fbpx Skip to content

O impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente

O impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente

Veja o impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente e como você pode substitui-los por produtos naturais.

Pense na quantidade de produtos de limpeza que você usa semanalmente. Só em sua casa, é provável que mais da metade desses produtos contenham pelo menos de dois a três ingredientes tóxicos. Agora pense nas bilhões de pessoas em todo o mundo que usam produtos de limpeza diariamente.

A triste verdade é que é impossível contar o número de produtos químicos tóxicos que poluem o meio ambiente e prejudicam nosso ecossistema.

Mas se todos nós estamos cientes da importância de manter nossas casas limpas e higiênicas, porque não estamos a par do impacto desses produtos no meio ambiente?

 

Impactos ambientais

Você já parou para pensar para onde vai a água que usamos dentro de casa? Em geral, ela – já carregada com substâncias químicas, dejetos humanos e partículas sólidas – é levada por uma tubulação até uma estação de tratamento para que, após o devido tratamento, seja devolvida aos mananciais.

No entanto, muitas cidades brasileiras não fazem o tratamento adequado do esgoto e este acaba sendo despejado em rios, córregos, lagos e mares. Um grande problema de saúde pública, já que a água contaminada provoca inúmeras doenças aos seres humanos e também prejudica o ecossistema.

Sabão em pó, sabonete, detergente, amaciante, pasta de dente, shampoo, desinfetante, amoníaco e limpa-vidro são alguns exemplos de produtos que podem causar sérios impactos ambientais em grande escala. Derivados de petróleo e cloro se destacam como os principais vilões contidos nos produtos de limpeza.

 

Os três principais produtos químicos a evitar

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, os produtos químicos mais perigosos são fósforo, nitrogênio e amônia – conhecidos como compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os VOCs são encontrados na maioria dos produtos de limpeza e são os piores criminosos quando se trata de contaminar o meio ambiente.

 

  • Poluição da água: Quando os VOCs vão pelo ralo, eles entram nos oceanos, rios e lagos. Embora a maioria dos poluentes seja removida por processos de tratamento de resíduos, esses três produtos químicos não são. Os fosfatos nos detergentes desencadeiam um crescimento generalizado de algas que afeta a quantidade de oxigênio na água e é tóxico para a vida selvagem.

 

  • Animais selvagens: Uma quantidade extrema de VOCs na água pode causar vegetação excessiva que bloqueia os cursos de água e leva a uma superlotação da vida marinha. Essas plantas crescem e morrem em um ritmo rápido, o que tem um efeito cascata negativo sobre o resto do ecossistema aquático.

 

  • Contaminação do Ar: Quando você limpa e abre as janelas para ventilar, os produtos químicos tóxicos estão sendo liberados no meio ambiente. Na verdade, esses produtos químicos estão criando tanta poluição que novas restrições foram implementadas em relação à quantidade de VOCs permitidos em produtos de limpeza.

 

Soluções para diminuir o impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente

Na próxima vez que for comprar produtos de limpeza, considere a funcionalidade do produto, o custo e o impacto ambiental, e não esqueça de olhar o rótulo para ter certeza de que é seguro usar.

Mas se para você essa parte pode ser um pouco confusa e complicada, saiba que aqui na Boomi nós temos uma equipe de especialistas que confere cada rótulo cuidadosamente.

Tudo o que é vendido aqui na Boomi passa pela nossa curadoria. Os produtos de limpeza comercializados em nosso site possuem eficácia comprovada e não agridem o meio ambiente.

Nós banimos mais de 50 ingredientes comumente utilizados em produtos de limpeza pensando na sua saúde e na saúde do planeta.

E levando em consideração o impacto dos produtos de limpeza tradicionais no meio ambiente, aqui na Boomi você encontra os produtos biodegradáveis da Bioz Green que fabrica produtos de limpeza feitos de plantas.

O propósito da marca vai além de limpar, é também cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente. Ao utilizar insumos vegetais na formulação, deixamos de poluir o meio ambiente contribuindo por um futuro melhor.

 

Menos é mais

Outra dica é utilizar um limpador multiuso, assim você diminui a quantidade de lixo gerada pelas embalagens, além da economia de dinheiro.

Lembre-se, quando se trata de produtos de limpeza, menos é mais.

Os produtos Multiuso da Bioz Green são versáteis para limpar a casa inteira. Não se preocupe em comprar diversos itens, pois esse multiuso é seu facilitador. Ele limpa quaisquer superfícies laváveis como vidros, paredes, portas, espelhos, pisos (porcelanatos, pedras, azulejos, laminados, etc), móveis…

E você sabia que embalagem de plástico opaco colorido são mais difíceis de serem recicladas?

Para reciclar embalagens plásticas, é preciso juntar várias toneladas de plásticos parecidos, feitos do mesmo tipo de plástico e, de preferência, da mesma cor. Mas como as embalagens de produtos de limpeza costumam ter cores diferentes, isso se torna mais difícil de efetivamente acontecer.

Portanto, o ideal é que as embalagens sejam de plástico transparente ou opaco branco, como as da Bioz Green, pois são os mais encontrados e que geram um plástico reciclado desejado por outras empresas.

O impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente O impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente

 

Alternativas naturais

Caso prefira, você também pode fazer os seus próprios produtos de limpeza naturais em casa.

Existem muitas receitas de produtos de limpeza que são baratas e versáteis na internet. Os ingredientes são naturais e não causam danos ao meio ambiente, inclusive não causam poluição do ar interno.

Para limpar sua casa, você irá precisar basicamente de 2 coisas: vinagre de álcool e bicarbonato de sódio.

Para finalizar, você também pode:

  • Usar vassouras e aspiradores, para diminuir o uso de produtos;
  • Ler os rótulos dos produtos e excluir aqueles que possuem cloro, solventes e formaldeído em sua composição;
  • Não utilizar toalhas descartáveis;
  • Não comprar produtos clandestinos;
  • Não descartar pedaços de sabonete ou sabão;
  • Conversar com amigos e família sobre a importância da consciência ambiental.

 

Conclusão

Agora que você está ciente do impacto negativo dos produtos de limpeza no meio ambiente, pode ver que as alternativas ecológicas e naturais são mais seguras para manter sua casa totalmente limpa, e sua família, animais de estimação e o meio ambiente agradecem.

Ao optar por essas alternativas, você também se sentirá livre de culpa sabendo que as escolhas que você faz não estão afetando os animais, o planeta ou a sua saúde. Lembre-se que pensar no futuro, é agir agora.

Conte com a Boomi para uma vida mais sustentável.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho