O nosso hábito de sono é fundamental para a nossa saúde. É essencial permitir que a nossa mente e corpo descansem e se recuperem à noite. Mas você sabe o que acontece enquanto dormimos?
Acompanhe o que o organismo está fazendo enquanto você dorme.
O que acontece enquanto dormimos?
Liberação de hormônio: na infância, cerca de 90% do hormônio de crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal tem mais chances de terem problemas no seu desenvolvimento físico.
Imunidade: Durante o descanso, o corpo libera interleucinas, substâncias que ajudam o organismo a se defender de invasores, como vírus e bactérias.
Apetite em equilíbrio: é durante o sono que o organismo libera maior quantidade de leptina, o hormônio que controla a sensação de saciedade e mantém as pessoas longe dos eventuais ataques à geladeira durante a madrugada
Eliminação do estresse: uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado em situações de estresse e contribui para aquele mal humor depois de uma noite em claro.
Memória: o sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica.
Reposição de hormônio: o hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua acontecendo durante o sono. Nos adultos, ele evita flacidez muscular e garante vigor físico.
Envelhecimento precoce e tumores: enquanto uma pessoa dorme, o organismo se livra com mais facilidade dos radicais livres, moléculas que podem causar envelhecimento precoce e tumores.
Fixação de informações: estudos indicam que a fase do sono REM é responsável pela fixação de informações incomuns e estressantes, enquanto o sono não REM (fase 1 a 4) se encarrega das informações de conteúdo emocionalmente neutro.
Enquanto você dorme…
O cérebro:
- Processa informações estímulos e memórias
- Classifica informações e elimina os resíduos
- Passa por processos essenciais para o aprendizado e a memória
O corpo:
- Rejuvenesce as células do corpo
- Descansa e se recupera relaxando os músculos
A privação do sono tem sido associada a uma série de riscos para a saúde. Especialistas sugerem que os adultos durmam entre sete e oito horas todas as noite para “funcionar” de forma adequada; no entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas podem funcionar bem após apenas seis horas por noite, enquanto outros adultos precisam de 10 horas de sono para o desempenho máximo do cérebro e do corpo.
Gostou de saber o que acontece enquanto dormimos?
Se você precisa de ajuda para dormir, além da higiene do sono, recomendo um chá quentinho antes que pode ser de camomila, melissa, passiflora, mulungu ou erva cidreira.
————————————————–
Texto escrito por: Tatyana Dall Agnol – CRN 11581
- Nutricionista esportiva especialista em nutrição e metabolismo pela Escola Paulista de Medicina;
- Pós-graduada em nutrição para o fitness e alto Rendimento;
- Pós-graduada em fisioterapia;
- Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Católica de Brasília;
- Proprietária da BeNutry Consultoria Nutricional;
- Nutricionista do setor de ginecologia do esporte;
- Doutorando em Ciências da Saúde pela UNIFESP.
Rua Bento de Andrade, 103
Ibirapuera, São Paulo – SP
11 99148-9516
[email protected]