Você sabe interpretar os rótulos dos alimentos? Confira aqui um guia prático de como interpretar as informações!
Os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo, principalmente para evitar os falsos alimentos saudáveis!
Entendendo o rótulo:
De acordo com a Anvisa, a rotulagem nutricional é a descrição que informa os consumidores sobre a composição dos alimentos, como:
- Data de validade;
- Quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras;
- Valor energético (calorias);
- Fibras e concentrações de sódio.
Na hora de ler um rótulo é importante observar qual os ingredientes em maior quantidade (primeiros da lista) por exemplo se você vai comprar um chocolate e o primeiro ingrediente do rótulo é açúcar e não é cacau quer dizer que esse produto tem mais açúcar do que chocolate.
Não podemos esquecer dos açúcares escondidos! O açúcar nos rótulos pode ter vários nomes diferentes como dextrose, frutose, glicose, maltose, glucose, sacarose, xarope de milho, xarope de glicose.
Qual é a quantidade?
Na lista de ingredientes, o consumidor descobre a ordem de forma decrescente dos componentes do alimento.
Os ingredientes em primeiro na lista estão em maior quantidade nos produtos e os últimos em menor quantidade.
A sigla %VD é o valor diário. Essa porcentagem representa quanto aquele alimento tem de calorias ou nutrientes em relação a uma dieta média de 2000 calorias.
Quanto mais nomes estranhos, mais aditivos químicos e menos “comida de verdade”.
Existem diversos aditivos que como adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, sorbitol, sacarina, acesulfame, polidextrose), conservantes, acidulantes, corantes que é sempre bom evitar. O melhor é o produto mais natural, com uma lista curta de ingredientes e com a menor quantidade de aditivos químicos na composição!
Atenção na pegadinha!
O valor mostrado de algum componente não se refere a embalagem inteira, mas sim uma porção.
Por exemplo, um biscoito recheado a porção é de 3 unidades com 63 mg de sódio, caso você consuma o pacote todo é o triplo de sódio que vai consumir!
Um número elevado de ingredientes (5 ou mais) e nomes estranhos geralmente caracterizam alimentos ultraprocessados.
Você costuma ler os rótulos? Agora que você sabe o como interpretar os rótulos dos alimentos, não deixe de colocar esse hábito em prática!
———————————————————————-
Texto escrito por: Vivian Ragasso – CRN 27202
Formada em Nutrição pela Universidade São Camilo em 2008, pós graduada em nutrição esportiva pela UNIFESP, pós graduada em nutrição clínica pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), mestranda em medicina do esporte pelo UNIFESP, nutricionista do centro olímpico de treinamento e pesquisa (COTP), nutricionista clínica do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte
São Paulo – SP