fbpx Skip to content

Os benefícios da couve Kale e como consumir

benefícios da couve kale e como consumir

Já ouvir falar na couve Kale? É uma verdura com folhas verde-escuras como as da couve manteiga, mas suas folhagens são crespas ao invés de lisas. Veja no post de hoje, os benefícios da couve Kale e como consumir.

 

A couve kale é rica em vitaminas A, C, E, K, ferro, cálcio e antioxidantes indispensáveis para o organismo. Fonte de fibras insolúveis, mantém o bom funcionamento intestinal e promove saciedade.

A couve kale se destaca também pelo seu teor em glicosinolatos, um composto bioativo, antioxidante, associado à prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas.

Além de nutritiva, é versátil na cozinha, podendo ser preparada crua em saladas, refogada, em caldos e até compor outros pratos como omeletes e tortas, ou consumida assada na forma dos famosos chips.

 

Os benefícios da couve Kale e como consumir

A couve Kale contém as mesmas propriedades nutricionais que a tradicional couve-manteiga, que possuem benefícios para:

 

  1. Previne o desenvolvimento de células cancerígenas

Os glicosinolatos têm ação antioxidante, e atuam na prevenção do câncer pela sua atuação no processo de eliminação de metabólitos carcinogênicos, antes que possam danificar o DNA.

 

  1. Previne osteoporose

As couves são ótimas fontes de cálcio. Apenas 100g de couve, já refogada, ajuda a fornecer 13% das necessidades diárias. A couve refogada fornece 177mg/100g de cálcio, e a crua 131mg/100g, enquanto o leite de vaca, para comparar, 123mg/100mL. O cálcio é essencial para prevenir da osteoporose e garantir a saúde óssea de maneira geral.

 

  1. Fortalece a imunidade

Devido à grande quantidade de vitaminas A, C e antioxidantes. Junto às fibras, fortalecem o sistema imune através da produção de células de defesa, e do combate aos radicais livres. Dessa forma, o organismo fica mais resistente às infecções e ao combate às células cancerosas, prevenindo tumores.

A própria microbiota intestinal, mencionada no tópico acima, é parte ativa e integrante do sistema imune, por isso há tantos estudos atuais sobre a sua importância e papel no organismo.

 

  1. Garante a saúde cardiovascular

A couve é rica em vitamina K, que atua na coagulação sanguínea, na fixação do cálcio e na saúde cardiovascular.

 

  1. Melhora a aparência da pele

Além dos glicosinolatos, a couve é rica em carotenóides, que são antioxidantes pró-vitamina A, e vitaminas C e E que também têm função antioxidante. Sua função é proteger as células contra a ação dos radicais livres que se formam com a exposição à poluição, tabagismo, etc., o que melhora, inclusive, a aparência da pele.

 

  1. Regula o intestino

Como o organismo humano não tem a capacidade de digerir as fibras, elas passam intactas pelo tubo digestivo, o que auxilia o trânsito intestinal. No entanto, é preciso beber, pelos menos, 2 litros de água, ou terá o efeito contrário e as fibras acabarão prendendo o intestino.

 

  1. Previne anemia

A couve, refogada ou crua, fornece uma boa quantidade de ferro (~0,5mg/100g), o que equivale entre 3 e 6% das necessidades diárias para homens e mulheres adultos, respectivamente. Uma ótima opção principalmente entre aqueles que não consomem produtos de origem animal, a maior fonte deste mineral. O ferro tem como principal função a formação de glóbulos vermelhos do sangue.

Existem várias formas interessantes e diferenciadas de como consumir couve kale.

Além de saudáveis, as couves são sustentáveis, pois pode-se aproveitar toda a folha, inclusive o talo. Por isso, também são versáteis e deixam qualquer prato bonito e harmônico.

Embora a alta gastronomia utilize um tipo de kale de acordo com determinado prato, para as preparações caseiras não existe regra e podem ser feitas com qualquer umas delas. Algumas sugestões de como consumir couve kale.que separamos para você são:

 

  • Salada de Kale crua: picar as folhas em fatias e servir com o molho de sua preferência. Uma dica é fazer um molho à base de azeite, alho picado e amassado, sal e limão, e salpicar nozes e queijo parmesão por cima.

 

  • Chips de Kale: pincelar azeite, sal e pimenta do reino sobre as folhas e assar por 10 a 15 minutos a 200ºC, sempre verificando para não queimar e virando as folhas na metade do tempo.

 

  • Couve refogada: essa hortaliça sempre vai muito bem com alho refogado no azeite e sal.

 

  • Suco verde: muito consumido atualmente, é possível sempre inovar neste suco e combinar diferentes frutas, como laranja, limão, abacaxi e água de coco.

 

  • Para adicionar a couve a omeletes e tortas, basta apenas refogá-la antes e adicionar à receita tradicional, podendo ainda combinar com diferentes queijos em ambas as preparações.

 

Origem e tipos mais comuns

Agora que você já conhece os benefícios da couve Kale e como consumir, veja mais sobre sua origem e os tipos mais comuns.

Couve é o nome genérico das diversas variedades da espécie Brassica oleracea L., da família das Brassicaceae (antiga Cruciferae), a mesma da mostarda e dos repolhos.

Há mais de 2.500 anos, essa espécie era uma planta selvagem conhecida por crescer ao longo da costa da Grã-Bretanha, França e países do Mediterrâneo. Sua forma selvagem existe até hoje e é conhecida como mostarda selvagem.

As hortaliças brássicas são chamadas também de vegetais crucíferos ou vegetais florais, graças ao seu aspecto que se assemelha a um buquê de flores. As mais comuns e presentes na dieta dos brasileiros são:

  • Acelga
  • Agrião
  • Brócolis
  • Couve
  • Couve-de-Bruxelas
  • Couve-flor
  • Nabo
  • Rabanete
  • Repolho
  • Rúcula

 

E a couve Kale, ou couve-de-folhas, deriva da couve propriamente dita, da qual originaram-se várias outras espécies de Kale.

Os países da Europa, Estados Unidos e Canadá são os maiores consumidores de Kales, já que lá existem várias outras espécies derivadas.

Já no Brasil, os tipos de Kale mais comuns e utilizados na culinária são:

  • Couve Kale Arizona: as folhas se assemelham a uma alface crespa verde-escura. Possui sabor mais leve que a couve manteiga e é mais utilizada na preparação dos chips de couve.

 

  • Couve Kale Floribela: também conhecida como Couve Toscana, Cavolo Nero ou couve dinossauro, suas folhas são verde-escuro azulado, alongadas e enrugadas, lembrando a pele de um dinossauro. É extremamente saborosa, muito usada em saladas e ensopados.

 

  • Couve Kale California: originária da Rússia, as folhas dessa variedade de Kale são verde escuras com nervuras roxas, de corte serrilhado e crocantes, ideais para servir cruas. O sabor levemente picante e adocicado, torna o prato muito saboroso e visualmente harmônico graças as cores das suas folhas, e por isso é muito utilizada pela alta gastronomia.

 

Por serem plantas muito resistentes ao frio, as safras de Kale variam conforme a região do Brasil: na região Sul entre fevereiro e novembro, no Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, entre março e setembro, e nas demais regiões, que são mais quentes, a safra é apenas entre abril e junho.

 

Produtos Boomi:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho