fbpx Skip to content

5 mitos e verdades sobre o leite de vaca

mitos e verdades sobre o leite de vaca

O leite sempre foi considerado um alimento essencial para uma alimentação equilibrada, em todas as fases da vida. Mas de uns tempos para cá, a discussão em torno do consumo de leite de vaca tem ganhado relevância, sendo permeada por uma série de informações muitas vezes contraditórias. Nesse contexto, explorar os mitos e verdades sobre o leite de vaca torna-se essencial para esclarecer dúvidas, desmistificar concepções equivocadas e fornecer uma compreensão mais embasada sobre esse alimento fundamental em diversas dietas.

Ao analisar criticamente as informações disponíveis, é possível desvendar os mitos que circundam o leite de vaca e destacar as verdades que fundamentam suas contribuições nutricionais.

 

5 mitos e verdades sobre o leite de vaca

Nos últimos anos, tem-se observado uma queda no consumo de leite de vaca na população. Entre os fatores que podem contribuir para essa tendência, destaca-se uma preocupação específica: a propagação de alguns mitos em torno do leite. Essas informações influenciam negativamente a percepção em relação a esse alimento tão nutritivo, que desempenha um papel significativo na nutrição e alimentação da população.

Por isso, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) divulgaram um novo consenso esclarecendo os mais diversos mitos e verdades sobre o leite de vaca.

 

  1. Considerando o famoso argumento “somos os únicos mamíferos que bebem leite após o desmame”, é verdade que o leite de vaca é impróprio para o consumo humano?

Mito. Segundo o consenso, “o leite de vaca não apenas é próprio para o consumo humano, que adquiriu esse hábito devido sua capacidade evolutiva e adaptativa, como também se configura em fonte relevante de proteínas, vitaminas e, especialmente, como o principal alimento fonte de cálcio”. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas se o consumo de leite é essencial, mas como qualquer outro alimento o leite não é insubstituível, embora seja um alimento muito nutritivo e com ótimo custo benefício.

 

  1. O leite de vaca traz diversos benefícios à saúde em diferentes fases da vida.

Verdade. Os benefícios do leite de vaca e derivados na alimentação são diversos, em todas as fases da vida e incluem: auxílio para correto crescimento e estrutura óssea na infância e adolescência, diminuição do risco de osteopenia e osteoporose, redução no risco de doenças crônicas (diabetes, obesidade), cardiovasculares, hipertensão e auxílio na prevenção de quadros de sarcopenia na senescência.

A inclusão do leite na dieta é fundamental em todas as etapas da vida. Diversas diretrizes alimentares nacionais e internacionais enfatizam a importância de leite e laticínios, recomendando a inclusão desses alimentos na rotina alimentar sempre que não houver contraindicações. Profissionais de saúde são incentivados a promover essa inclusão para garantir uma nutrição adequada.

 

  1. O leite de vaca é inflamatório.

Mito. Não há respaldo científico que comprove a natureza “inflamatória” do leite e de seus derivados. Diversos estudos sugerem que a ingestão de produtos lácteos pode, na verdade, reduzir os biomarcadores inflamatórios em adultos. Embora algumas pessoas associam o leite à inflamação por conter lactose ou certa quantidade de gordura saturada, o que os estudos mostram, na verdade, são diversos benefícios para saúde, como:

  • Menor risco para doenças cardiovasculares.
  • Menor risco para resistência à insulina e diabetes tipo 2.
  • Melhora da composição corporal
  • Prevenção de osteoporose e fraturas ósseas.
  • Menor risco para desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.
  • Ação antiinflamatória, principalmente em pessoas com sobrepeso ou obesas.
  • Menor risco para cânceres de mama, bexiga, de estômago e colorretal.

Portanto, a relação entre o consumo de leite e processos inflamatórios é observada apenas em indivíduos diagnosticados com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Nesses casos, a exclusão completa de qualquer quantidade de leite, derivados e produtos que contenham leite na composição é recomendada.

 

  1. O consumo do leite de vaca está associado a maior risco de desenvolvimento de intolerância à lactose e pessoas diagnosticadas com essa condição devem excluir totalmente o leite da sua alimentação diária.

Mito. O consumo do leite de vaca não está associado a maior risco de desenvolvimento de intolerância à lactose. Segundo o consenso da ABRAN, “o que existe é uma relação inversa: quanto maior o consumo de leite menor o risco de desenvolvimento de intolerância à lactose. A exclusão do leite por autopercepção de intolerância que na maioria das vezes não é confirmada por diagnóstico clínico se constitui, sem dúvida, em prejuízo nutricional. Além disso, mesmo para pacientes diagnosticados com intolerância, geralmente 12g de lactose é tolerado sem sintomas.”

 

  1. O consumo do leite de vaca UHT é seguro.

Verdade. O leite UHT (ultra high temperature) passa por um processo altamente seguro e validado pela ANVISA. O tratamento térmico seguido de resfriamento e o envase em embalagens estéreis garantem uma validade mais longa em relação aos leites pasteurizados. Por isso, não há a necessidade de refrigeração antes do alimento ser aberto, além de manter a qualidade sensorial e nutricional do leite e sua segurança microbiológica.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho