Já conhece os benefícios dos cogumelos para a saúde?
Se tratando de cogumelos comestíveis, eles oferecem diversos benefícios à saúde, graças à sua composição nutricional.
Versáteis e muito saborosos, os cogumelos são reconhecidos pelo sabor umami (do japonês, “saboroso”), o quinto sabor reconhecido pelo paladar e dão um toque super especial em diversas receitas, graças também à sua textura.
Os benefícios dos cogumelos para a saúde
Os benefícios dos cogumelos para a saúde se devem, principalmente, à sua riqueza em fibras do tipo betaglucanas, vitamina D, vitaminas do complexo B, cobre, selênio, ferro e antioxidantes.
- Controla o colesterol: os cogumelos, em especial o cogumelo shiitake, contém fibras do tipo betaglucana, responsável pelo controle colesterol, indispensável para a prevenção e o tratamento de dislipidemias e doenças cardiovasculares. Outra substância responsável pelo controle do colesterol nos cogumelos é o ergosterol, cuja molécula se assemelha à do colesterol, auxiliando o seu controle.
- Auxilia o sistema imune: diversos estudos já demonstraram o papel das betaglucanas na microbiota intestinal que, ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, liberam ácidos graxos de cadeia curta que beneficiam o sistema imune.
- Regula a microbiota intestinal: as betaglucanas têm efeito prebiótico, ou seja, são fibras que as bactérias desejáveis do intestino fermentam, se proliferam, evitando ou melhorando quadro de disbiose.
- Previne a anemia: os cogumelos são ricos em ferro de origem vegetal, ajudando a atingir as necessidades desse mineral tão importante para prevenir a anemia, em especial, para as pessoas que reduziram ou eliminaram o consumo de carnes em geral. Para melhor absorção do ferro de origem vegetal, é recomendado que se consuma, na mesma refeição, um alimento fonte de vitamina C, como um suco de limão ou uma fruta, por exemplo.
- Fonte de selênio: o selênio tem papel no sistema imunológico e, além da sua função antioxidante, atua no metabolismo da tireoide, na fertilidade e reprodução e possui ação neuroprotetora.
- Fonte de cobre: o cobre é um mineral essencial para a produção de glóbulos vermelhos, para a produção de colágeno, além da sua função na manutenção do sistema imunológico.
- Fonte de vitamina D: o ergosterol encontrado nos fungos também é capaz de se transformar em vitamina D, com a exposição à luz ultravioleta. Diversos estudos sugerem os cogumelos como uma ótima fonte de vitamina D de origem vegetal. A vitamina D atua na absorção e manutenção das concentrações de cálcio e fósforo, no metabolismo ósseo, na contração muscular, na condução nervosa, na imunidade e função celular geral.
- Fonte de vitaminas do complexo B: os cogumelos são importantes fontes de vitaminas B1, B2, B3 e B6, envolvidas na produção de energia, garantindo mais disposição para as atividades diárias.
- Propriedades antioxidantes: ergotioneína e glutationa são dois potentes antioxidantes encontrados nos cogumelos, que previnem o desenvolvimento de cânceres, melhoram a saúde dos tecidos do corpo, inclusive, da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Como consumir cogumelos
Versáteis, saborosos e super fáceis de preparar, para obter os benefícios dos cogumelos para a saúde, inclua-os na sua alimentação, diversificando-a.
Os cogumelos comestíveis mais consumidos no mundo são:
- Shiitake: o cogumelo shiitake é muito consumido puro, refogado com manteiga e cebolinha. Tem um gosto amadeirado e sua consistência esponjosa absorve bem as características de outros ingredientes, por isso é uma boa opção para receitas encorpadas, como molhos e risotos.
- Shimeji: de sabor intenso e amargo e textura fibrosa e aveludada, o cogumelo shimeji é muito consumido refogado na manteiga, inclusive, é um item essencial nos rodízios de comida japonesa. Pode ser consumido com massas, risotos, tortas e compor hambúrgueres vegetais.
- Paris: mais conhecido como cogumelo Champigon, é o cogumelo mais consumido no Brasil. É muito utilizado no preparo de estrogonofe também em carnes assadas com molho madeira. Normalmente é comercializado em conserva, mas também pode ser consumido fresco após cocção. Seu sabor é suave e sua textura inconfundível.
- Portobello: seu formato lembra o do cogumelo Champignon, porém de tamanho maior e sabor mais suave. De textura firme, é muito consumido recheado com queijos e assado.
- Funghi secchi: o cogumelo Funghi secchi é o nome que se dá para o cogumelo seco ou desidratado. A versões mais comum no Brasil são os cogumelos Porcini. De sabor levemente picante, harmoniza muito bem em risotos, massas e molhos.
- Hiratake: um dos cogumelos mais consumidos no mundo todo, tem sabor único, perfumado e ligeiramente adocicado. Harmoniza muito bem em molhos, risotos, macarrão ou apenas salteado na manteiga.
Gostou de saber mais sobre benefícios dos cogumelos para a saúde?
Na Boomi você encontra cogumelos frescos para utilizar em diversas receitas do nosso Caderno de Receitas.
Mas se estiver sem tempo, aposte nos alimentos que contém cogumelos como ingrediente, que você também encontra aqui na Boomi, afim de variar a sua alimentação e obter todos os benefícios dos cogumelos para a saúde.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.