O café ajuda a emagrecer? Saiba a verdade nesse post da nutri Julia Sousa.
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e uma importante fonte de cafeína, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão máxima de 400mg (miligramas) de cafeína por dia, sendo recomendado no máximo 3 xícaras de café (225ml) por dia.
Mas afinal, o café ajuda a emagrecer? Estudos recentes avaliaram os efeitos do consumo de cafeína na perda de peso e obtiveram resultados positivos. A substância demonstrou-se uma estratégia eficaz para redução do peso. Assim como a ingestão de alimentos funcionais como o chá verde que além de conter cafeína, possui catequina, um fitonutriente com alto poder antioxidante.
A cafeína é rapidamente e eficientemente absorvida quando administrada via oral. Essa substância pode alcançar concentração máxima na corrente sanguínea entre 15 e 20 minutos após sua ingestão. Os efeitos da cafeína sobre o comportamento humano causam aumento da capacidade de alerta e redução da fadiga, com isso melhora o desempenho nas atividades que requerem maior vigilância.
É importante ficar atento em relação a quantidade, pois quando consumida em doses elevadas pode ter efeito contrário e afetar negativamente o controle motor, acelerar os batimentos cardíacos e prejudicar a qualidade do sono. Pode ainda causar irritabilidade em indivíduos com quadro de ansiedade e elevação dos níveis de cortisol. Por isso seu consumo deve ser com moderação.
Não esqueça de contar sempre com o acompanhamento do seu nutricionista para realizar adaptações em sua alimentação com segurança.
————————————————–
Texto escrito por: Julia Sousa – CRN 58500
Nutricionista esportiva funcional.
Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva pela VP Consultoria Nutricional.
Especialização em terapia com injetáveis, saúde da mulher e suplementação esportiva.
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]