Quando pensamos em emagrecimento existem fatores importantes e que não envolvem apenas perder peso!
O primeiro e mais importante fator é a mudança de comportamento!
Mudar de comportamento significa introduzir novos hábitos na sua vida, hábitos mais saudáveis que consequentemente resultam na perda de peso.
É mais importante buscar a mudança de vida do que o objetivo.
Muitas pessoas dizem “quero chegar a peso x” e quando atingem o objetivo, tudo volta como antes ou ainda pior… Seus hábitos são ainda de um comportamento restritivo, como se a dieta fosse uma fase apenas, mas não, dieta é para sempre e por isso não pode ser apenas emagrecimento, mas sim uma mudança de comportamento.
Controlar suas emoções em relação a comida é importantíssimo, muitas vezes temos uma relação de culpa ou rejeição aos alimentos e isso te coloca em um ciclo vicioso que impede um emagrecimento saudável e duradouro.
A manutenção dos novos hábitos é fundamental, precisamos entender que vamos precisar comer para sempre, então dieta é para sempre e isso não é um castigo, muito pelo contrário é você cuidando do seu futuro.
Com isso o que teremos? Emagrecimento saudável e para vida toda!
Perda de peso: Como pouco e não emagreço
Parece uma guerra, não é? Vamos entender melhor sobre metabolismo!
Essa é uma reclamação recorrente, cada vez diminui mais a comida, porém nada muda. Isso está relacionado a adaptação metabólica!
Seu corpo é muito inteligente, principalmente do ponto de vista da sobrevivência!
Basicamente seu corpo precisa de equilíbrio. Quando fazemos uma dieta restritiva no caso “comendo cada vez menos” você espera emagrecer mais, pois o tanto que você disponibiliza de calorias é muito menor do que seu corpo gasta.
Entretanto a longo prazo isso precisa ser sempre acompanhado por um profissional! Quando restringimos demais nosso corpo se adapta “opa ele está comendo muito pouco, preciso diminuir o metabolismo e estocar energia” e é ai que está o problema.
Dietas restritivas levam a essa adaptação, seu corpo diminui o metabolismo para poupar calorias e garantir sua sobrevivência, então quanto menos você come, menos o metabolismo funciona.
O processo de emagrecimento não é linear, mas sim uma adaptação para cada fase do emagrecimento, otimizando o metabolismo, mas isso é a longo prazo!
Então definido! Não adianta restringir sem estratégia!
———————————————————————-
Texto escrito por: Vivian Ragasso – CRN 27202
Formada em Nutrição pela Universidade São Camilo em 2008, pós graduada em nutrição esportiva pela UNIFESP, pós graduada em nutrição clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), mestranda em medicina do esporte pelo UNIFESP, nutricionista do centro olímpico de treinamento e pesquisa (COTP), nutricionista clínica do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte
São Paulo – SP