fbpx Skip to content

Dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal

Dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal

Está buscando dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal? Então este post é para você.

A ceia de Natal é um momento de celebração em família, e é comum que acabamos exagerando um pouco nas comidas. Mesmo quando optamos por pratos mais saudáveis, como carnes magras e saladas, os alimentos mais refinados e açucarados, como doces, panetones e bebidas alcoólicas, também costumam estar presentes. O resultado? A temida retenção de líquidos, que pode causar inchaço e desconforto.

Para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal, volte para a alimentação saudável normalmente no dia seguinte, priorizando frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais. Beba água, evite o excesso de sal e alimentos ultraprocessados, aposte em chás diuréticos e mantenha sua rotina de exercícios físicos.

 

Dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal

Exagerar na ceia de Natal é algo completamente normal e saudável. Afinal, é uma celebração especial para desfrutar com a família e amigos, com muita comida boa, experimentando um pouco de tudo.

Se você exagerou e está se sentindo “inchado”, não se preocupe! Aqui estão algumas dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal e voltar ao equilíbrio após esta e outras festividades.

 

  1. Aumente o consumo de vegetais e alimentos saudáveis

Em outras palavras, volte para sua alimentação mais saudável normalmente. Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vegetais, é naturalmente mais baixa em sódio e rica em água, potássio e fibras, que ajudam a diminuir a retenção de líquidos e o inchaço abdominal.

Apostar mais em alimentos como frutas, legumes, verduras, ovos, carnes magras, grãos, castanhas e azeite, é uma das mais importantes dicas para aliviar a retenção hídrica após a ceia de Natal.

 

  1. Aumente o consumo de água

Aumentar o consumo de água ajuda a eliminar a retenção hídrica por várias razões. Quando consumimos muitos carboidratos refinados e alimentos ricos em sódio, o corpo tende a reter água para equilibrar o excesso de glicose e sal no organismo. Porém, ao beber bastante água, o corpo entende que não precisa mais “estocar” líquidos e começa a liberar o excesso através da urina, o que ajuda a diminuir o inchaço. Portanto, manter-se hidratado é fundamental para estimular os rins a eliminar o excesso de líquidos acumulados.

A hidratação adequada também é fundamental para a circulação sanguínea saudável. A água ajuda a manter a fluidez do sangue, tornando mais fácil o transporte de nutrientes e a remoção de resíduos metabólicos e toxinas. Isso pode melhorar a circulação nos tecidos e auxiliar na eliminação de líquidos retidos.

É importante ressaltar que o aumento do consumo de água deve ser feito de forma equilibrada e de acordo com as necessidades individuais. A ingestão recomendada de água é em torno de 0,035 a 0,050L / quilo de peso corporal.

 

  1. Evite o excesso de sal de cozinha

Utilize temperos frescos e naturais e reduza o sal adicionado no preparo das refeições. O sódio presente no sal faz com que o corpo retenha água para manter o equilíbrio de fluidos. Quando consumimos muito sal, o corpo retém mais líquidos, causando inchaço. Ao reduzir o consumo de sal, o organismo consegue eliminar o excesso de água, o que alivia o inchaço. Portanto, se você já estava se sentindo inchado da ceia de Natal, evite o excesso de sal de cozinha e alimentos ricos em sódio (sempre confira a tabela nutricional e a lista de ingredientes,  para aliviar a retenção hídrica.

 

  1. Diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados são naturalmente mais ricos em sódio (uma vez que o mineral é utilizado como conservante), levando a maior acúmulo de líquidos no organismo, principalmente quando a ingesta de água está baixa.

Geralmente, alimentos ultraprocessados também contêm outros aditivos químicos, como corantes e aromatizantes, os quais podem contribuir para o aumento da retenção. Além disso, esses alimentos são frequentemente associados a uma série de condições de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas intestinais, as quais podem afetar negativamente o equilíbrio hídrico do corpo e contribuir para a retenção de líquidos. Ao optar por alimentos mais saudáveis, se promove uma melhor saúde geral, o que pode ter um impacto positivo na redução da retenção hídrica.

 

  1. Aposte em chás diuréticos

Os chás podem ajudar a aumentar a ingestão de água, além de serem fonte de antioxidantes, com efeito anti-inflamatório no organismo. Além disso, alguns chás podem ter um efeito vasodilatador, auxiliando na redução da pressão arterial e assim ajudando a eliminar líquidos e desinchar.

Alguns chás que ajudam a desinchar incluem:

 

  1. Mantenha a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos ajuda a eliminar a retenção hídrica de diversas maneiras. O exercício estimula a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema linfático, favorecendo a eliminação de líquidos retidos nos tecidos. Além disso, a transpiração durante o exercício auxilia na liberação de líquidos através da pele, ao mobilizar os fluidos corporais, evitando a estagnação.

Lembre-se que o nosso corpo não sabe quando é final de ano ou final de semana, então mantenha a prática de exercícios físicos normalmente. Se estiver viajando, faça uma caminhada e hidrate-se bem.

 

Livia Freitas (CRN/SP 3 82983) e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho