Hambúrguer vegetal é mais saudável? No XIX Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, o prof. Frank Hu, da Universidade Harvard🇺🇸, questionou se o consumo de “carnes” à base de vegetais seria mais saudável do que carnes animais.
Essas criações têm por objetivo auxiliar pessoas que estão em transição ou que já têm um padrão alimentar vegetariano/vegano, ou mesmo para quem consome carnes e quer um hábito alimentar mais saudável. Sabe-se que o consumo excessivo e regular de carne vermelha está relacionado com maiores riscos de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Ao mesmo tempo, estudos epidemiológicos de longo prazo mostraram que a substituição da carne vermelha por NUTS, grãos de leguminosas (por ex., lentilhas, ervilhas, soja, feijão), cereais integrais, verduras, legumes, frutas etc., está associada a menores riscos dessas doenças crônicas e mortalidade total.
Mas será que essas carnes vegetais são mesmo saudáveis?
Muitas das opções disponíveis no mercado são ultraprocessadas, o que resulta em perda de nutrientes e fitoquímicos, além de possuírem uma quantidade elevada de sal (sódio), gorduras saturadas e gorduras trans, um grande risco para todas essas doenças crônicas. Outro ponto importante é que, mesmo optando pelo hambúrguer vegetal, se os acompanhamentos forem batata frita, refrigerante e molhos ultraprocessados, a refeição pode se tornar extremamente calórica e prejudicial à saúde. Portanto, o hambúrguer vegetal é saudável apenas quando inserido em uma alimentação equilibrada e consciente.
A dieta plant based e sua relação com o consumo de hambúrguer vegetal
A alimentação baseada em plantas não é uma nova dieta, mas sim uma forma de se alimentar, baseada mais no consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, para melhorar a nossa saúde e a de nosso planeta. Apesar de não ser sinônimo de vegetarianismo, ambos os estilos alimentares compartilham a premissa de consumir mais alimentos in natura e menos ultraprocessados, além de uma preocupação com a origem das matérias-primas. A preferência é por produtos orgânicos, com origem e fabricação certificadas com selos como Certified Plant Based, Cruelty Free, Certificação Orgânica, entre outros.
O foco é a saúde: a alimentação baseada em plantas pode reduzir em até 78% o risco de diabetes tipo 2, em até 53% o risco de Alzheimer e em até 32% o risco cardíaco, além de contribuir para a redução do risco de câncer, melhorar o funcionamento intestinal e do sistema imunológico e aumentar a sensação de saciedade. Assim, essa forma de alimentação melhora diversos fatores de risco para várias doenças importantes.
Além dos benefícios para a saúde, a dieta plant based contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental. Comparada à alimentação baseada em produtos de origem animal, ela pode reduzir em até 250 vezes as emissões de gases do efeito estufa e diminuir em 60% o consumo de água. Portanto, o hambúrguer vegetal pode ser uma alternativa mais sustentável, desde que escolhido de forma consciente, priorizando opções menos processadas e com ingredientes naturais.
Uma mudança fundamental no sistema alimentar requer políticas públicas e ações para criar uma cultura na qual escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis sejam acessíveis, prazerosas e viáveis financeiramente. A tecnologia certamente desempenhará um papel fundamental, mas é essencial estarmos atentos a essas inovações para garantir benefícios tanto para a saúde das pessoas quanto para o planeta.
————————————————–
Texto escrito por: Evie Mandelbaum – CRN 6037
Nutricionista formada pela USP, com Especialização em Cardiologia pelo InCor, Gerontóloga pela SBGG, com Especialização em saúde da mulher no Climatério pela USP.
Ministra Cursos de Extensão Universitária para Nutricionistas e outros profissionais da saúde há mais de 20 anos. Faz mentorias e já treinou mais de 10 mil Nutricionistas nesses anos, além de palestrante.
2 livros publicados na área e é Head do Núcleo de Ensino da Confraria, maior grupo de Networking feminino qualificado da ZN de SP.
Rua Dr. Cesar, 1161, conjunto 1208
Santana, São Paulo – SP
11 91212-6195
https://eviemandelbaum.com.br/ | [email protected]
Confira outros conteúdos da Evie Mandelbaum.