fbpx Skip to content

Guia do Chá: Tipos de chás e seus benefícios

tipos de chás e seus benefícios

Se você já é consumidor assíduo do chá ou quer começar agora, veja este guia que preparamos para você e conheça os principais tipos de chás e seus benefícios. 

Considerado por milhares de anos como a chave para uma boa saúde, o chá tem ganhado cada vez mais adeptos devido aos inúmeros benefícios que ele proporciona para a nossa saúde. E tem sido usado ​​como remédio natural para uma variedade de doenças.

Seja no café da manhã, depois do almoço ou na hora de dormir, não existe hora certa para tomar uma boa xicara de chá e usufruir dos seus benefícios e sabor.

 

Tipos de chás e seus benefícios

Aqui no Brasil, qualquer bebida feita por meio do processo de infusão de folhas, frutas, cascas, raízes ou flores é chamado de chá.

Mas o “verdadeiro” chá é uma bebida produzida a partir das folhas da Camellia Sinensis, conhecida também como chá-da-índia. Dessa planta são obtidas todas as variedades, que se agrupam em 6 famílias:

1. Chá verde

2. Chá branco

3. Chá amarelo

4. Chá oolong

5. Chá preto

6. Chá fermentado ou dark tea

 

O que difere um do outro é a forma de colheita e preparo, resultando em sabores diferentes e propriedades parecidas, com intensidades diferenciadas.

Dessa forma, o chá é uma infusão, mas nem todas as infusões são chá. A infusão de plantas como hortelã ou camomila, são chamados de tisanas ou infusões de ervas em geral. O verdadeiro chá vem unicamente da infusão da planta Camellia Sinensis.

A variedade mais conhecida e consumida da Camellia Sinensis, é o chá verde. No entanto, todos eles possuem propriedades inerentes à planta e, portanto, com benefícios potenciais para a saúde.

Então agora que você já sabe quais são os tipos de chás, conheça seus principais benefícios:

  • Saúde cardiovascular: as propriedades antioxidantes dos flavonóides do chá podem desempenhar um papel na redução do risco de doenças cardiovasculares, reduzindo os casos de ataques cardíacos e derrames, e podem impactar beneficamente a função dos vasos sanguíneos, um importante indicador da saúde cardiovascular.

 

  • Redução do risco de câncer: os flavonóides do chá podem diminuir o risco de certos tipos de câncer ao inibir as mudanças oxidativas no DNA dos radicais livres e alguns carcinógenos. O chá também pode promover a morte celular programada e inibir a taxa de divisão celular, diminuindo assim o crescimento de células anormais.

 

  • Sistema imunológico: pesquisas recentes indicam que o chá beneficia o sistema imunológico, fortalecendo as defesas e combatendo doenças. Seus compostos têm efeitos para amenizar os sintomas da rinite e outras alergias respiratórias.

 

  • Perda de peso: vários estudos sugerem que beber chá sem calorias pode ajudar no controle de peso. As pesquisas sugerem que os flavonóides do chá ajudam a elevar a taxa metabólica, aumentar a oxidação de gordura e melhorar a atividade da insulina. As catequinas do chá também podem fornecer mudanças modestas no metabolismo que podem melhorar a perda de peso e a manutenção.

 

  • Redução do estresse: O chá é uma fonte natural de polifenóis, que são uma classe de antioxidantes que ajudam seu corpo a manter a homeostase. Esses polifenóis também ajudam a diminuir a quantidade de cortisol no corpo após um evento estressante. A pesquisa sugere que, com polifenóis suficientes circulando em seu corpo, os efeitos negativos do cortisol excessivo podem ser neutralizados.

 

14 infusões e seus benefícios

Alecrim: O chá de alecrim é anti-inflamatório, analgésico e diurético, dessa forma, é capaz de auxiliar na redução do inchaço, vermelhidão, sensação de calor e dor. Ele ajuda a acalmar e a melhorar a qualidade de vida enquanto sua ação facilitadora da eliminação de líquidos é capaz de reduzir o inchaço e o peso corporal.

 

Barbatimão: O chá de barbatimão possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial os taninos condensados, os quais atuam sobre a pele e mucosas. Planta medicinal antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante, o barbatimão promove benefícios significativos em lesões dos tecidos. Combate bactérias, elimina a dor local, previne novas infecções e combate infecções já estabelecidas. Complementando essas ações, é auxiliar na formação de colágeno e proteínas na pele, o que favorece a formação de tecido cicatricial.

 

Boldo: O chá de boldo possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial a boldina, responsável pelos efeitos terapêuticos da espécie. Planta medicinal digestiva, antiespasmódica e hepatoprotetora, o boldo atua estimulando a secreção biliar, salivar e do suco gástrico, contribuindo para a digestão efetiva e para a redução dos principais sintomas da indigestão. Promove além disso a proteção hepática e a redução das cólicas gastrointestinais.

 

Camomila: O chá de camomila é mais comumente conhecido por seus efeitos calmantes e é frequentemente usado como um auxílio para dormir. Planta medicinal ansiolítica e antiespasmódica, a camomila atua promovendo benefícios significativos sobre o nervosismo, ansiedade e insônia, estimulando a sedação sem ocasionar o relaxamento muscular, o que não afeta as funções físicas. Complementando essas ações, também atua minimizando as contrações do estômago e intestino, contribuindo na redução das cólicas e na eliminação de gases.

 

Canela: O chá de canela possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial sobre a diabetes. Planta medicinal hipoglicemiante e estimulante, a canela quando bebida na forma de chá é capaz de minimizar os níveis de açúcar no sangue, favorecendo o seu uso para a produção energética e reduzindo o uso para formação de gordura. Promove em conjunto com o aumento do gasto calórico a redução do peso corporal, combatendo a diabetes e prevenindo doenças secundárias.

 

Capim cidreira: O chá de capim cidreira possui substâncias que atuam promovendo efeito sedativo e redutor da dor. Planta medicinal calmante, analgésica e antiespasmódica, o capim cidreira traz benefícios significativos sobre o nervosismo e estados de intranquilidade, estimulando a sedação. Além dessas ações, atua minimizando as contrações musculares, o que contribui para redução das cólicas gastrointestinais e para o relaxamento dos músculos.

 

Erva doce: A erva doce é uma Planta medicinal antiespasmódica, carminativa e estimulante geral que atua promovendo benefícios significativos em condições de inchaço e cólicas gastrointestinais, com o benefício de melhorar a digestão, efeitos que ocorrem através do favorecimento da secreção salivar e gástrica.

 

Espinheira santa: O chá de espinheira santa possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial os taninos, os quais atuam estimulando a cicatrização das úlceras e controlando a produção de ácido estomacal. A espinheira santa contribui na proteção estomacal contra microorganismos e lesões, o que é essencial para a eliminação da dor presente nessa região.

 

Gengibre: O chá de gengibre atua nos sistemas digestivos, nervoso central e cardiovascular.  Por ser uma planta medicinal anti-inflamatória e digestiva, o gengibre é capaz de reduzir a inflamação e o desconforto gastrointestinal, ou seja, promove uma melhor qualidade de vida aos indivíduos acometidos por essas problemáticas.

 

Hibisco: O chá de hibisco é feito das flores coloridas da planta do hibisco. Apresenta uma cor rosa avermelhada e um sabor refrescante e ácido. Possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo, em especial as problemáticas oriundas do excesso de peso, como o inchaço elevado, a inflamação permanente e a pressão alta. Planta medicinal hipotensora, diurética, laxante e digestiva, o hibisco atua promovendo a eliminação dos líquidos, além de ter um leve feito vasodilatador, os quais contribuem com a redução da pressão arterial e do peso corporal.

 

Hortelã: O chá de hortelã atua em especial sobre o sistema digestivo, reduzindo as cólicas e facilitando a digestão. Planta medicinal antiespasmódica, analgésica e digestiva, a hortelã contribui na eliminação dos gases, além de estimular a secreção estomacal e a contratilidade intestinal, atividades pelas quais se obtém a redução das dores e dos sintomas da má digestão.

 

Macela: A macela é uma Planta medicinal antiespasmódica e anti-inflamatória, que atua reduzindo os principais sintomas associados aos problemas digestivos, como flatulências, má digestão, diarreias, cólicas abdominais e azia. Promove além dessas atividades a redução da inflamação, o que garante a minimização da dor presente nessas condições.

 

Melissa: O chá de melissa possui substâncias que promovem diferentes ações sobre o organismo humano, em especial o ácido rosmarínico, o qual atua promovendo ação sedativa. Planta medicinal tranquilizante, a melissa quando bebida na forma de chá atua reduzindo a ansiedade e o estresse, além de auxiliar na indução do sono.

 

Quebra-pedra: O chá de quebra-pedra contribui em especial para o sistema urinário, onde atua promovendo o relaxamento muscular, o que facilita a eliminação dos cálculos renais e a inibição da formação de cristais de oxalato de cálcio. Planta medicinal anti-inflamatória e antiespasmódica, o quebra-pedra combate distúrbios do sistema urinário, como litíase renal, cólicas, cistites, nefrites e pielites. Promove além disso a redução dos níveis de colesterol e a redução do processo inflamatório.

 

Conclusão

Gostou de conhecer os tipos de chás e seus benefícios? Se você pretende cada vez mais usufruir das maravilhas do chá, saiba que aqui na Boomi nós temos uma categoria completa com mais de 100 variedades de chás e infusões para você experimentar.

Aos poucos, as pessoas estão despertando para a necessidade de cuidar da saúde de forma preventiva e mais natural, como nossos avós, garantindo assim uma melhor qualidade de vida.

E eu espero que com esse ”guia do chá” te mostrando quais são os principais tipos de chás e seus benefícios, tenha despertado a sua vontade em acrescentar a bebida na rotina.

Lembrando que muitos chás e infusões são contraindicados para gestantes, lactantes e crianças pequenas. Caso haja consumo, faça somente com supervisão médica.

Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.


1
Loading...

Ver carrinho