Parar de adoçar bebidas, como cafés, sucos de limão e de maracujá, por exemplo, realmente pode ser uma tarefa difícil no começo.
Mas a boa notícia é que o paladar é treinável e se acostuma mais rápido do que se imagina.
A prova disso é a grande quantidade de pessoas que parou de adoçar o café nos últimos tempos e afirmam convictas o quanto açúcares ou adoçantes, na verdade, estragavam o seu sabor.
Vantagens em parar de adoçar bebidas
Segundo os estudos, parar de adoçar bebidas de vez parece ser mais eficaz do que o desmame gradual, seja com menos açúcares ou com menos adoçantes. Mas vale testar e ver o que funciona melhor para você.
Acredite, valerá muito a pena, afinal as vantagens para a saúde em parar de adoçar bebidas são inúmeras.
- O paladar influencia o comportamento alimentar
Parar de adoçar bebidas não se trata apenas das calorias e do índice glicêmico dos açúcares. E nem dos possíveis malefícios dos adoçantes artificiais.
É uma questão de educar o paladar e no quanto isso influencia no comportamento alimentar.
O paladar é a percepção produzida e estimulada quando uma substância na boca reage quimicamente com as células receptoras gustativas, localizadas principalmente na língua.
No post com “7 dicas para treinar o paladar“, falamos sobre como o paladar, junto com o olfato, determina os sabores dos alimentos e outras substâncias, cuja informação é levada ao cérebro, que aprende o que é saboroso ou não tão saboroso assim.
A formação do paladar começa ainda na barriga da mãe e se desenvolve principalmente na infância. Um paladar bem formado desde então, com a ingestão de alimentos in natura, que contempla, além do doce e do salgado, os sabores azedo, amargo e umami, reduz a necessidade de salgar e adoçar demais, bem como a opção por alimentos refinados e ultraprocessados.
Mas, de qualquer forma, se o seu paladar tende muito para os extremos do doce e do salgado, a boa notícia é que o paladar é treinável.
Diversos estudos mostram que o paladar muda em 2 semanas e, ao parar de adoçar bebidas ou de salgar demais os alimentos, o cérebro passa a aprender os novos sabores, que produzirão as mesmas sensações de satisfação do que antes.
Os estudos mostram também que as pessoas que agregam os sabores azedo, amargo e umami (sabor original das carnes, peixes, queijos e algumas hortaliças) tendem a não exagerar na alimentação.
O impacto só pode ser positivo, porque reflete em boas escolhas alimentares e, consequentemente, em mais saúde, disposição e qualidade de vida.
E aí, topa se desafiar a parar de adoçar bebidas e a não salgar demais os alimentos por 2 semanas?
- Controlar a glicemia
Parar de adoçar bebidas, em especial, com açúcares (seja ele qual for) é uma pequena mudança, mas que tem um tremendo efeito na ingestão de calorias e no funcionamento do metabolismo.
Imagine a seguinte situação:
- Café da manhã: café com 1 colher de chá de açúcar (5g)
- Almoço: 1 lata de refrigerante (33g de açúcar)
- Café da tarde: café com 1 colher de chá de açúcar (5g)
- Jantar: suco de limão com 1 colher de sopa de açúcar (15g)
Pode parecer pouca quantidade de açúcares, mas é o suficiente para elevar a glicemia e gerar picos de insulina várias vezes ao longo de um dia inteiro. Afinal, há que se considerar que, muitas vezes, os açúcares também estão em outras fontes de alimentos consumidos ao longo do dia, como chocolates, biscoitos, pães, balas.
Quando em excesso, implica em um desequilíbrio no metabolismo da glicose e no aumento dos triglicerídeos, aumentando o risco de desenvolver diabetes, doença hepática gordurosa, resistência à insulina, dislipidemias, entre outras.
Além disso, os picos de insulina aumentam o apetite e assim há maiores chances de ganhar gordura.
- Evitar o ganho de peso
Considerando o exemplo anterior, a soma dos açúcares de adição dá o total de 58g, o equivalente a 232 calorias ao dia, que equivale a 84.680 calorias no ano.
Para formar 1 quilo de gordura são necessárias 7.700 calorias.
Então, só para ter uma ideia, caso essas calorias fossem o excedente em uma dieta, ao parar de adoçar bebidas, seria possível evitar ganhar até 11 quilos de gordura em 1 ano.
Por isso, vale refletir: será que essas “calorias líquidas” que mal saciam (muito pelo contrário) valem a pena?
Se for para ingerir açúcares, é muito mais jogo optar por saborear um docinho de vez em quando.
Conclusão
E aí, já sabia de todos esses benefícios que parar de adoçar bebidas e não salgar demais os alimentos têm para a saúde?
São pequenas mudanças que parecem ingênuas, mas que têm grande impacto no comportamento alimentar e contribuem para uma melhor relação com a comida e com o corpo.
Se é o seu caso, tente se desafiar por 2 semanas apenas e experimente as mudanças que ocorrerão durante e após esse período.
Caso haja uma recaída, não se preocupe, agora você já sabe o caminho de volta.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.