Já imaginou como seria o Brasil se todas as empresas destinassem um percentual das vendas para causas sociais? Quando idealizei a Boomi, quis iniciar com uma política clara de combate à fome: defini que 1% de todas as nossas vendas são revertidas em alimentos e doadas para pessoas carentes.
A cada venda, todos os nossos clientes estão contribuindo com essa corrente. Em 2 meses que a Boomi existe, já doamos 64 kg de alimentos. Parece pouco, né? Mas são cerca de 250 refeições para pessoas que têm fome e pressa.
Todas as doações são destinadas ao Amigos do Bem, uma ONG que conheço o trabalho de perto e sei da responsabilidade e seriedade. Inclusive, eles receberam o prêmio de Melhor ONG em 2020 por causa do trabalho de combate à fome no meio da pandemia. Por isso, se você puder, também ajude!
A pandemia e as diferenças sociais
Durante o ano de 2020, as diferenças sociais ficaram ainda mais gritantes. Como em qualquer crise, os mais necessitados são os que mais sofrem e, nesse ano, o cenário foi ainda mais devastador: as famílias pobres não tinham o que comer.
No início da pandemia, a sociedade se mobilizou e várias campanhas de doações foram realizadas para amparar os mais necessitados. Foi a sociedade civil que fez a maior corrente de solidariedade. Os governantes atrasaram em perceber a gravidade da situação e assistir as pessoas. Que bom que o povo brasileiro é solidário e acolhedor!
Escolha empresas com políticas claras
O que a pandemia nos traz de lição? Que ao se mobilizar de forma estruturada, a sociedade civil pode provocar efeitos muito maiores que o governo. A organização e demanda da sociedade servem de exemplo para o governo e empresas na construção de suas políticas.
Por isso, escolham empresas que possuem política de combate à fome, redução de desigualdade e amparo às minorias. Não vale ações pontuais que são realizadas apenas para marketing ou para o relatório anual de acionistas. Precisa ser uma política clara. Escolha empresas que possuem compromissos socioambientais claros.
2020 nos ensinou várias coisas: movimentos de igualdade racial, igualdade de gênero, solidariedade, perseverança… vamos levar esses ensinamentos e buscar um mundo mais justo. Cada um de nós somos protagonistas da mudança. É isso que eu acredito. É isso que a Boomi acredita.
E vamos implementar outras políticas de redução de desigualdade, mas já estamos muito felizes com nossa primeira (de muitas) contribuição. Obrigado, de coração, a todas as pessoas que confiaram no nosso propósito e fazem parte do Ecossistema Boomi.
Para as empresas: embora destinar um % das vendas seja um custo, atrairia mais clientes que estão alinhados com o propósito. O retorno, certamente, seria maior. Vamos mudar nossas cabeças e buscar um mundo melhor 😉
Rafael Mendonça – Fundador da Boomi.