Se você já ouviu falar sobre mindfulness – também conhecido como atenção plena -, pode estar curioso para saber como praticá-lo. Descubra o que é mindfulness e como praticar com exercícios simples que trazem inúmeros benefícios.
O que é mindfulness?
Mindfulness é um tipo de meditação em que você se concentra em estar intensamente ciente do que está sentindo e sentindo no momento, sem interpretação ou julgamento.
Praticar a atenção plena envolve métodos de respiração, imagens guiadas e outras práticas para relaxar o corpo e a mente e ajudar a reduzir o estresse.
Gastar muito tempo planejando, resolvendo problemas, sonhando acordado ou tendo pensamentos negativos ou aleatórios pode ser desgastante. Isso também pode aumentar a probabilidade de você sentir estresse, ansiedade e sintomas de depressão.
Praticar exercícios de mindfulness pode ajudá-lo a desviar sua atenção desse tipo de pensamento e se envolver com o mundo ao seu redor.
Como praticar mindfulness
Antes de tudo, não há necessidade de sair e comprar uma almofada ou banco especial ou contorcer seu corpo em posições difíceis.
Tudo que você precisa é dedicar um pouco de tempo e espaço para a prática acessando suas habilidades de atenção plena todos os dias. Exercícios simples como eu vou te mostrar, podem ser praticados em qualquer lugar e a qualquer hora.
O primeiro passo é introduzir uma rotina diária. Como qualquer exercício, a atenção plena se beneficia da prática regular.
Escolha um horário ininterrupto do dia que você possa reservar para praticar a plena consciência e mantenha esse horário em sua programação.
Uma parte importante do mindfulness é reconectar-se com nossos corpos e as sensações que eles experimentam. Isso significa acordar para as imagens, sons, cheiros e sabores do momento presente.
Lembrar-se de observar seus pensamentos, sentimentos, sensações corporais e o mundo ao seu redor é o primeiro passo para a atenção plena.
Tudo isso pode parecer muito pequeno a princípio, mas tem um grande poder de interromper o modo ‘’piloto automático’’ que costumamos ficar no dia a dia.
Mesmo enquanto vivemos nossas vidas diárias, podemos notar as sensações das coisas, os alimentos que comemos, o ar passando pelo corpo enquanto caminhamos…
Veja alguns exemplos de exercícios:
- Prestar atenção: É difícil desacelerar e perceber as coisas em um mundo agitado. Tente experimentar o ambiente com todos os seus sentidos – tato, audição, visão, olfato e paladar. Por exemplo, quando você comer sua comida favorita, reserve um tempo para cheirar, saborear e realmente apreciá-la.
- Viver o momento: Tente intencionalmente trazer uma atenção aberta, receptiva e criteriosa para tudo o que você faz. Encontre alegria em prazeres simples.
- Aceite-se: Trate-se como trataria um bom amigo.
- Concentre-se em sua respiração: Quando você tiver pensamentos negativos, tente sentar-se, respire fundo e feche os olhos. Concentre-se na respiração à medida que ela entra e sai do corpo. Sentar e respirar por apenas alguns minutos pode ajudar.
Você também pode tentar exercícios mais estruturados, como:
- Varredura corporal: durante o exercício de varredura corporal, tente focar internamente em seu corpo e na maneira como ele se sente. Sua tarefa é desenvolver uma consciência das sensações em seu corpo. Respire profundamente e permaneça ciente de suas sensações corporais sem tentar mudá-las.
- Respiração atenta: sente-se confortavelmente com as costas retas, os pés apoiados no chão e as mãos no colo. Inspire profundamente por três segundos e expire lentamente por três segundos. Respirando pelo nariz, concentre-se na respiração entrando e saindo do corpo. Se sensações físicas ou pensamentos interrompem sua meditação, observe a experiência e, em seguida, volte o foco para a respiração.
- Meditação consciente: este é um tipo particular de meditação onde você aprende como praticar a atenção plena. Durante este tipo de meditação, você ficará sentado por 10-30 minutos e praticará a concentração apenas na respiração. Isso é muito semelhante aos dois exercícios anteriores, exceto que seu corpo não está se movendo e o tempo é mais longo.
Alimentação consciente
É fácil reduzir o ato de comer a uma sensação de morder, mastigar e engolir.
Quem não comeu um prato de comida sem perceber o que está fazendo?
No entanto, comer é uma das experiências mais prazerosas que temos como seres humanos, e fazê-lo conscientemente pode transformar a alimentação em uma experiência muito mais rica, satisfazendo não apenas a necessidade de nutrição, mas também os sentidos e necessidades mais sutis.
Nós temos aqui no blog um texto sobre Mindful eating, que fala sobre a importância da alimentação consciente. E já que estamos falando sobre o assunto, recomendo demais que leia esse texto também!
Conclusão
Na correria diária, é fácil deixar de notar o mundo ao nosso redor. Também é fácil perder o contato com a maneira como nossos corpos estão se sentindo e acabar vivendo ‘’em nossas cabeças’’, preso em nossos pensamentos sem parar para perceber como esses pensamentos estão conduzindo nossos emoções e comportamento.
Mindfulness é prestar atenção à vida diária e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. Trata-se de abaixar o volume em nossa mente voltando ao corpo.
E o passo mais importante antes de embarcar nesta jornada é se comprometer com ela. Então agora que você já sabe o que é mindfulness e como praticar, considere incorporar a prática em sua rotina.
Procure praticar a atenção plena todos os dias. Pense nisso como um compromisso de se reconectar e cuidar de você mesmo.
Quando praticamos a atenção plena, estamos praticando a arte de criar espaço para nós mesmos – espaço para pensar, espaço para respirar, espaço entre nós e nossas reações.
Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.