fbpx Skip to content

O bebê está pronto para introdução alimentar?

O bebê está pronto para introdução alimentar

Seu bebê está pronto para a introdução alimentar? Essa é uma dúvida que muitas mamães e papais tem nessa fase! 

A orientação atual é que bebês em aleitamento materno ou com fórmula infantil, iniciem a alimentação complementar com 6 meses de vida. Mas você já pensou no porquê desta recomendação?

Meu bebê está pronto para introdução alimentar?

Todos os bebês são diferentes e podem se desenvolver em diferentes etapas, no entanto antes dos 6 meses a maioria dos bebês não estão preparados fisiologicamente.

Para receber outros alimentos que não são leite, o bebê já deve ter desenvolvido o sistema gastrointestinal, que geralmente ainda estão imaturos antes dos 6 meses. Além disso o bebê pode não ter desenvolvido a capacidade de controlar a cabeça e pescoço, sustentação do tronco, e o controle de movimentos da língua.

Por isso, tenha paciência pois esperar o momento certo para introduzir os alimentos complementares é fundamental para o início de uma relação gostosa e prazerosa com a alimentação.

 

4 sinais de que seu bebê já está preparado para introdução alimentar:

“Será que o meu bebê está pronto para a introdução alimentar?” 

Alguns sinais de prontidão, que são observados geralmente a partir dos 6 meses, podem indicar que o bebê está pronto para iniciar a descoberta de sabores e texturas. Como:

  1. Apresenta controle da cervical;
  2. Senta com mínimo de apoio;
  3. Leva objetos à boca;
  4. Não empurra mais a comida com a lígua (protrusão lingual). 

 

Dúvidas sobre como iniciar a alimentação complementar? Conte com orientação especializada, para que esse momento seja ainda mais gostoso e saudável!⠀

————————————————–

Texto escrito por: Carol Albuquerque – CRN 50858

Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto – Portugal.

Curso Desenvolvendo cidades saudáveis para reverter a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – Columbia University – New York. Formação em Intuitive Eating Pro Skills Training Teleseminar com Evelyn Tribole. Mindfulness-based intuitive eating pelo Programa Eat for life com Lynn Rossy vice-presidente do Centro de Mindful Eating – Califórnia.

Rua José Antonio Coelho, 801
Térreo – Sala 2 – Vila Mariana
São Paulo – SP
11 97498-6907
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Carol Albuquerque.


1

Ver carrinho