Você sabe quais sãos os efeitos dos polifenóis do cacau na microbiota?
O cacau é uma excelente fonte de polifenóis – compostos que exercem atividades antioxidantes e anti-inflamatórias, responsáveis pelos efeitos promotores da saúde.
Ao alcançarem o intestino, os polifenóis do cacau interagem com a microbiota intestinal e podem modular sua composição, exercendo mecanismos prebióticos. Eles aumentam o crescimento de bactérias intestinais benéficas, afetando positivamente a imunidade e reduzindo o risco de várias doenças, incluindo doenças auto-imunes.
O consumo moderado foi associado a uma melhora no perfil lipídico, redução da pressão arterial, resistência à insulina, composição corporal e desempenho cognitivo.
Está bem estabelecido na literatura que o padrão alimentar influencia a população de bactérias da sua microbiota intestinal e com isso toda a saúde do corpo. Para estes resultados, recomenda-se o consumo de 5-10g de cacau nibs ou cacau em pó não alcalinho ou 15-40g de chocolate amargo (com teor de cacau acima de 75%), diariamente.
Para saber a quantidade ideal para você, consulte um nutricionista e observe no seu corpo os efeitos do polifenóis do cacau na microbiota.
————————————————–
Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040
Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]