fbpx Skip to content

Vamos quebrar os tabus da introdução alimentar?

introdução alimentar

Muitos pais, enquanto ainda esperam a chegada do bebê, idealizam uma alimentação perfeita para o pequeno, sem açúcar, rica em vegetais e hortaliças, e sonham com o momento de alimentar um bebê sorridente e receptivo. Só que nem sempre é assim quando, a partir dos 6 meses de idade, finalmente chega a hora de introduzir novos alimentos. Por isso, nesse texto eu quero quebrar os tabus da introdução alimentar. 

 

Os tabus da introdução alimentar

É comum que as crianças recusem ou enjoam rapidamente de alguns alimentos, ignorem a refeição e até fiquem mal-humoradas quando precisam parar de brincar para comer.

Seja paciente! Este processo é novo para ela, assim como para toda a família.

Mesmo quando acontecer a recusa, não precisa sentir-se angustiada, pois isso é perfeitamente normal nesse início. E jamais fique insistindo ou forçando-a a comer, pois isso poderá deixá-la ainda mais irritada e incomodada.

A criança precisa fazer um “link” positivo com o momento da refeição.

Não se esqueça de que a criança está em processo de aprendizado! É tudo novo para ela: texturas, sabores e forma de comer – afinal a mastigação está sendo estimulada pela primeira vez nesta fase.

Priorize desde cedo alimentos frescos e naturais, explore as texturas de cada opção, inove nas receitas… Isso com certeza ajudará a criança a ter momentos mais prazerosos ao comer.

O acompanhamento nutricional especializado pode tornar o processo de introdução alimentar mais fácil, agradável e tranquilo para você e para o seu pequeno. Pense nessa opção!

————————————————–

Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858

Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.

Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.

Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Carol Albuquerque.


1

Ver carrinho