fbpx Skip to content

Motivos pelos quais não é saudável se pesar todos os dias

é saudável se pesar todos os dias

A busca pelo peso ideal pode levar a um ciclo vicioso de se pesar constantemente na balança, alimentando uma ansiedade que desencadeia emoções capazes de prejudicar o verdadeiro objetivo de uma vida mais saudável. Por outro lado, o monitoramento do peso é importante para evitar o ganho de peso. Daí surge o questionamento: é saudável se pesar todos os dias? Existe uma frequência ideal?

É natural que o peso varie ao longo do dia e da semana, devido a alimentos que causam retenção hídrica, ganho de massa muscular, período pré-menstrual, entre outros. 

Se pesar todos os dias e não ver o resultado esperado, pode causar um impacto psicológico negativo em algumas pessoas, afetando o comportamento alimentar e a adesão a uma dieta equilbrada.

Uma forma mais saudável de monitorar o peso seria, por exemplo, aferi-lo semanalmente, em dias e horários específicos, na mesma balança e com o mínimo de roupas. 

Outros métodos para avaliar a própria evolução incluem o caimento das roupas, medidas com fita métrica e fotos, no caso de quem busca o ganho de massa muscular.

No entanto, é importante frisar que é mais efetivo focar em boas escolhas alimentares e em ter uma vida ativa, do que em números na balança.

 

Motivos pelos quais não é saudável se pesar todos os dias

A balança pode ser uma ferramenta útil para muitas pessoas que estão comprometidas com a manutenção de um peso saudável. No entanto, o peso corporal é apenas um aspecto de um quadro mais amplo quando se trata de saúde.

Manter um peso saudável vai além dos números na balança. Afinal, o que vai determinar o sucesso na perda de peso é o comportamento, como a escolha de alimentos mais saudáveis, a prática regular de atividades físicas, o investimento em um sono de qualidade e no manejo do estresse.

Por isso, os motivos pelos quais não é saudável se pesar todos os dias incluem:

 

  1. O peso flutua naturalmente

Entender que o peso corporal flutua diariamente é o primeiro passo para liberar-se da armadilha da balança diária. Variações de até 2 quilos são normais, influenciadas por fatores como retenção de líquidos, ciclo menstrual, estresse e até mesmo a escolha de alimentos menos saudáveis. Essas flutuações não refletem necessariamente ganho de gordura, mas podem levar a interpretações equivocadas se não forem compreendidas corretamente, fazendo com que muitas pessoas desistam do tratamento.

 

  1. O peso na balança não reflete o ganho de massa muscular

Os músculos, mais densos que a gordura, podem se desenvolver mesmo quando o peso permanece estável. Inclusive, o peso pode até estar maior, devido ao ganho de massa muscular e, ainda assim, haver perda de gordura. Por isso, focar exclusivamente no número da balança pode levar a interpretações errôneas sobre o progresso real. Uma abordagem mais sensata envolve outros tipos de avaliação, como a fita métrica ou mesmo o caimento das roupas, mas, principalmente, a avaliação da composição corporal realizada por um nutricionista.

 

  1. Pode desencadear sentimentos negativos

Se pesar todo dia pode desencadear ansiedade, sentimentos de culpa e desmotivação, quando não se vê o peso esperado. O processo de emagrecimento é multifacetado, envolvendo motivação, persistência e a criação de novos hábitos. O peso constante na balança pode gerar frustração, levando a padrões alimentares prejudiciais. Uma abordagem mais saudável demanda um olhar amplo para os hábitos diários, ao invés de se concentrar exclusivamente no peso momentâneo.

 

  1. Pode levar à desistência do objetivo

Para quem busca um emagrecimento duradouro, usar a balança todo dia pode se tornar um fator desmotivador. Verificar o peso diariamente pode criar expectativas irreais e resultar em desistência da dieta, dos exercícios físicos. A percepção de estagnação na balança pode não refletir os verdadeiros avanços na composição corporal e na saúde de forma geral.

 

Como monitorar o peso de forma saudável

Para monitorar o peso corporal de uma forma mais saudável, na balança, siga essas dicas:

 

  • Se pese 1 vez por semana apenas

Estabeleça um dia fixo após a segunda-feira, sempre pela manhã, ao acordar, em jejum.

 

  • Escolha um dia depois da segunda-feira

Evite a segunda-feira devido às variações causadas por escolhas alimentares menos saudáveis durante o fim de semana.

 

  • Se possível, se pese ao acordar, em jejum

Logo ao acordar, antes de tomar o café da manhã, é um bom horário para se pesar. Após as refeições, dependendo da escolha do alimento, o corpo pode reter mais água, refletindo no peso corporal total.

 

  • Use sempre a mesma balança

A fim de evitar vieses, use sempre a mesma balança.

 

  • Pese-se com o mínimo de roupas

Para resultados mais fidedignos, evite acessórios e calçados ao se pesar.

 

Vale ressaltar também que a avaliação da evolução corporal não deve se restringir ao peso. Medidas utilizando fita métrica, observação do ajuste das roupas e comparação de fotos ao longo do tempo, podem fornecer parâmetros visuais mais representativos do progresso, considerando também as mudanças na composição corporal.

 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre os motivos pelos quais não é saudável se pesar todos os dias?

A balança, quando utilizada com moderação, pode ser uma aliada no processo de monitoramento. No entanto, não se pode concentrar toda a atenção nos números, mas sim direcionar o foco para hábitos de estilo de vida sustentáveis, que promovam um peso saudável a longo prazo de forma natural. É assim que se faz as pazes com a balança de vez.

Emagrecer é um processo contínuo que vai além de números na balança. Compreender que o peso flutua naturalmente, que a massa magra pode compensar o ganho de gordura e que o impacto psicológico é relevante, são passos fundamentais para alcançar os objetivos com o peso corporal de forma saudável. 

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho