fbpx Skip to content

Pinhão é carboidrato ou proteína?

Pinhão é carboidrato ou proteína? Quais são os benefícios do pinhão para a saúde

Afinal, pinhão é carboidrato ou proteína? Saiba a resposta nesse post, além de conferir quais são os benefícios do pinhão para a saúde e como consumir.

 

Apesar de conter proteína em sua composição, o pinhão é um alimento fonte de carboidratos, já que tem 33,24g de carboidratos e 3,62g de proteínas em 100g do alimento cru/cozido.

Então, se a sua dúvida era se o pinhão é carboidrato ou proteína, para acabar com o mistério: o pinhão é considerado um alimento do grupo dos carboidratos.

No entanto, o tipo de carboidrato que o pinhão contém é carboidrato complexo, rico em amido resistente, o que o faz se comportar praticamente como uma fibra no organismo.

Isso faz com que o pinhão seja um alimento de médio a baixo índice glicêmico, tendo baixo potencial de elevar a glicemia. Além de conter fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e, é claro, proteínas.


Pinhão é carboidrato ou proteína?

Pinhão, como seu próprio nome já diz, é a semente da pinha, fruto do pinheiro (Araucária Angustifólia), que cresce nas florestas do sul do Brasil, sendo mais comum nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele se forma dentro da pinha fechada, que vai se abrindo aos poucos e com o tempo, liberando as sementes.

Se você reside na região Sul ou Sudeste do Brasil, provavelmente já ouviu falar ou já provou o pinhão, inclusive, já deve ter se questionado ou entrado em alguma discussão sobre se o pinhão é carboidrato ou proteína. O pinhão costuma ser muito consumido nessas duas regiões, principalmente em épocas festivas do ano, como junho e julho.
Como dito acima, o pinhão, apesar de conter um bom perfil de proteína, é considerado um alimento fonte de carboidratos de médio a baixo índice glicêmico.
E quanto aos demais nutrientes, o pinhão apresenta uma ótima composição, muito benéfica ao organismo.
Do ponto de vista nutricional, o pinhão é um alimento denso em calorias. 100g(8 a 10 unidades) de pinhão equivale a 174 calorias. O que o possibilita ser usado para ajudar no aporte calórico de atletas, crianças e adolescentes em fase de crescimento, mas também é bem-vindo no dia a dia de qualquer outro grupo de pessoas. Porém, por conter alto valor calórico pode ser fácil exceder, então, dentro de uma dieta equilibrada, é importante consumir com moderação.
O pinhão é um alimento rico em fibras, que trazem maior saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Os minerais com o ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, zinco, cobre, vitaminas do complexo B, vitamina C, luteína e os famosos compostos fenólicos, auxiliam o bom funcionamento do metabolismo.


Os benefícios do pinhão para a saúde

Tendo em vista sua composição denutrientes, os benefícios do pinhão para a saúde são muitos:

  • Regula pressão arterial: Por ter uma ótima quantidade de potássio(100g de pinhão oferta mais de 500 miligramas do mineral, atendendo a15% e 20% das necessidades diárias para homens e mulheres, respectivamente), já que o potássio é capaz de diminuir os efeitos do sódio no organismo e também ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar ainda mais a pressão arterial.

 

  • Retarda o envelhecimento: O pinhão, com sua alta concentração de antioxidantes, retarda o envelhecimento, porque atua blindando as células, artérias e até o DNA contra danos provocados pelos radicais livres. A semente também contém cobre, um mineral que ajuda no rejuvenescimento da pele e cabelos.

 

  • Tem poder afrodisíaco: Por ser rico em zinco, mineral associado à produção de testosterona, o pinhão pode melhorar a libido e a potência sexual do homem. Geralmente são consumidos com mele amêndoas para essa finalidade.

 

  • Auxilia na perda de peso: Ao contrário do que muitos pensam, dentro de uma dieta equilibrada e com uma rotina de atividades físicas, o pinhão pode auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ele possui um ácido chamado pinoleico, que age como supressor da fome e ainda libera um hormônio que ajuda a dar saciedade.


Como consumir o pinhão?

Na hora de escolher o pinhão fique atento, sua casca deve ter cor vibrante, ser marrom nas extremidades e mais amarelado ao centro e não pode ceder à pressão dos dedos.

E a maneira mais comum de como consumir o pinhão é cozido. Geralmente é cozido com água na panela de pressão, com sal e uma pitada de açúcar, por, aproximadamente, 40 minutos. Após o cozimento o ideal é aguardar esfriar, retirar a casca e servir.

Pode ser armazenado na gaveta da geladeira, em temperatura entre 2 e 10 graus ou congelado depois de cozido.

Por ser rica em nutrientes, carboidratos e ter um leve sabor de pinhão, a água do cozimento pode ser aproveitada para o preparo de caldos e do arroz. Vale destacar que durante o cozimento em água parte dos compostos bioativos da casca migram para a semente, o que potencializa os valores nutricionais do pinhão.

Além de cozido, o pinhão pode ser consumido assado na brasa, e pode ser adicionado à diversas receitas culinárias, com arroz, batatas, massas, farofas e proteínas. Vale experimentar em saladas, sopas e receitas doces como cheesecake e brownie. Pode também ser servido como petisco com um pouco de sal, orégano, pimenta-do-reino ou o tempero que preferir.

Uma forma muito interessante e funcional de como consumir o pinhão, é fazer farinha, que pode ser utilizada para preparações como pães, bolos e biscoitos para quem tem intolerância ao glúten.

Por ser rico em carboidrato, o pinhão pode ser consumido em refeições intermediárias ou até mesmo como pré-treino, já que ele tem capacidade de liberar bastante energia para o corpo, e a manter disponível durante o período de exercício.
O consumo dessa semente verde e crua não é recomendado. Pode causar má digestão, náuseas e até episódios de constipação, em outras palavras, pode ser tóxica para o organismo.


Conclusão

Se o pinhão é carboidrato ou proteína, se está apenas cozido ou como ingrediente de uma receita, não importa. Você pode–e deve–incluir essa semente tão especial na sua alimentação diária. Claro, sempre com moderação. Na Boomi, você encontra pinhão orgânico, para já utilizar nas suas receitas e garantir todos os benefícios do pinhão para a saúde.

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho