fbpx Skip to content

Os principais tipos de arroz e suas diferenças

tipos de arroz e suas diferenças

Você sabe quais são os principais tipos de arroz e suas diferenças? Nesse texto você vai conhecer 8 tipos diferentes de arroz com sabores distintos.

 

Tipos de arroz e suas diferenças

1. Arroz branco (refinado)

Arroz branco, ou refinado, é o cereal mais consumido no Brasil! O arroz branco tem cor e textura característica devido ao processo de refinamento que é submetido. A casca, germe e farelo são retirados e, consequentemente, o grão perde grande parte dos seus nutrientes.

Rico em carboidratos simples, tem alto valor energético e, junto com o feijão, representam a fonte de energia para grande parte da população brasileira.

O processo de refinamento o torna mais fácil e rápido de ser preparado, além de ser o tipo de arroz mais acessível do mercado.

 

2. Arroz integral

Como o próprio nome diz, este é o grão íntegro do arroz. Não passa pelo processo de refinamento e a casca do grão não é retirada. Assim, ele mantém a camada de farelo e o gérmen, e consequentemente, também grande parte dos nutrientes.

Possui coloração próxima ao marrom, sabor mais marcante e seu preço não difere muito do arroz branco.

Mais rico em suas propriedades nutricionais que o arroz branco, o arroz integral mantém grandes concentrações de fibras alimentares, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B.

Seu cozimento costuma demorar um mais que o arroz branco e combina perfeitamente com o feijão, deixando essa dupla ainda mais saudável!

 

3. Arroz parboilizado

O arroz parboilizado é um arroz pré-cozido. Antes do polimento, os grãos passam por um processo de fervura que garante que os nutrientes da casca sejam integrados à sua camada interior.

Comparado ao grão integral, a grande diferença é que a quantidade de fibras é bastante reduzida por causa do excesso de polimento. Não tem a mesma qualidade nutricional do arroz integral mas ainda assim, possui boa quantidade de potássio, magnésio e vitaminas BI, B3 e B6.

É uma alternativa para variar sua alimentação sem perder a qualidade. É de fácil cocção e seu valor não difere muito do branco e integral.

 

4. Arroz japonês

O característico arroz dos pratos japoneses tem o grão curto e uma textura característica.

O arroz utilizado no sushi é o Koshhikari. Ele tem um sabor diferenciado e a maneira de temperar o arroz também é diferente, com uma mistura de açúcar, sal e vinagre.

Gohan é o nome que normalmente conhecemos como arroz japonês. Este nome também tem o significado de refeição. Ele possui praticamente as mesmas propriedades do arroz comum. Contém minerais, algumas vitaminas do complexo B e fibras (dependendo da variação do arroz).

 

5. Arroz negro

O arroz negro é cultivado na China há mais de 400 anos. É também muito utilizado na culinária mediterrânea. Ele é rico em fibras, magnésio e vitaminas e tem baixo teor de gorduras. Tem ação antioxidante e é uma boa fonte de energia.

Possui grãos curtos e arredondados, textura macia e sabor um pouco acastanhado. Sua cor é proveniente de uma substância chamada antocianina, presente em vegetais que tem a cor avermelhada, roxa ou azul.

Necessita de um tempo maior de cozimento porque, assim como o arroz integral, não passa por nenhum processo de polimento.

 

6. Arroz arbóreo

Arroz tradicional italiano, tem grãos médios e cor perolada, além de textura mais cremosa.

Seu grande diferencial é a enorme capacidade de absorção de líquidos. Assim, quando cozido com caldos de legumes, ele incorpora seu sabor.

O arroz arbóreo tem características similares com o arroz branco comum. Não contém fibras e apresenta vitaminas do complexo B em pequenas quantidades. É perfeito para risotos e afins, resiste bem a cozimentos longos, além de liberar bastante amido fazendo com que a receita fique muito mais cremosa.

 

7. Arroz vermelho

O arroz vermelho é originário da Ásia e chegou ao Brasil na época da colonização por intermédio dos portugueses.

Ele contém mais compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) que o arroz integral comum, além de altos teores de ferro e fibras.

Também não é refinado, por isso é uma alternativa para ser consumido como substituto do arroz branco. E assim como os outros tipos de arroz, é um ótimo acompanhamento para carnes, verduras e legumes.

 

8. Arroz selvagem

Sofisticado e de sabor marcante, o arroz selvagem é, na verdade, a semente de uma grama aquática. Muito rico em antioxidantes, este arroz age fortemente contra a ação de radicais livres.

Ele é rico em proteínas, tem altos teores de potássio e zinco, vitaminas A, B, C e E e fibras.

Esta variedade é normalmente servida misturada a outros tipos de cereais, como o arroz integral, multigrãos, cevada, ou até grão de bico, lentilha, soja e várias oleaginosas.

 

Gostou de conhecer os tipos de arroz e suas diferenças? Tenho certeza que você gosta e consome alguns dessa lista.

————————————————–

Texto escrito por: Fernanda Furmankiewicz – CRN 6042

Fernanda Furmankiewicz é nutricionista clínica formada pela USP com 25 anos de atuação profissional, com experiência em relações mais saudáveis através da comunicação. Profissional de saúde e nutrição, permeando diversos segmentos.

Av. São Gualter, 714
Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
11 99154-3675
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Fernanda Furmankiewicz.

1
Loading...

Ver carrinho