Você já se perguntou o que acontece quando nos exercitamos? O corpo passa por uma série de transformações incríveis durante a prática de atividades físicas. Desde o momento em que começamos a nos mover até depois do treino, nosso organismo responde de maneira inteligente para garantir energia, equilíbrio térmico e recuperação muscular.
- Fase 1 – Aquecimento: O coração vai acelerando gradualmente e gera mais calor para o corpo. Aos poucos, a circulação se torna mais forte e a pele fica levemente avermelhada. O cérebro percebe o aumento da temperatura e aciona as glândulas de suor para resfriar o corpo.
- Fase 2 – Estabilização: As reservas de energia muscular são consumidas rapidamente pelo corpo em movimento. Logo em seguida, o corpo passa a utilizar as reservas de gordura como energia para manter o ritmo. As fibras musculares das regiões trabalhadas sofrem microlesões e são estimuladas a se reparar.
- Fase 3 – Resfriamento: Para trazer a temperatura corporal de volta aos níveis normais, seu corpo libera mais suor. Podemos nos manter acelerados e queimando gorduras por até 30 minutos depois do exercício. Como uma recompensa, seu cérebro libera no corpo uma boa dose de endorfina, o famoso hormônio da felicidade.
5 alimentos que fornecem mais energia e disposição
Sabe aqueles dias em que você precisa de uma ajuda para se sentir mais disposto? Os alimentos podem te ajudar!
A forma como você se alimenta influencia diretamente no seu corpo e na sua disposição.
Existem alimentos que dão energia para estudar, trabalhar e realizar outras atividades da rotina. Eles são ricos em nutrientes essenciais para saúde, força e ânimo. Veja algumas opções:
- Banana
- Aveia
- Ovos
- Batata doce
- Nuts
A inclusão desses alimentos na alimentação diária pode ser uma estratégia eficiente para melhorar os níveis de energia e disposição, tornando as atividades do dia a dia mais produtivas e equilibradas.
Agora que você sabe o que acontece quando nos exercitamos, fica ainda mais fácil entender a importância de incluir a atividade física na rotina. Aliada a uma boa alimentação com comida de verdade – frutas, legumes, cereais integrais, verduras, tubérculos – suplementação individualizada, uma boa noite de sono e controle do estresse, não tem como não dar certo. Faça desse hábito um compromisso e aproveite todos os benefícios!
————————————————–
Texto escrito por: Ana Paula Lambert – CRN
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, com Especialização em Nutrição Esportiva pela UNIP.
Idealizadora do Nutrindo Conexões.
São Paulo – SP
(11) 99831-6762
Confira outros conteúdos da Ana Paula Lambert.