Você sabia que existem alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide e alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide? Por isso, o post de hoje é sobre os melhores e piores alimentos para a artrite reumatoide.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta principalmente as articulações, embora possa afetar outros órgãos e sistemas do corpo, como os nervos, o coração, os olhos e os pulmões.
Se não tratada, a artrite reumatoide pode ser prejudicial às articulações e levar à incapacidade física.
A causa da doença ainda não é completamente compreendida, mas alguns estudos sugerem que certos alimentos podem ajudar a melhorar ou piorar os sintomas da artrite reumatoide.
Possíveis causas incluem a predisposição genética, o tabagismo, o estresse emocional, um padrão alimentar e uma microbiota intestinal não saudável, ou infecção viral pelos vírus Epstein–Barr e Citomegalovírus.
Os sintomas incluem dor, rigidez e inchaço nas articulações, fadiga, febre baixa e perda de apetite.
A artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população mundial, incluindo o Brasil, com predomínio em mulheres entre 30 a 50 anos de idade.
11 melhores e piores alimentos para a artrite reumatoide
O tratamento da artrite reumatoide pode incluir medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, bem como terapia física e mudanças no estilo de vida para amenizar os sintomas e prevenir danos nas articulações.
No entanto, os bons hábitos de estilo de vida, o que inclui uma alimentação saudável e equilibrada, deve ser a base para o tratamento.
Diversos estudos sugerem que certos alimentos podem ajudar a melhorar ou piorar os sintomas da artrite reumatoide.
Por isso, listamos quais são os melhores e piores alimentos para a artrite reumatoide.
Assim, os alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide, incluem:
- Azeite de oliva
O azeite de oliva contém diversos compostos antiinflamatórios, como o tirosol, hidroxitirosol, oleuropeína, ácido caféico e ácido cumárico, que podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez nas articulações.
- Peixes ricos em ômega-3
Peixes como salmão, sardinha e atum são exemplos de alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide. Esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega-3, como o EPA e o DHA, com propriedades antiinflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez nas articulações.
Saiba mais sobre o ômega-3 no post “Os benefícios do ômega 3 e quando é preciso suplementar“.
- Chia e linhaça
A chia e a linhaça são as principais fontes de ômega 3 de origem vegetal, principalmente quando consumidas na forma óleo ou de farinha (sementes moídas), por oferecer maior biodisponibilidade do nutriente.
Embora as sementes inteiras de linhaça ou de chia contenham ômega 3 em sua composição, quando não são moídas, o nutriente fica preso dentro da estrutura fibrosa da semente, a qual não é possível triturar na mastigação ou digerir por completo.
Por isso, as sementes de linhaça ou de chia devem ser moídas no momento do consumo, já que a biodisponibilidade do ômega 3 pode ser afetada pela luz e pelo calor.
Caso queira deixá-las moídas para consumir posteriormente, uma dica é armazená-las em um recipiente escuro, na geladeira, por no máximo 15 dias.
- Nozes
As nozes são ricas em ômega-3 e antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor nas articulações.
- Frutas, legumes e vegetais
Frutas, legumes e verduras em geral, são ricos em antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Alguns exemplos desses alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide incluem acerola, laranja, limão, kiwi, maracujá, morangos, mirtilos, uvas, espinafre, pimentão, alface, rúcula, acelga, brócolis, couves, entre outros.
Além disso, os vegetais, em especial as frutas, são fonte de vitamina C que, além de auxiliar na síntese de colágeno, aliviando a dor nas articulações, também é um potente antioxidante que auxilia a reduzir a inflamação.
- Chá verde
O chá verde contém compostos antioxidantes chamados polifenóis, que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e aliviar os sintomas da artrite reumatoide.
Assim como existem alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide, há também alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide por aumentarem a inflamação no corpo, tais como:
- Carnes vermelhas e processadas
Carnes vermelhas com muita gordura e carnes processadas podem conter muita gordura saturada ou aditivos químicos que podem aumentar a inflamação no corpo.
Exemplos de alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide deste grupo incluem salsichas, linguiças, mortadela, picanha, costela, entre outros.
Estudos sugerem que a redução do consumo de carnes vermelhas, em especial, carnes gordas e/ou processadas, podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide.
- Produtos lácteos
Alguns produtos lácteos, como leite e queijo, também são exemplos de alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide. Esses alimentos podem conter proteínas que podem desencadear uma reação inflamatória em algumas pessoas com artrite reumatoide. A eliminação ou redução do consumo de produtos lácteos pode ajudar a aliviar os sintomas.
- Alimentos fritos e processados
Alimentos fritos e processados geralmente contêm altos níveis de gordura saturada, sódio e aditivos químicos que podem aumentar a inflamação no corpo.
- Alimentos ricos em açúcar
Alimentos ricos em açúcar, como doces e refrigerantes, são alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide. Esses alimentos podem aumentar a inflamação no corpo e piorar os sintomas da artrite reumatoide. É recomendável limitar o consumo desses alimentos e optar por opções mais saudáveis, como frutas frescas.
- Álcool
O consumo excessivo de álcool pode aumentar a inflamação no corpo e piorar os sintomas da artrite reumatoide. É recomendável evitar o consumo excessivo de álcool ou reduzi-lo para ajudar a aliviar os sintomas.
A Organização Mundial de Saúde considera um consumo máximo de 21 unidades de álcool para homens e de 14 unidades de álcool para mulheres, por semana, como uma medida saudável, para pessoas saudáveis.
Os valores de referência para cada unidade de álcool são:
Acesse o “Cálculo de doses de álcool” onde é possível utilizar a calculadora automática, conforme o tipo de bebida e a medida ou volume utilizado.
No caso de pessoas que têm artrite reumatoide não há doses seguras de álcool estabelecidas. Por isso, é importante consultar um médico ou nutricionista para adequar conforme a individualidade.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.