fbpx Skip to content

Dieta hiperproteica pode prejudicar a flora intestinal

Dieta hiperproteica e flora intestinal

Confira nesse post porque seguir uma dieta hiperproteica pode prejudicar a flora intestinal. 

O alto consumo de proteínas é propagado como a solução para emagrecimento, hipertrofia, etc… Mas sem acompanhamento adequado, pode trazer sérias consequências!

Acontece que consumir grandes quantidades de qualquer nutriente por um longo período de tempo pode trazer riscos.

É fato que a proteína é um dos nutrientes mais essenciais para coagulação do sangue, equilíbrio de fluidos, produção de hormônios, enzimas, reparo celular, dentre outras funções.

Mas, uma dieta hiperproteica (com excesso de proteínas de origem animal) afeta o equilíbrio da flora intestinal, prejudicando a regulação do sistema imunológico, metabolismo e absorção de nutrientes.⠀

Esses desequilíbrios podem ser resultado da fermentação dos aminoácidos que geram metabólitos prejudiciais, derivados do consumo excessivo das proteínas de origem animal ou em decorrência de problemas digestivos (ex. acloridria, uso de bloqueadores de bomba de prótons, insuficiência pancreática, etc). Essa gama de metabólitos gerados, foi associado na etiologia do câncer colorretal e também da colite ulcerosa.

Em um estudo que avaliou mais de 67.000 mulheres com dieta hiperproteica, em particular proteína animal, foi associado a um aumento significativo do risco de doença de Crohn (doença inflamatória do trato gastrointestinal).

O importante é sempre manter uma alimentação equilibrada, se atentar aos excessos e procurar um profissional habilitado para realizar qualquer mudança na sua dieta sem causar danos à saúde.

E você, consome a quantidade adequada de nutrientes? Em caso de dúvidas, procure seu nutricionista de confiança!

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Lais Murta.

1

Ver carrinho