propriedades digestivas. 

O abacaxi (Ananas comosus) é um símbolo das regiões tropicais e subtropicais, muito apreciado em todo o mundo, tanto in natura quanto no preparo de inúmeras receitas, doces e salgadas.  

Por causa disso e por ter uma “coroa”, o abacaxi recebeu o título de “Rei dos Frutos Coloniais”.  

11 benefícios do abacaxi para a saúde 

Para entender quais são os benefícios do abacaxi para a saúde, vamos ao seu valor nutricional.  

100g de abacaxi, que equivale a 1 fatia de tamanho médio a grande, contém: tabela nutrientes

Interpretando a tabela, o abacaxi se destaca pelo seu baixo valor energético, já que é uma fruta rica em água. Contém fibras solúveis e insolúveis, vitaminas B1 e C, potássio, e é um alimento que praticamente não contém gorduras. 

Mas o que mais se destaca no abacaxi é a bromelina, considerada uma enzima digestiva natural, pela sua capacidade em auxiliar a digestão de proteínas. 

A sua rica composição nutricional, oferece os diversos benefícios do abacaxi para a saúde, tais como: 

  1. Auxilia a digestão: a bromelina é um composto com ação proteolítica, ou seja, tem a capacidade de quebrar as moléculas de proteínas, favorecendo e acelerando a digestão pesada e/ou quem tem problemas digestivos. 
  2. Efeito expectorante: pela capacidade em quebrar proteínas, a bromelina parece auxiliar na dissolução de muco, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, aliviando tosses e demais infecções do aparelho respiratório. 
  3. Controla a glicemia: as fibras solúveis retardam a absorção dos carboidratos, contribuindo para o controle da glicemia. E os antioxidantes também podem ajudar, já que alguns estudos os associam a um risco 30% menor de desenvolver resistência à insulina e diabetes tipo 2, além de auxiliar o tratamento dessas doenças. 
  4. Regula a microbiota intestinal: as fibras, por não serem digeridas pelo organismo, são fermentadas por bactérias desejáveis no intestino, o que regula a microbiota intestinal. A microbiota tem um papel importantíssimo para o organismo e hoje é considerada um órgão do corpo humano, pelo seu papel na imunidade, no controle do colesterol e até na saúde mental, como diversos estudos recentes têm mostrado. 
  5. Regula o trânsito intestinal: as fibras insolúveis do abacaxi, encontradas em maior parte na sua casca, também comestível, passam intactas pelo trato gastrointestinal, por isso são conhecidas por melhorar o trânsito intestinal. Enquanto as fibras solúveis ajudam a formar o bolo fecal. Juntas, e com a devida ingestão de água (0,35 a 0,50ml/kg de peso por dia), combatem a constipação intestinal. Além das fibras, a bromelina também regula o trânsito intestinal, por auxiliar na digestão completa dos alimentos. 
  6. Controla o colesterol e dislipidemias: as fibras dificultam a absorção das gorduras e da glicose, auxiliando no controle do colesterol e dos triglicerídeos. 
  7. Previne e auxilia o tratamento de doenças cardiovasculares: a bromelina age como um anticoagulante natural, auxiliando a remoção de placas nas artérias, por isso pode prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, tromboses e varizes. 
  8. Mantém o bom funcionamento do sistema imune: além da ação anti-inflamatória da bromelina, as fibras, os demais antioxidantes, e a vitamina C têm papel fundamental para o bom funcionamento do sistema imune, garantindo a saúde das células de defesa e dos tecidos. Além disso, as fibras, fermentadas pelas bactérias também auxiliam, ao se multiplicarem na fermentação, protegendo o organismo de bactérias patogênicas. 
  9. Melhora a saúde da pele: pelo mesmo mecanismo com que os compostos antioxidantes garantem a saúde das células e dos tecidos, melhoram a aparência e saúde da pele, que também é um órgão. Basta começar a comer mais frutas e a aparência da pele fica outra. 
  10. Regula a pressão arterial: o abacaxi é um alimento fonte de potássio e baixo em sódio, por isso ajuda a regular a pressão arterial.
  11. Previne e auxilia o tratamento da artrite reumatoide: a ação anti-inflamatória da bromelina ajuda a reduzir a inflamação articular na artrite reumatoide e outras patologias semelhantes, como osteoartrite, dor ciática, bursite, tendinite e esclerodermia.

Sazonalidade 

O Brasil é considerado um dos principais centros de diversidade genética do abacaxi, que conta com aproximadamente 150 espécies, mas as duas principais são:

  • Abacaxi Havaí ou Cayenne: As folhas da coroa têm as bordas lisas, o fruto é mais arredondado e pode apresentar sabor mais ácido, mas ainda assim é extremamente saboroso para consumir in natura. Quando maduro, é fácil identificar, pois sua casca fica amarelada. 
  • Abacaxi Pérola: O abacaxi pérola tem as bordas das folhas da coroa serrilhadas, e o formato do fruto é mais alongado. Seu sabor é bem adocicado e praticamente sem acidez. Diferente do abacaxi Havaí, o abacaxi Pérola é sempre verde, mesmo quando está maduro, então para identificar, basta apertar levemente a fruta, se estiver macia, é porque está madura. 

O Pará lidera o ranking nacional de produção do abacaxi com 426.780 milhões de frutas ao ano, à frente da Paraíba (segundo lugar) e de Minas Gerais (terceiro lugar). 

Típico de regiões tropicais e subtropicais, o abacaxizeiro produz melhor em locais com temperaturas mais altas, onde há chuvas constantes no ano ou sistema de irrigação. 

A colheita do abacaxi é intensificada entre os meses de agosto e dezembro, entretanto, com o sistema de irrigação, pode ser facilmente produzido durante o ano inteiro.


Como consumir

O céu é o limite para incluir abacaxi na alimentação, já que pode fazer parte do café da manhã, do lanche da tarde e até do almoço ou jantar. 

Alguns exemplos de como pode ser consumido são: in natura, em sucos e smoothies, na água saborizada, na salada de folhas, no pré-preparo de carnes para amaciar (pela sua acidez e pela ação da bromelina) e/ou no preparo final de carnes, entre outras. 

Até mesmo a casca do abacaxi pode ser consumida e conta com os mesmos nutrientes e benefícios da polpa, com a diferença de que é mais rica em fibras insolúveis. 

No nosso Caderno de Receitas você encontra várias receitas com abacaxi e com a casca do abacaxi para caprichar nos seus cardápios. Não deixe de conferir e fazer para experimenta, e ainda aproveitar todos os benefícios do abacaxi para a saúde. 

O abacaxi, além de in natura, também pode ser encontrado na forma liofilizada, como um snack saudável, que conserva a fruta e mantém suas propriedades nutricionais, como você pode encontrar aqui na Boomi, sendo uma ótima opção de lanche para transportar. 

1

Ver carrinho