Essa receita de peru assado com vinho e alho poró é o prato clássico da ceia de natal. Na verdade, está não é apenas uma receita, mas uma técnica: graças a um pano de prato umedecido com vinho e manteiga usados para proteger o peito, o peru fica ainda mais suculento. Você precisa conferir!
1 ½ xícaras de chá de vinho branco ou vinagre de maçã;
2 limões em suco;
1 alho poró.
Modo de preparo
Para manter a textura, o certo é descongelar a ave de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque a ave ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.
Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado – ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru, depois descartado.
Retire a ave (descongelado) da geladeira e separe os miúdos (você pode reservar na geladeira para outra receita). Como não encontramos mais no mercado ave inteira sem tempero pronto, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque a ave numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez – isso serve para tirar o excesso de tempero da ave.
Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo.
Com o pano de prato, seque bem a ave e transfira para a assadeira. Coloque o pano na panela com o vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas da ave com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele da ave. Corte o limão ao meio e coloque as metades na cavidade, deixando uma para tampá-la.
Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 3 horas – a cada 30 minutos, retire a ave do forno e pincele com o vinho e a manteiga.
Quando a ave estiver assada, retire a assadeira do forno e, com uma pinça, retire e descarte o pano. Se quiser, decore com alho poró, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.
Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.