fbpx Skip to content

É melhor tomar whey antes ou depois do treino?

tomar whey antes ou depois do treino e receitas práticas com whey protein

Quer saber se é melhor tomar whey antes ou depois do treino, além de receitas práticas com whey protein para o dia a dia? Então está no post certo!

 

Afinal, é melhor tomar whey antes ou depois do treino? Essa dúvida é muito comum entre quem pratica atividades físicas e quer melhorar a composição corporal.

A verdade é que não existe uma regra fixa para o consumo do whey protein, já que, como as carnes, aves, ovos e peixes, ele é apenas mais uma fonte de proteína de alto valor biológico. O mais importante é garantir uma dieta equilibrada, com macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) ajustados de acordo com o objetivo, e micronutrientes, que ajudam o organismo a funcionar de maneira adequada, atingindo o resultado desejado.

 

É melhor tomar whey antes ou depois do treino?

Para responder a dúvida se é melhor tomar whey antes ou depois do treino, é preciso frisar que ele é um suplemento prático, mas não essencial.

O whey protein é uma fonte prática e de rápida absorção de proteínas, mas vale reforçar que ele não é um alimento indispensável para o ganho de massa muscular ou emagrecimento. Ele pode ser uma ferramenta útil para enriquecer as refeições com proteína quando necessário — seja por praticidade ou até pelo sabor. No entanto, é possível atingir os mesmos resultados sem ele, desde que a alimentação esteja bem estruturada.

Por exemplo, uma pessoa que treina pela manhã pode comer pão com ovo antes do treino, almoçar depois e consumir o whey mais tarde, no lanche da tarde. Ele pode ser misturado ao iogurte, usado em uma receita de bolo, panqueca ou até mesmo diluído em água ou leite. Isso demonstra que a distribuição da proteína ao longo do dia é mais importante do que o momento exato de tomar o suplemento.

 

Janela anabólica: mito ou verdade?

Muita gente acredita que é melhor tomar whey logo após treino, devido à famosa “janela anabólica”, que é a ideia de que existe um curto período pós-treino, como 4 horas, por exemplo, no qual o corpo estaria mais receptivo à absorção de proteínas e nutrientes. No entanto, estudos mostram que essa janela é bem mais ampla do que se imaginava: ela dura, em média, de 24 a 48 horas após o treino, o que corresponde ao tempo de recuperação muscular, variando conforme o tipo e a intensidade do exercício.

Isso significa que não há necessidade de se apressar para tomar o whey logo após o treino. Se a pessoa já se alimentou bem ao longo do dia, a proteína continuará sendo utilizada para reparar e construir músculos durante todo o período de recuperação.

 

Flexibilidade e equilíbrio

Então, é melhor tomar whey antes ou depois do treino? A resposta é: tanto faz. O mais importante é manter uma dieta equilibrada, com boas fontes de proteína distribuídas ao longo do dia, carboidratos para garantir energia e gorduras saudáveis para o funcionamento do corpo. Os micronutrientes, por sua vez, garantem que todas essas reações ocorram da forma certa.

O whey protein continua sendo uma alternativa prática e saborosa para complementar a ingestão de proteínas quando necessário, mas sem a obrigatoriedade de ser consumido imediatamente antes ou depois do treino. O foco deve estar na consistência da alimentação e no equilíbrio nutricional, e não no momento exato de tomar o suplemento.

Agora que você já sabe que não existe uma regra fixa, pode incluir o whey protein no seu dia da forma que for mais prática e saborosa para você — seja em um shake pós-treino, em uma panqueca no café da manhã ou até mesmo como um toque extra de proteína no lanche da tarde. Afinal, o que conta mesmo é o equilíbrio ao longo do dia!

 

Receitas práticas com whey protein

Agora que você já sabe que o whey pode ser consumido em qualquer horário do dia, que tal testar algumas receitas práticas com whey protein?

 

Cappuccino de whey gelado

Essa receita de cappuccino de whey gelado é super prática, deliciosa e refrescante. Perfeita para variar a alimentação, garantindo mais adesão à dieta.

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.

 

Waffle proteico

Essa receita de waffle com whey protein é uma excelente opção para um café da manhã diferente, para saborear no final de semana ou naqueles dias que quer sair da rotina.

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes em um bowl com o auxílio de um fouet, deixando o fermento por último.
  2. Pré-aqueça a máquina de waffle por 5 minutos e unte com manteiga ou óleo de sua preferência e despeje a massa. Ou despeje em uma frigideira antiaderente, para o formato de panqueca.
  3. Deixa assar por aproximadamente 7 minutos ou até dourar.
  4. Agora é servir como desejar, com pasta de castanhas, mel e frutas de sua preferência para decorar.

 

Gostou dessas receitas práticas com whey protein? Confira o post “Receitas com whey protein: 10 opções práticas e saborosas” para mais sugestões e acesse o banco de receitas da Boomi que conta com mais de 800 opções de receitas práticas e saudáveis para o dia a dia.

 

Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho