fbpx Skip to content

Qual a diferença entre o óleo de coco e o TCM?

Qual a diferença entre o óleo de coco e o TCM?

A diferença entre o óleo de coco e o TCM é que o TCM é um concentrado produzido a partir de dois tipos de gorduras presentes no óleo de coco: os ácidos cáprico e caprílico. Já o óleo de coco, para além destes ácidos, inclui outros tipos de gorduras, como o ácido láurico, mirístico e palmítico.

 

Qual a diferença entre o óleo de coco e o TCM?

O óleo de coco e os triglicerídeos de cadeia média (TCM) muitas vezes são referidos como a mesma coisa, mas há diferenças entre eles.

 

  • Óleo de coco

Extraído da polpa ou da carne do coco.

Contém uma mistura de gorduras, incluindo os TCM, que são uma forma específica de ácidos graxos.

Além dos TCM, o óleo de coco também contém triglicerídeos de cadeia longa.

 

  • Triglicerídeos de cadeia média (TCM)

Os TCM são um tipo específico de gordura encontrada no óleo de coco e em alguns outros alimentos. Diferentemente dos de cadeia longa presentes em muitos óleos vegetais, os TCM têm uma estrutura molecular mais curta. Por isso, eles são facilmente absorvidos e metabolizados pelo corpo, sendo uma fonte rápida de energia.

Os TCM mais comuns são o ácido caprílico (C8:0) e o ácido cáprico (C6:0), embora o ácido caprílico seja frequentemente mais destacado.

Diferenças principais:

 

  1. Composição

O óleo de coco é uma mistura que inclui TCM, mas também outros ácidos graxos. Os TCM, por outro lado, referem-se especificamente aos triglicerídeos de cadeia média.

A composição típica dos ácidos graxos no óleo de coco é aproximadamente a seguinte:

  • Ácido láurico (C12:0): 44-52%
  • Ácido mirístico (C14:0): 16-21%
  • Ácido palmítico (C16:0): 7.5-10%
  • Ácido caprílico (C8:0): 6-9%
  • Ácido caproico (C6:0): 0.5-1.5%
  • Outros ácidos graxos de cadeia longa.

Já os suplementos de TCM mais comuns mais comuns contém ácido caprílico (C8:0) e/ou ácido cáprico (C6:0)

 

  1. Metabolismo

Os TCM são rapidamente absorvidos pelo corpo e são uma fonte de energia rápida, enquanto outros ácidos graxos presentes no óleo de coco têm um processo de metabolização um pouco mais lento, devido a presença de outros ácidos graxos de cadeias mais longas.

 

  1. Finalidade

Os TCM podem ser frequentemente utilizados como parte de dietas cetogênicas para auxiliar no tratamento da epilepsia resistente a medicamentos, no manejo de desordens metabólicas e obesidade, e em condições neurológicas como a doença de Alzheimer. Além disso, podem ser empregados para tratar distúrbios gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável, e explorados como fonte rápida de energia para atletas em esportes de resistência. Mas como qualquer outro suplemento, deve ser utilizado apenas com indicação de um nutricionista.

O óleo de coco pode ser usado para fins culinários para dar sabor (já que, nutricionalmente, não contém um perfil de gorduras consideradas de boa qualidade no geral, embora seus nutrientes sejam preservados – veja o post “4 mitos e verdades do óleo de coco”, e também para cuidados com a pele, cabelo, entre outros.

 

Conclusão

Como vimos, a diferença entre o óleo de coco e o TCM é que o óleo de coco contém TCM e o TCM é produzido a partir de dois tipos de gorduras encontradas no óleo de coco.

É importante ressaltar que os benefícios à saúde do óleo de coco e dos TCM são frequentemente objeto de pesquisa e discussão, e as evidências científicas podem variar em relação a alguns aspectos. Por isso, sempre antes de suplementar, converse com seu nutricionista.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho