fbpx Skip to content

Doenças autoimunes e o papel da nutrição

doenças autoimunes e nutrição

Será que a nutrição impacta na evolução das doenças autoimunes? No post de hoje falaremos sobre as doenças autoimunes e o impacto que a terapia nutricional tem na melhora do quadro dos pacientes. Afinal, a abordagem multidisciplinar faz toda diferença!

Em doenças autoimunes (como tireoidite de hashimoto, lúpus, esclerose múltipla, artrite reumatóide, síndrome de sjogren, diabetes tipo 1, entre outras), o sistema de defesa é alterado e a resposta é dirigida contra as próprias células do corpo.

Não se sabe ao certo o que as desencadeiam, mas especula-se que as causas sejam multifatoriais, incluindo fatores genéticos, fatores imunológicos, fatores hormonais e fatores ambientais, por exemplo: estresse, alergias alimentares, entre outros.

As doenças autoimunes afetam cerca de 15 a 20% da população mundial. E quando não diagnosticadas e tratadas, estão associadas a um prognóstico ruim para o paciente.

Estudos recentes indicam que tanto o tipo quanto os níveis de nutrientes, podem influenciar positivamente na evolução das doenças – o que fornece uma oportunidade única de direcionar os caminhos específicos para fins de tratamento.

Manter uma alimentação equilibrada exerce um papel importante no desenvolvimento e preservação do sistema imune. Ter um estado nutricional adequado permite manter e reparar os sistemas essenciais para a defesa do organismo, o que inclui a manutenção da microbiota intestinal saudável.

A nutrição tem um papel impactante tanto nos fatores que desencadeiam doenças autoimunes, quanto na preservação da doença.

Por isso, lembre-se de sempre manter bons hábitos, e em caso de dúvidas, converse com seu nutricionista a respeito.

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Lais Murta.

1

Ver carrinho