Vira e mexe aparece um alimento do momento e o da vez é o doce de leite. Diversos vídeos começaram a popularizar nas redes sociais com a ideia de que doce de leite é uma boa opção de pré-treino: basta consumir antes do treino e otimizar a performance e a hipertrofia. Mas será que é tão simples assim? Todo mundo se beneficia dessa estratégia?
A resposta para essa pergunta é: depende.
A refeição em si não é lá a opção mais saudável de todas. É rica em açúcares que dão picos de glicemia, aumentando a fome, além de não conter fibras e proteínas que, dentre outros benefícios, garantem saciedade.
No entanto, quando se trata de alimentação, é preciso avaliar o contexto em que os alimentos estão inseridos, levando em conta as demais refeições ao longo do dia e as particularidades de cada um.
Doce de leite é uma boa opção de pré-treino?
Não necessariamente o doce de leite ajudará na melhora da performance ou da hipertrofia.
Se boas fontes de carboidratos complexos – aveia, batatas, milho, arroz, pão integral – forem consumidas nas refeições que antecedem o treino, em quantidade suficiente, os músculos já estarão bem abastecidos para treinar.
Nesse caso, consumir o doce de leite antes do treino não fará diferença alguma na performance ou na hipertrofia (que, diga-se de passagem, dependem de vários outros fatores, como o padrão alimentar, a distribuição de macronutrientes, os níveis hormonais e de treinamento, a genética, etc).
Já se, por algum motivo, não foi possível se alimentar adequadamente nas refeições anteriores ao treino, o doce de leite até pode ser uma opção, mas existem algumas ressalvas:
- Quando o doce de leite é uma boa opção de pré-treino
Geralmente o doce de leite é uma boa opção de pré-treino para atletas profissionais e amadores que precisam repor glicogênio de forma rápida, seja no pré-treino ou no pós-treino quando houver um segundo treino no dia.
Além disso, quando se fala em nutrição esportiva, a utilização do doce de leite vai depender do tipo de treino, do tempo e da intensidade. O doce de leite em bisnaga pode ser uma opção interessante também como intra-treino, no caso de treinos mais longos, como ultramaratonas e ciclismo, que necessitam de reposição no meio da atividade, substituindo géis de carboidratos.
Pessoas com boa sensibilidade à insulina também podem optar pelo pão com doce de leite no pré-treino quando necessário, pois são capazes de regular seus níveis de glicose no sangue de forma mais eficaz. Isso significa que seus corpos podem lidar com a rápida elevação dos níveis de glicose após a ingestão de carboidratos de forma eficiente, sem prejuízos à saúde, transportando a glicose para as células musculares onde ela é necessária para o exercício.
Pessoas que têm baixo percentual de gordura, por não estarem buscando a perda de gordura, também podem se beneficiar de carboidratos mais refinados no pré-treino, se necessário.
- Quando o doce de leite NÃO é uma boa opção
O doce de leite não é uma boa opção para pessoas que têm um médio a baixo nível de treinamento físico, pessoas menos ativas ou sedentárias, porque, nesses casos, não faz sentido uma fonte rápida de energia. Afinal, ao não ser utilizada, poderá se acumular no corpo na forma de gordura.
Pessoas que têm resistência à insulina ou má sensibilidade, não devem optar pelo doce de leite ou qualquer outro tipo de carboidrato simples, porque a glicose não entra nos músculos de forma eficiente, acumulando-se, então, na forma de gordura visceral, o que é perigoso para a saúde.
Além disso, pessoas que estão em um processo de reeducação alimentar, ou mesmo comendo mais saudável, precisam reeducar o paladar para diminuir a vontade de doces, no qual não é interessante guardar alimentos mais refinados na geladeira ou na dispensa, também não é interessante utilizar o doce de leite no pré-treino.
É importante frisar que, independentemente do seu caso, se você gosta muito de doce de leite, é possível inclui-lo no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada, como você pode ver no post “Como incluir carboidratos refinados na alimentação de forma saudável”. No entanto, é importante que isso seja alinhado de forma individual com a ajuda de um nutricionista.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre se o doce de leite é uma boa opção de pré-treino?
A simples inclusão do doce de leite na dieta, não garante, por si só, mais performance ou ganho de massa muscular, já que isso depende de vários outros fatores e não de apenas 1 alimento.
Como vimos, nenhuma refeição pode ser avaliada de forma isolada e na nutrição tudo sempre vai depender de um contexto. Por isso, caso acredite que essa ou qualquer outra estratégia possa te ajudar, procure um nutricionista de sua confiança.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.