fbpx Skip to content

Lectina: uma ameaça ao seu intestino

Lectina: uma ameaça ao seu intestino

Muito se fala dos problemas do glúten na alimentação, mas você sabia que a lectina, também encontrada no trigo, pode ser igualmente prejudicial ao nosso organismo? Ela pode inclusive ser a causa do seu desconforto gastrointestinal, além de agravar a permeabilidade intestinal!

A lectina, considerada um antinutriente, dificulta a absorção de outros elementos essenciais para o organismo e irrita as paredes do intestino, o que aumenta a sua permeabilidade, provocando o “leaky gut” do qual temos falado em posts recentes. Além disso, essa substância pode provocar excesso de gases, dores na região do abdômen e a sensação de “estufamento”.

Além do trigo, a lectina é encontrada em alimentos como o querido feijão, ervilha, lentilha, milho e amendoim, e fica especialmente concentrada na parte que reveste esses grãos, cereais e sementes. Mas calma: não é preciso retirar esses alimentos do seu cardápio (e muito menos perder o seu aporte nutricional)!

Na maioria das vezes, a lectina se encontra na casca dos alimentos e é solúvel em água, portanto para diminuir a sua quantidade é importante deixar os ingredientes de molho em água por cerca de 12 horas. Além de ajudar na higienização, essa é uma prática eficaz para diminuir os efeitos das lectinas em seu intestino.

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Lais Murta.

1
Loading...

Ver carrinho