fbpx Skip to content

Pesar os alimentos é mesmo necessário?

Pesar os alimentos é mesmo necessário?

Será que pesar os alimentos é mesmo necessário ao iniciar uma dieta?

A resposta para essa pergunta é: depende.

A balança de cozinha é uma ferramenta que, se utilizada de forma consciente e pontual, pode potencializar resultados esportivos e estéticos, e ajudar no tratamento de condições de saúde como o diabetes mellitus, porque permite uma maior precisão da quantidade dos alimentos em comparação às medidas caseiras.

No entanto, depender sempre da balança para se alimentar, pode ser contraproducente por ser um gatilho para desencadear transtornos alimentares, sendo então as medidas caseiras mais eficientes nesse caso.

É importante considerar se a aferição do peso dos alimentos é realmente imprescindível e ponderar os prós e os contras do seu uso.

 

Pesar os alimentos é mesmo necessário?

A balança pode ser útil para ter mais consciência da porção dos alimentos, já que o tamanho dos utensílios culinários pode variar, bem como a porção do alimento que se coloca em cada utensílio. Uma colher de sopa cheia de pasta de amendoim pode conter até o dobro da quantidade, em comparação a uma colher de sopa rasa. A escumadeira que se usa em casa pode ser ⅓ menor que a do restaurante, por exemplo.

Pessoas que têm diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2 dependentes de insulina, podem se beneficiar ao usar a balança de cozinha, pois precisam de mais precisão na contagem de carboidratos.

Pessoas que já emagreceram após adotarem uma alimentação mais saudável, mas desejam resultados estéticos também podem se beneficiar do uso da balança.

Atletas de alto rendimento precisam de um controle mais preciso dos macronutrientes dos alimentos, sendo, muitas vezes, necessário utilizar a balança culinária.

Mas em todos esses casos, a balança deve ser usada de forma consciente e pontual: ao pesar os alimentos ao longo de uma ou, no máximo, duas semanas, já será possível ter uma boa noção das porções e deixar a balança de lado.

 

Quando pesar os alimentos pode não ser viável?

Quando uma pessoa começa a depender da balança como uma ferramenta indispensável para se alimentar, isso pode desencadear uma série de preocupações relacionadas à comida e afetar a saúde mental.

A dependência excessiva dessa ferramenta pode criar uma mentalidade restritiva em torno da alimentação, onde o foco é colocado principalmente na contagem rigorosa das quantidades dos alimentos, das suas calorias e macronutrientes. Essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares, como a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar.

Além disso, o constante monitoramento do peso dos alimentos pode levar a uma obsessão por números, afastando a pessoa de perceber os sinais naturais de fome e de saciedade do corpo. Isso cria um ciclo prejudicial em que a pessoa ignora os sinais do corpo em razão de números na balança.

Outra questão relacionada ao uso excessivo da balança culinária, é que a pessoa pode se sentir ansiosa ou culpada quando não puder pesar seus alimentos, o que pode atrapalhar na capacidade de desfrutar uma refeição de forma relaxada e prazerosa na companhia de amigos e familiares, levando a comportamentos de isolamento.

Também é importante destacar que a alimentação não se resume apenas à quantidade de comida consumida, mas principalmente à qualidade e à variedade dos alimentos. Por isso, a dependência da balança pode levar a uma dieta excessivamente restrita, que pode resultar em deficiências nutricionais e outros problemas de saúde.

 

Conclusão

E aí, conseguiu tirar a sua dúvida sobre se pesar os alimentos é mesmo necessário?

Como vimos, se usada da forma correta, a balança é uma ferramenta que pode ser uma grande aliada da saúde e da qualidade de vida.

No entanto, a sua dependência pode causar justamente o efeito contrário, prejudicando a saúde física e mental.

É fundamental buscar um equilíbrio saudável entre o controle necessário e o prazer na alimentação.

Se precisar, procure um nutricionista para te auxiliar.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho