fbpx Skip to content

O que são alimentos zero?

O que são alimentos zero

É zero! Quem ai já se animou ao ver um produto com o dizer “ZERO” no rótulo? Mas o que realmente são alimentos zero?

Por definição, todo nutriente que apresentar na porção (determinada pelo fabricante e informada em cima da tabela nutricional) menos de 0,5g, pode ser considerado zero.

Por exemplo, se em 10g de bolacha recheada apresentar 0,49g de gordura trans o valor pode ser determinado como 0g na tabela nutricional. Mas se você consumir 100g do produto estará ingerindo 4,9g de gordura trans.

Lembre-se que a porção é determinada pelo fabricante, podendo ele manipular esta informação como conveniente for.

Esse cenário se extende para proteínas, carboidratos, sódio…

Dito isto, adicionamos que qualquer produto que conter até no máximo 0,5g de açúcar por porção pode alegar ser classificado como “zero açúcar”, independente de sua composição, e do efeito que esse alimento impacta na sua insulina.

Mais um exemplo: chocolates , doces sem açúcar, sucos artificiais em pó, gelatina diet, podem até não utilizar açúcar em sua composição, mas muitos contém maltodextrina ou amido na lista de ingredientes, e sim, são classificados como “zero açúcar”, mesmo sabendo que esses carboidratos são polímero de glicose, rapidamente absorvidos e elevando a glicemia e insulina tão rápidos como açúcar.

Além do amido e da maltodextrina, o MALTITOL, também deve entrar no radar, principalmente dos diabéticos, pois apesar de ser considerado adoçante, ele eleva a glicemia quase 75% do que elevaria o açúcar, por uma vantagem de apenas 25% de calorias a menos.

Mais um alerta! Lembre-se que alguns produtos podem realmente ser zero açúcar, e realmente não ter impacto na sua insulina, mas não são zero calorias! E podem estar cheios de outras substancias como gorduras trans, adoçantes artificias, corantes e afins.

Agora que você já sabe o que são alimentos zero, use essas informações para refletir ao fazer suas escolhas.

  • Leia a lista de ingredientes;
  • Conheça o que esta comendo;
  • Saiba em quais MOMENTOS E CONTEXTOS estamos.

Esses fatores são com certeza, mais importantes do que números e valor calórico,

Não esqueça de contar sempre com o acompanhamento do seu nutricionista para realizar adaptações em sua alimentação com segurança.

———————————————————————–

Texto escrito por: Thais D’Angelo Ottoni – CRN 29819

Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em 2009, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pelo Centro Valéria Paschoal de Educação, pós-graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pelo Centro Valéria Paschoal de Educação. Diplomada em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no âmbito Internacional pela CESMA – Escuela de Negócios de Madri. Cursos na área de Alimentos Funcionais, Neurobiologia da Ingestão de Alimentos, Gastronomia e Personal Diet. Experiência em atendimento clínico desde 2010.

São Paulo – SP

Tel: 2618–3064 – Mooca

Tel: 94777-0016 – Bela Vista

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Thais Ottoni.

1
Loading...

Ver carrinho