fbpx Skip to content

Dia mundial do meio ambiente – Restauração do Ecossistema

Dia mundial do meio ambiente

Hoje, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data foi criada para incentivar e aumentar a conscientização sobre os problemas que o meio ambiente enfrenta, como poluição do ar, poluição de plásticos, comércio ilegal de animais selvagens, consumo sustentável, aumento do nível do mar e segurança alimentar, entre outros.

 

Celebração do dia mundial do meio ambiente

De acordo com as Nações Unidas, “A celebração deste dia nos oferece a oportunidade de ampliar as bases para uma opinião esclarecida e uma conduta responsável de indivíduos, empresas e comunidades na preservação e melhoria do meio ambiente.”

A data foi estabelecida em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Conferência de Estocolmo. Mas a primeira celebração do feriado ocorreu dois anos depois, sob o tema “Só Uma Terra”.

Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado por um país diferente, onde as comemorações oficiais acontecem. O anfitrião de 2021 é o Paquistão.

Neste ano, milhões de pessoas em todo o mundo estarão celebrando a data digitalmente devido a pandemia. Inscreva-se no site oficial para se manter informado sobre as ações e fazer parte da #GeraçãoRestauração.

 

Restauração do Ecossistema

O tema de 2021 é “Restauração do Ecossistema” e marcará o lançamento da Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, uma missão global para reviver bilhões de hectares, de florestas a fazendas, do topo das montanhas ao fundo do mar.

Por muito tempo, temos explorado e destruído os ecossistemas do nosso planeta. De acordo com as Nações Unidas, a cada três segundos, o mundo perde floresta suficiente para cobrir um campo de futebol e, no último século, destruímos metade de nossas áreas úmidas. Tanto quanto 50% de nossos recifes de coral já foram perdidos e até 90% dos recifes de coral podem ser perdidos até 2050, mesmo se o aquecimento global for limitado a um aumento de 1,5 ° C.

 

Reimagine. Recrie. Restaure.

Restauração de ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. Ecossistemas mais saudáveis, com biodiversidade mais rica, trazem maiores benefícios, como solos mais férteis, maior produção de madeira e peixes e maiores estoques de gases de efeito estufa.

Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode gerar US$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos. A restauração também pode remover de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera. Os benefícios econômicos de tais intervenções excedem nove vezes o custo do investimento, enquanto a inação é pelo menos três vezes mais cara do que a restauração do ecossistema.

Todos os tipos de ecossistemas podem ser restaurados, incluindo florestas, fazendas, cidades, pântanos e oceanos.

Somente com ecossistemas saudáveis ​​podemos melhorar a subsistência das pessoas, neutralizar as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.

Esta é a geração que pode fazer as pazes com a natureza. Este é o nosso momento.

Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas.

Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza. Junte-se a #GeraçãoRestauração.

 

Isabella Coelho – Comunicação da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho