fbpx Skip to content

Diferenças entre café orgânico e café sustentável

Diferenças entre café orgânico e café sustentável

Você sabe quais são as diferenças entre café orgânico e café sustentável?

O café é uma bebida apreciada por pessoas de todo o mundo, mas nem todos são produzidos da mesma forma. Além do método convencional, hoje em dia existe também a produção de café orgânico e de café sustentável.

Enquanto a produção de café orgânico se concentra principalmente na ausência de pesticidas e fertilizantes sintéticos, a produção do café sustentável abrange uma ampla gama de práticas que visam a sustentabilidade ambiental, social e econômica ao longo de toda a cadeia de produção.

 

Diferenças entre café orgânico e café sustentável

O café convencional é cultivado utilizando métodos de agricultura industrial, que priorizam altos rendimentos e baixos custos em detrimento da sustentabilidade ambiental e social. Estes métodos envolvem normalmente a utilização de fertilizantes e pesticidas sintéticos para aumentar o rendimento das culturas, o que pode ter efeitos nocivos tanto no ambiente como na saúde dos agricultores e das comunidades. O café convencional é frequentemente cultivado em monocultura, o que significa que grandes áreas de terra são dedicadas exclusivamente à produção de café, podendo levar à perda de biodiversidade e à degradação do solo.

Já o café orgânico e o café sustentável são produzidos de forma diferente do convencional, além de apresentarem algumas diferenças entre si.

As principais características e diferenças entre café orgânico e café sustentável são:

 

  • Café orgânico

O café orgânico é cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, que podem prejudicar tanto o meio ambiente quanto os agricultores que os manuseiam. Ao invés disso, os agricultores utilizam métodos naturais para controlar pragas e melhorar a saúde do solo, tais como compostagem, culturas de cobertura e redução da lavoura. Isso resulta em um solo mais saudável, o que, por sua vez, leva a uma melhor qualidade de café.

A produção de café orgânico pode abranger práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção, como veremos no próximo tópico, mas nem todo café sustentável é necessariamente orgânico, e vice-versa.

 

  • Café sustentável

O café sustentável também pode ser cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, mas o seu foco está em uma ampla gama de práticas que visam a sustentabilidade ambiental, social e econômica ao longo de toda a cadeia de produção do café. Isto pode incluir a utilização de café cultivado à sombra, a agricultura biológica, proteção da água, manutenção da saúde do solo e a promoção do comércio justo e da responsabilidade social.

O café cultivado à sombra envolve o cultivo de pés de café sob a copa das árvores, o que proporciona sombra natural e permite maior biodiversidade no ecossistema circundante. Este método também permite que os agricultores cultivem outras culturas juntamente ao café, o que pode conferir sabores únicos ao café e proporcionar rendimento adicional ao agricultor.

A agricultura sustentável protege os cursos de água, visando o escoamento de pesticidas e outros produtos químicos.

Outras técnicas incluem a compostagem de grãos de café, que permite a sua utilização como um fertilizante natural para o solo, além de culturas de cobertura e lavoura reduzida, que ajudam a aumentar a fertilidade do solo e a reduzir a erosão. Solo saudável leva a pés de café mais saudáveis, resultando em um café de melhor qualidade.

Além disso, muitas iniciativas sustentáveis ​​de produção de café promovem práticas de comércio justo e priorizam o bem-estar dos cafeicultores e das suas comunidades, o que inclui garantir que os agricultores recebam salários justos e que tenham condições de trabalho seguras.

 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre café orgânico e café sustentável?

O café convencional prioriza altos rendimentos e baixos custos em detrimento do meio ambiente e da sustentabilidade social. Já o café orgânico tem como foco o cultivo dos grãos isentos do uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, enquanto  o café sustentável objetiva a promoção da sustentabilidade ambiental e social por meio de práticas como o café cultivado à sombra, proteção da água, manutenção da saúde do solo, comércio justo e responsabilidade social.

Ao escolher o café orgânico e/ou o café sustentável, pode-se desfrutar de uma xícara de café de alta qualidade e, ao mesmo tempo, apoiar uma indústria cafeeira mais justa e sustentável.

 

Café orgânico e sustentável que você encontra na Boomi:

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho