Considerado o mais nobre entre os açúcares, o açúcar de coco é uma ótima alternativa para quem gosta de doces por conter diversos benefícios que não são encontrados em açúcares como o refinado, o demerara e o mascavo. E no texto de hoje irei te contar quais são os benefícios do açúcar de coco, como ele é feito, além de 3 receitas com açúcar de coco que são deliciosas e fáceis de fazer.
O açúcar de coco vem se tornando muito popular no Brasil nos últimos tempos, embora em outras partes do mundo, como no continente asiático e principalmente nas Filipinas ele já é utilizado na culinária há muitos anos.
Na Índia, o coco era considerado a comida dos deuses. Ao oferecer coco in natura, segundo os rituais realizados nos templos, estabeleciam-se os mais profundos elos entre o homem e o sagrado.
O coqueiro, em determinados países, é considerado a “árvore da vida”, principalmente por seu fruto ser considerado uma rica fonte de nutrientes.
Como é feito o açúcar de coco?
Muitos acreditam que o açúcar de coco é derivado do próprio coco, mas na verdade ele é extraído da seiva das flores da palma de coco e não do coco em si.
O processo de extração é realizado de forma artesanal, onde os trabalhadores escalam os coqueiros e realizam um corte na flor da palma do coqueiro. A seiva que escorre é recolhida e passa por um processo de aquecimento em caldeiras onde, por conta da evaporação da água, ela é desidratada e resulta em mini cristais que serão triturados dando origem ao açúcar de coco.
O açúcar de coco é considerado um alimento minimamente processado, pois não há a adição de conservantes ou outros componentes químicos durante o processo de fabricação.
Para a coleta da seiva, cada coqueiro produz em torno de uma flor por mês. A cada 65 flores é possível coletar cerca de um litro e meio de seiva por dia, que depois de aquecida pode dar origem a 200 gramas de açúcar de coco.
A extração, a coleta da seiva e seu aquecimento é o que dará origem a um açúcar de cor marrom que pode variar entre mais claro ou mais escuro.
Benefícios do açúcar de coco:
- Contém baixo índice glicêmico
Um dos benefícios do açúcar de coco é seu baixo índice glicêmico, ou seja, ele entra de forma mais lenta na corrente sanguínea, evitando a rápida liberação de insulina e ajudando a controlar as taxas de glicose no sangue. Muitos estudos atribuem esse benefício a um tipo de fibra chamada inulina. Encontrada no açúcar de coco, esse tipo de fibra não fermenta no intestino delgado, ajudando no controle da velocidade do trânsito intestinal e tornando a absorção de glicose mais lenta.
O índice glicêmico pode receber uma pontuação de 0 a 100. De acordo com uma pesquisa mais recente feita pela Universidade de Sydney o índice glicêmico do açúcar de coco é 54, embora estudos feitos no Departamento de Agricultura das Filipinas atribua seu valor como 35.
Em ambos os casos o açúcar de coco ainda possui um índice glicêmico muito baixo quando comparado com os outros açúcares.
Índice glicêmico:
- Açúcar refinado: 92
- Mel: 83
- Açúcar mascavo: 80
Se quiser saber mais sobre índice glicêmico, insulina e diabetes acesse nosso post anterior.
- Ajuda no controle da saciedade
Por ter um baixo índice glicêmico o açúcar de coco promove menor e mais lenta liberação de insulina. A insulina, por ser um hormônio que regula sinais de fome e saciedade, quando liberada rapidamente, aumenta a sensação de fome. Isso não acontece com o açúcar de coco que evita os picos de insulina promovendo mais saciedade.
- Melhora a saúde da flora intestinal
Como foi mencionado anteriormente, o açúcar de coco possui em sua composição uma fibra chamada inulina. Esta fibra é considerada prebiótica, ou seja, ela auxilia na nutrição das bactérias benéficas à saúde e que estão presentes no intestino. O fato de ser uma fibra prebiótica, também contribui para o fortalecimento do sistema imune, pois evita o desenvolvimento de bactérias nocivas e que possam causar doenças.
- Contém diversos nutrientes
O açúcar de coco, por não passar pelo processo de refinamento, mantém muitos de seus nutrientes, sendo eles vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio.
Além disso, não possui aditivos químicos, que muitas vezes podem ser nocivos à saúde.
Açúcar refinado X Açúcar de coco
São diversas as razões pelas quais o açúcar de coco pode ser considerado melhor que o refinado, e uma delas está na diferença entre os processos de fabricação.
O açúcar refinado, também conhecido como açúcar branco, passa por várias etapas de fabricação, dentre elas está o refinamento que é uma das últimas etapas, onde o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto.
Nesse tratamento são adicionados diversos aditivos químicos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes que são considerados nocivos à saúde. Além disso o refinamento elimina todos os nutrientes do açúcar, como suas fibras, sais minerais e vitaminas, tornando-o um alimento que não traz benefícios.
Já o açúcar de coco, como foi mencionado, não passa por processos de refinamento tendo seus nutrientes conservados e, portanto, sendo muito mais benéfico à saúde. Este é mais um dos benefícios do açúcar de coco.
Onde encontrar?
O açúcar de coco é vendido em sua forma original, mas também pode fazer parte de diversos produtos, enriquecendo sua composição. Veja os produtos com açúcar de coco que você encontra na Boomi:
- Açúcar de Coco Estar Bem
- Granola de Aveia com Açúcar de Coco sem Glúten Estar Bem
- Chocolate 70% Cacau com Açúcar de Coco Orgânico CHoKolah
- Chocolate 70% Cacau Orgânico com Açúcar de Coco Gula Merah Amma Chocolate
- Chocolate 70% Cacau com Açúcar de Coco Orgânico Onveg 80g
- Pasta de Amendoim com Açúcar de Coco e Sal do Himalaia Pic Me 200g
- Macaccino Estar Bem
Receitas com açúcar de coco:
O açúcar de coco pode ser usado como substituto do açúcar refinado em todas as receitas, especialmente em bolos. Como o seu sabor não é tão doce quanto o refinado, as pessoas tendem a usar mais do produto, o que não é preciso.
A substituição deve ser de 1×1 ou até menos, se estiver procurando por hábitos alimentares mais saudáveis.
É importante lembrar que o valor calórico do açúcar de coco é praticamente o mesmo do açúcar mascavo e do açúcar refinado e, por isso, não deve ser acrescentado em grandes quantidades nos alimentos. Vamos as receitas com açúcar de coco?
1. Brigadeiro fit com açúcar de coco
Ingredientes:
- 1 embalagem de creme de ricota (150g)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó (13g)
- 5 colheres de sopa de açúcar de coco (47,5g)
- 6 colheres de sopa de leite em pó desnatado (36g)
- Cacau em pó para polvilhar, cerca de 2 colheres de sopa (13g)
Modo de Preparo:
Numa panela média, junte todos os ingredientes e misture bem. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro, ou seja, quando estiver soltando do fundo da panela.
Então, despeje num prato untado e espere esfriar. Com as mãos ligeiramente untadas de manteiga light, enrole porções de brigadeiro (cerca de 1 colher de chá cheia). Envolva o brigadeiro no cacau até a superfície ficar totalmente coberta e sirva.
Fonte: Vila Mulher
2. Bolo integral de coco e laranja
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de açúcar de coco;
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
- 4 ovos;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
- 3 colheres de sobremesa de manteiga ghee em temperatura fria (ponto pasta)
- Raspas de 1 laranja
- 200 ml de leite de coco integral
- 100 ml de suco de laranja natural
- Alguns pedacinhos de chocolate amargo funcional ou nibs de cacau
Modo de preparo:
Bata a manteiga ghee com o açúcar de coco em uma batedeira velocidade média até formar um creme lisinho (5 a 7 minutos) sem desligar a batedeira, vá acrescentando um ovo de cada vez e continue batendo até formar um creme esbranquiçado e liso.
Coloque então a farinha e bata por 2 minutos. Com uma espátula, misture o fermento, delicadamente, e inclua 50 ml de suco de laranja e 50 ml de leite de coco à massa do bolo.
Misture as raspas de laranja e coloque em forminhas para assar, aperte no centro de cada bolinho pedacinhos de chocolate funcional amargo ou nibs de cacau e leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 180 graus.
O segredo para saber se está pronto é quando as laterais começam a se desgrudar da forma.
Enquanto isso, em uma panela, coloque o leite de coco com o restante do suco e aqueça para formar uma caldinha, o fogo deve estar médio. Assim que tirar o bolo do forno, jogue a calda ainda morna por cima com o auxílio de uma colher ou concha pequena.
Fonte: Chef Funcional
3. Bolo de Maçã com açúcar de coco
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
- 1 xícara de chá de aveia em flocos
- ½ xícara de chá de óleo de girassol
- 4 ovos
- 1 colher de chá de canela em pó
- 5 maçãs
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- ½ xícara de chá de açúcar de coco
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Numa travessa reserve a farinha integral, a aveia, a canela e o sal. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar de coco, 3 maçãs com casca (separe as outras 2, retire a casca e pique na massa antes de levar ao forno). Despeje a mistura líquida sobre o conteúdo reservado na travessa, e mexa com um batedor de arame para não empelotar, acrescente as 2 maças sem casca picadas e despeje a massa numa forma untada e enfarinhada. Asse por 45 minutos, e quando estiver assado espere esfriar e sirva.
Fonte: Aqui na Cozinha
Gostou dessas receitas com açúcar de coco? Confira outras receitas saudáveis e deliciosas no Caderno de receitas da Boomi.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi