fbpx Skip to content

Os benefícios do coco para a saúde

benefícios do coco

Provavelmente originário do sudeste da Ásia, o coco não é uma fruta nativa do Brasil, mas é tão presente que pode se dizer que se tornou nacionalizado. Conheça nesse post os benefícios do coco para a saúde.

 

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o seu estado de maturação. Quando verde, sua água contém glicose e sais minerais, mas a medida que amadurece, aumenta o teor de gordura.

A fruta está no hábito alimentar do brasileiro e é utilizada de várias formas: leite, polpa, água, e em receitas tanto doces, quanto salgadas.

A parte comestível do fruto é a polpa branca e a água, que podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou depois de maduro. Quando verde, a polpa é comida com colher e a água é bebida como refresco. Da polpa madura, extrai-se o óleo e o leite de coco.

Um dos benefícios do coco está em sua polpa, que tem ação anti-inflamatória. É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, além de ser rica também em gorduras saturadas.

O leite de coco é extraído da polpa batida com água e pode ser usado como ingrediente culinário ou como bebida.

O açúcar de coco tem índice glicêmico menor que o açúcar comum, mas como qualquer variedade deve ser consumido sem excessos. Ele é extraído da seiva do coqueiro, e não do coco.

Já a farinha de coco é fonte de fibras, que ajuda na redução de glicose no sangue, obesidade e diabetes. Pode ser usada em bolos, e biscoitos e também combina com frutas, iogurtes e vitaminas.

 

Água de coco

A água é extraída do coco verde quando ele atinge sete meses de maturação. Quanto a água industrializada, algumas marcas têm o conteúdo mais próximo do original e livre de adoçantes e conservantes, devido ao uso de tecnologias que permite o envase direto do coco. Mas é importante ressaltar que você deve sempre olhar o rótulo!

A água de coco é um isotônico natural que hidrata e repõe eletrólitos. É rica em sais minerais (sódio, potássio, fósforo, cálcio magnésio) e vitamina C. Tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura e colesterol.

Ela hidrata a pele, regula os níveis de colesterol, auxilia no controle da pressão arterial, no funcionamento intestinal e ameniza dores de estômago, agindo como anti-inflamatório.

 

Óleo de coco

O uso do óleo de coco com fins terapêuticos é um assunto polêmico e muito discutido. Mas, com na literatura cientifica até o momento, pode-se afirmar que o óleo de coco não tem papel positivo no emagrecimento e apresenta potenciais riscos para a saúde.

Segundo diretrizes do CFN (Conselho Federal de Nutrição), SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), o uso regular de óleo de coco para fins culinários não é recomendado devido ao seu alto teor de gorduras saturadas.

Diante disso, se e quando utilizado, deve seguir os princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

 

Você já conhecia todos esses benefícios do coco para a saúde?

————————————————–

Texto escrito por: Fernanda Furmankiewicz – CRN 6042

Fernanda Furmankiewicz é nutricionista clínica formada pela USP com 25 anos de atuação profissional, com experiência em relações mais saudáveis através da comunicação. Profissional de saúde e nutrição, permeando diversos segmentos.

Av. São Gualter, 714
Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
11 99154-3675
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Fernanda Furmankiewicz.

1
Loading...

Ver carrinho