Afinal, pinhão é carboidrato ou proteína? Saiba a resposta nesse post, além de conferir quais são os benefícios do pinhão para a saúde e como consumir.
Apesar de conter proteína em sua composição, o pinhão é um alimento fonte de carboidratos, já que tem 33,24g de carboidratos e 3,62g de proteínas em 100g do alimento cru/cozido.
Então, se a sua dúvida era se o pinhão é carboidrato ou proteína, para acabar com o mistério: o pinhão é considerado um alimento do grupo dos carboidratos.
No entanto, o tipo de carboidrato que o pinhão contém é carboidrato complexo, rico em amido resistente, o que o faz se comportar praticamente como uma fibra no organismo.
Isso faz com que o pinhão seja um alimento de médio a baixo índice glicêmico, tendo baixo potencial de elevar a glicemia. Além de conter fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e, é claro, proteínas.
Pinhão é carboidrato ou proteína?
Pinhão, como seu próprio nome já diz, é a semente da pinha, fruto do pinheiro (Araucária Angustifólia), que cresce nas florestas do sul do Brasil, sendo mais comum nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele se forma dentro da pinha fechada, que vai se abrindo aos poucos e com o tempo, liberando as sementes.
Os benefícios do pinhão para a saúde
Tendo em vista sua composição denutrientes, os benefícios do pinhão para a saúde são muitos:
- Regula pressão arterial: Por ter uma ótima quantidade de potássio(100g de pinhão oferta mais de 500 miligramas do mineral, atendendo a15% e 20% das necessidades diárias para homens e mulheres, respectivamente), já que o potássio é capaz de diminuir os efeitos do sódio no organismo e também ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar ainda mais a pressão arterial.
- Retarda o envelhecimento: O pinhão, com sua alta concentração de antioxidantes, retarda o envelhecimento, porque atua blindando as células, artérias e até o DNA contra danos provocados pelos radicais livres. A semente também contém cobre, um mineral que ajuda no rejuvenescimento da pele e cabelos.
- Tem poder afrodisíaco: Por ser rico em zinco, mineral associado à produção de testosterona, o pinhão pode melhorar a libido e a potência sexual do homem. Geralmente são consumidos com mele amêndoas para essa finalidade.
- Auxilia na perda de peso: Ao contrário do que muitos pensam, dentro de uma dieta equilibrada e com uma rotina de atividades físicas, o pinhão pode auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ele possui um ácido chamado pinoleico, que age como supressor da fome e ainda libera um hormônio que ajuda a dar saciedade.
Como consumir o pinhão?
Na hora de escolher o pinhão fique atento, sua casca deve ter cor vibrante, ser marrom nas extremidades e mais amarelado ao centro e não pode ceder à pressão dos dedos.
E a maneira mais comum de como consumir o pinhão é cozido. Geralmente é cozido com água na panela de pressão, com sal e uma pitada de açúcar, por, aproximadamente, 40 minutos. Após o cozimento o ideal é aguardar esfriar, retirar a casca e servir.
Pode ser armazenado na gaveta da geladeira, em temperatura entre 2 e 10 graus ou congelado depois de cozido.
Por ser rica em nutrientes, carboidratos e ter um leve sabor de pinhão, a água do cozimento pode ser aproveitada para o preparo de caldos e do arroz. Vale destacar que durante o cozimento em água parte dos compostos bioativos da casca migram para a semente, o que potencializa os valores nutricionais do pinhão.
Além de cozido, o pinhão pode ser consumido assado na brasa, e pode ser adicionado à diversas receitas culinárias, com arroz, batatas, massas, farofas e proteínas. Vale experimentar em saladas, sopas e receitas doces como cheesecake e brownie. Pode também ser servido como petisco com um pouco de sal, orégano, pimenta-do-reino ou o tempero que preferir.
Uma forma muito interessante e funcional de como consumir o pinhão, é fazer farinha, que pode ser utilizada para preparações como pães, bolos e biscoitos para quem tem intolerância ao glúten.
Conclusão
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.