fbpx Skip to content

Desequilíbrio da microbiota intestinal e Lúpus

microbiota intestinal

Veja nesse post a relação entre o desequilíbrio da microbiota intestinal e a doença de Lúpus.

Você já ouviu falar de lúpus? O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, um distúrbio crônico que aumenta a produção de anticorpos sem motivo aparente, e estes passam a atacar o próprio organismo.

A condição é muito associada às manchas avermelhadas na pele, mas também pode provocar lesões e inflamações nos rins, pulmões, articulações, e eventualmente cérebro e coração.

A Lúpus Foundation of America estima que, pelo menos, cinco milhões de pessoas em todo o mundo tenham uma forma de lúpus. E 90% dos portadores são mulheres. A maioria desenvolve a doença entre 15 e 44 anos.

O desequilíbrio da microbiota intestinal tem sido reconhecido como um importante fator de risco para doenças autoimunes como o Lúpus. 

Um estudo transversal recente observou que uma microbiota desequilibrada em indivíduos com lúpus, apresentando uma relação de Firmicutes: Bacteroidetes alta, indício de disbiose intestinal, alteração já documentada em outras doenças autoimunes.

Uma microbiota intestinal saudável dispara diferentes sinais que conduzem a maturação adequada do sistema imunológico e previne a colonização de patógenos. E o seu bom funcionamento é altamente influenciado pela dieta.

Portanto, lembre-se que refeições saudáveis, priorizando alimentos naturais, mantém a barreira intestinal saudável e previne o desenvolvimento de doenças crônicas e autoimunes.

Mantê-la equilibrada também auxilia no tratamento e controle de condições autoimunes já existentes, incluindo a doença autoimune lúpus. Em caso de dúvidas, entre em contato com um nutricionista. Estou a disposição!

————————————————–

Texto escrito por: Laís Murta – CRN 29040

Nutricionista Integrativa e Ortomolecular. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/EPM, em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional, Formação em Self – Coach pelo IBC, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular e membra do Instituto de Medicina Funcional (IFM).

Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
11 3078-3882 | 11 99680-8089
[email protected]

Logo do Instagram PNG [Fundo Transparente]

Confira outros conteúdos da Lais Murta.

1

Ver carrinho