fbpx Skip to content

Interpretar os rótulos de alimentos, você sabe?

Interpretar os rótulos de alimentos

Você sabe interpretar os rótulos dos alimentos? Confira aqui um guia prático de como interpretar as informações!

Os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo, principalmente para evitar os falsos alimentos saudáveis!

 

Entendendo o rótulo:

De acordo com a Anvisa, a rotulagem nutricional é a descrição que informa os consumidores sobre a composição dos alimentos, como:

  • Data de validade;
  • Quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras;
  • Valor energético (calorias);
  • Fibras e concentrações de sódio.

Na hora de ler um rótulo é importante observar qual os ingredientes em maior quantidade (primeiros da lista) por exemplo se você vai comprar um chocolate e o primeiro ingrediente do rótulo é açúcar e não é cacau quer dizer que esse produto tem mais açúcar do que chocolate.

Não podemos esquecer dos açúcares escondidos! O açúcar nos rótulos pode ter vários nomes diferentes como dextrose, frutose, glicose, maltose, glucose, sacarose, xarope de milho, xarope de glicose.

 

Qual é a quantidade?

Na lista de ingredientes, o consumidor descobre a ordem de forma decrescente dos componentes do alimento.

Os ingredientes em primeiro na lista estão em maior quantidade nos produtos e os últimos em menor quantidade.

A sigla %VD é o valor diário. Essa porcentagem representa quanto aquele alimento tem de calorias ou nutrientes em relação a uma dieta média de 2000 calorias.

Quanto mais nomes estranhos, mais aditivos químicos e menos “comida de verdade”.

Existem diversos aditivos que como adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, sorbitol, sacarina, acesulfame, polidextrose), conservantes, acidulantes, corantes que é sempre bom evitar. O melhor é o produto mais natural, com uma lista curta de ingredientes e com a menor quantidade de aditivos químicos na composição!

 

Atenção na pegadinha!

O valor mostrado de algum componente não se refere a embalagem inteira, mas sim uma porção.

Por exemplo, um biscoito recheado a porção é de 3 unidades com 63 mg de sódio, caso você consuma o pacote todo é o triplo de sódio que vai consumir!

Um número elevado de ingredientes (5 ou mais) e nomes estranhos geralmente caracterizam alimentos ultraprocessados.

Você costuma ler os rótulos? Agora que você sabe o como interpretar os rótulos dos alimentos, não deixe de colocar esse hábito em prática!

———————————————————————-

Texto escrito por: Vivian Ragasso – CRN 27202

Formada em Nutrição pela Universidade São Camilo em 2008, pós graduada em nutrição esportiva pela UNIFESP, pós graduada em nutrição clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), mestranda em medicina do esporte pelo UNIFESP, nutricionista do centro olímpico de treinamento e pesquisa (COTP), nutricionista clínica do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte

São Paulo – SP

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Vivian Ragasso

1
Loading...