fbpx Skip to content

Por que chamamos as quilocalorias de calorias?

Por que chamamos as quilocalorias de calorias? E o que significa o kJ na tabela nutricional?

Você já reparou, nos rótulos, que os alimentos estão kcal (quilocalorias)? Se ela equivale a 1000 calorias, então por que chamamos as quilocalorias de calorias? E o que significa o kJ na tabela nutricional?

Calorias e quilocalorias são termos frequentemente confundidos, mas na nutrição, quando falamos em “calorias”, estamos na verdade nos referindo a “quilocalorias” (kcal). Essa simplificação se popularizou porque facilita a comunicação.

Nos rótulos, além das quilocalorias, você também pode ver a energia expressa em quilojoules (kJ), outra unidade de medida usada em alguns países. 1 kcal equivale a cerca de 4,18 kJ. Por isso, um alimento com 127 kcal, por exemplo, também será apresentado como contendo aproximadamente 531 kJ.

 

Por que chamamos as quilocalorias de calorias?

Se você já se perguntou “por que chamamos as quilocalorias de calorias?”, então vamos entender o motivo.

O que é uma caloria? A caloria é uma unidade de medida de energia. No contexto da nutrição, a caloria representa a quantidade de energia que os alimentos fornecem ao nosso corpo. Quando comemos, os macronutrientes dos alimentos (carboidratos, proteínas e gorduras) são metabolizados e transformados em energia, que é utilizada para todas as atividades do nosso organismo, desde manter o coração batendo até realizar atividades físicas.

Historicamente, a caloria foi definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C, sob pressão atmosférica normal. Mas quando falamos de alimentação e nutrição, na verdade, nos referimos a um valor muito maior de energia. E é aí que entram as “quilocalorias”.

E as quilocalorias, o que são? Uma quilocaloria (kcal) corresponde a 1.000 calorias (cal). Portanto, quando vemos em um rótulo de alimento a informação de “127 kcal”, isso significa que esse alimento contém 127.000 calorias. No entanto, no dia a dia, em vez de dizer “quilocalorias”, usamos simplesmente “calorias” para facilitar a comunicação. Assim, quando você ouve que um alimento contém 127 calorias, na verdade, estamos falando de 127 quilocalorias.

Essa simplificação surgiu porque as necessidades energéticas humanas são grandes e, falar em milhares de calorias, ficaria desnecessariamente complicado. Por exemplo, se alguém precisa consumir “2 mil kcal”, por dia, seria muito mais complicado dizer que a recomendação é de “2 milhões de calorias”, por isso usamos a abreviação para “calorias”.

A prática de usar “calorias” em vez de “quilocalorias” se popularizou por ser mais prática e acessível. Esse uso simplificado foi adotado por nutricionistas, médicos e até pelas próprias indústrias alimentícias para facilitar a compreensão dos consumidores.

A terminologia científica correta seria quilocaloria (kcal), já que estamos lidando com uma quantidade de energia maior, mas para evitar confusões e tornar a comunicação mais direta, usa-se apenas o termo “caloria”.

Assim, quando falamos que um biscoito tem 100 calorias, na verdade, estamos nos referindo a 100 quilocalorias ou 100.000 calorias. A mesma lógica se aplica ao cálculo das necessidades energéticas diárias. Se alguém precisa de 2.000 calorias por dia, significa que precisa de 2.000 quilocalorias, ou seja, 2.000.000 calorias.

 

O que significa o kJ na tabela nutricional?

E o kJ? Você sabe o que significa o kJ na tabela nutricional?

Outro termo que aparece na tabela nutricional, ao lado das “Kcal” , principalmente em países que seguem o Sistema Internacional de Unidades, é o “joule”. Um joule (J) é outra unidade de medida de energia, assim como a caloria, mas é usada com mais frequência em contextos científicos.

No entanto, como o joule é uma unidade pequena, usamos o quilojoule (kJ) para facilitar a conversão. Uma caloria equivale a aproximadamente 4,18 joules, e uma quilocaloria equivale a 4,18 quilojoules.

Nos rótulos de alimentos, você pode ver a energia do alimento expressa tanto em quilocalorias (kcal) quanto em quilojoules (kJ). Por exemplo, um alimento com 127 kcal também terá a informação de 531 kJ (aproximadamente).

 

Quando usamos cada termo?

Resumindo:

  • Caloria (cal): tecnicamente, é uma quantidade de energia muito pequena. Usada em termos científicos, mas raramente em nutrição.

 

  • Quilocaloria (kcal): é a medida de energia que usamos no contexto nutricional. Refere-se à energia fornecida pelos alimentos e é amplamente utilizada em rótulos de alimentos e dietas.

 

  • Joule (J) e quilojoule (kJ): mais comum em contextos científicos e utilizado em alguns países no lugar da caloria, ou junto a caloria, na tabela nutricional. 1 kcal = 4,18 kJ.

 

Conclusão

Gostou de saber porque chamamos as calorias de quilocalorias e o que significa o kJ na tabela nutricional?

Entender essa diferença ajuda a evitar confusões e torna a leitura dos rótulos mais clara. Além disso, compreender como essa energia é expressa em outras unidades, como o joule e o quilojoule, pode ser útil em diferentes contextos, especialmente se você viajar para países que usam essas unidades com mais frequência.

Por fim, é sempre importante prestar atenção às informações nutricionais dos alimentos que você consome, para garantir que você está atendendo às suas necessidades energéticas diárias de forma adequada. Não deixe de conferir:

 

Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho