Geralmente o peito de peru é visto como mais saudável do que o presunto, principalmente porque é associado a ser uma opção com menos calorias, menos gordura e mais proteína magra. Essa percepção também é reforçada pela ideia de que o peito de peru é mais “light” e costuma ser recomendado em dietas para controle de peso ou redução de gorduras. Mas será que é verdade que peito de peru é mais saudável que presunto?
Na verdade, como ambos são embutidos, é importante lembrar que eles compartilham características que podem ser prejudiciais à saúde, como o alto teor de sódio e a presença de aditivos artificiais. Por isso, é fundamental consumi-los com moderação e priorizar alimentos menos processados na dieta.
Alternativas mais saudáveis, ricas em proteínas, incluem o presunto parma, peito de frango desfiado, ovos mexidos, ricota, queijo cottage, queijo minas frescal e atum enlatado, por exemplo.
Peito de peru é mais saudável que presunto?
O peito de peru e o presunto são embutidos, ou seja, alimentos processados a partir de carnes que passam por técnicas de cura, defumação ou cozimento para prolongar a validade e alterar o sabor.
Para saber se peito de peru é mais saudável que presunto vamos verificar como é a sua composição nutricional.
- Lista de ingredientes
O peito de peru geralmente é feito a partir da carne do peito de peru. É frequentemente escolhido como uma alternativa “leve” em sanduíches e saladas.
- Lista de ingredientes de um peito de peru comum: Peito de peru, água (13,10%), amido modificado (1,98%), sal, proteína de soja (1,40%)**, açúcar, estabilizantes: pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato ácido de sódio, espessante: carragena, antioxidante: isoascorbato de sódio, conservador: nitrito de sódio, corante: carmim de cochonilha.
Já o presunto é preparado com carne de porco, tradicionalmente da perna traseira do animal.
- Lista de ingredientes: Pernil suíno, água (21,95%), sal, proteína de soja (1,97%)**, glicose, açúcar, regulador de acidez: lactato de sódio, espessante: carragena, estabilizantes: pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato tetrassódico, aromatizantes: aroma idêntico ao natural de carne e aromas naturais de pimenta branca, canela, cravo, hortelã e limão, realçador de sabor: glutamato monossódico, antioxidante: isoascorbato de sódio, conservador: nitrito de sódio, corante: carmim de cochonilha.
Tanto o peito de peru quanto o presunto contêm diversos aditivos, como nitritos e nitratos, que ajudam a preservar a cor e evitar a proliferação de bactérias. Esses compostos têm sido associados a riscos à saúde, como aumento de doenças cardiovasculares e câncer em consumo excessivo.
Portanto, nenhuma das opções pode ser considerada saudável, já que são alimentos ultraprocessados, cujo consumo deve ser evitado.
- Tabela nutricional
Agora vamos analisar a composição nutricional da média de diferentes amostras de peito de peru e de presunto, segundo a TBCA (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos) é:
Peito de peru, em 40g (2 fatias):
- 50 calorias
- 1,17g carboidratos
- 7,84g proteínas
- 1,5g de gorduras (sendo: 0,6g de gorduras saturadas; 0,34g de gorduras monoinsaturadas e 0,46g de gorduras poli-insaturadas).
- Sódio: 383mg (20% da recomendação máxima diária pela OMS – até 2000mg por dia)
Presunto, em 40g (2 fatias):
- 48 calorias
- 0,93g carboidratos
- 6g proteínas
- 2,28g de gorduras (sendo: 0,56g de gorduras saturadas; 0,75g de gorduras monoinsaturadas e 0,3g de gorduras poliinsaturadas).
- Sódio: 480mg (24% da recomendação máxima diária pela OMS – até 2000mg por dia)
Ambos têm praticamente a mesma caloria, quantidades de proteínas e de gorduras saturadas.
No entanto, ambos contêm um alto teor de sódio, o que merece atenção não apenas para quem precisa controlar a pressão arterial ou evitar retenção de líquidos, mas também para pessoas saudáveis. Isso porque, ao somar o sódio presente em outras refeições ao longo do dia, a ingestão total pode facilmente ultrapassar os limites recomendados, aumentando o risco de desenvolver essas condições com o tempo.
Qual escolher: peito de peru ou presunto?
Resumindo, a resposta para a pergunta “peito de peru é mais saudável que presunto?” é, na verdade, que nenhuma das opções pode ser considerada mais saudável, já que ambas têm limitações relacionadas aos aditivos artificiais e ao sódio.
No entanto, o consumo eventual, de 2 fatias, até 2 vezes por semana, não é prejudicial, considerando o contexto de uma alimentação saudável e equilibrada (rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, ovos, peixes e carnes magras em geral, e gorduras de boa qualidade, como azeite e castanhas).
Se você quer evitar os embutidos, considere outras opções como:
- Frango desfiado
- Ovos mexidos ou omeletes com vegetais
- Ricota e creme de ricota
- Queijo cottage
- Queijo minas frescal
- Atum enlatado
- Presunto Parma (contém apenas sal, como aditivo natural, mas atente-se à quantidade mais elevada, como mostra a TBCA
Para fazer escolhas mais saudáveis:
- Leia os rótulos: prefira marcas com menor teor de sódio e sem adição de açúcares ou amidos.
- Modere o consumo: embutidos não devem ser a base da alimentação; dê preferência a fontes de proteínas mais naturais, como estas sugestões acima. Não ultrapasse o consumo de 2 fatias, até 2 vezes por semana.
- Combine com alimentos mais saudáveis e naturais: para equilibrar o consumo, inclua vegetais frescos, como em um wrap com folhas ou um sanduíche natural, por exemplo.
Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.